Animação na nova Filme Cultura

Está no ar a versão digital e nas livrarias a edição impressa do número 60 da revista Filme Cultura, com o tema de capa “Aonde vamos com tanta animação?” Ela pode ser acessada e baixada em PDF através do site da revista.

Um panorama do estado geral do cinema de animação no Brasil é o que oferece o dossiê preparado por estudiosos do gênero, jornalistas, críticos e também animadores. A edição contou com a consultoria amigável e informal de diretores do Anima Mundi – Festival Internacional de Animação do Brasil e da Associação Brasileira de Cinema de Animação.

Os artigos cobrem uma vasta gama de aspectos da imagem animada, dos longas de cinema às séries de TV e aos games. Discorrem sobre técnicas, som, conjuntura de produção, documentários animados e o status da animação brasileira no recuo histórico e nas manifestações regionais. O animador Roberto Miller (1923-2013) tem seu perfil traçado pelo filho, Roberto Maia. O ilustrador e animador Alê Abreu assina um ensaio gráfico a partir de sua obra premiada. Seu colega José Araripe Jr. preparou um flipbook especial para esta edição, que só poderá ser desfrutado “em movimento” na edição impressa.

O sucesso de 21 anos do Anima Mundi, a organização dos profissionais, o aquecimento sem precedentes do mercado, a recente premiação máxima do longa Uma história de amor e fúria no Festival de Annecy – tudo converge para um momento especial na animação brasileira. Esta edição da Filme Cultura quer não apenas celebrar uma metamorfose em andamento – de patinho feio a cisne do audiovisual brasileiro, na feliz imagem cunhada por Daniel Caetano no título do seu artigo –, mas também o desejo de investigar os desafios e as limitações que ainda tolhem uma explosão mais potente da nossa animação.

A revista traz também seções tradicionais, com textos sobre o filme Sagrado segredo, de André Luiz de Oliveira, entrevistas com Lúcia Murat e Adirley Queirós, resenhas de livros e curtas.

No site da Filme Cultura o internauta pode encontrar, além da edição completa para leitura e download, os locais de aquisição da revista impressa e materiais exclusivos online.

www.filmecultura.org.br

Mais informações:

CTAv/SAV/MinC – Centro Técnico Audiovisual

Avenida Brasil, 2482 | Benfica | Rio de Janeiro | RJ | Brasil

cep 20930.040

tel (21) 3501 7800

filmecultura@filmecultura.org.br

www.facebook.com/filme.cultura

www.twitter.com/filmecultura

Deixe sua Opinião

  • Please leave these two fields as-is:
  • Para proceder você precisa resolver essa simples conta, para nos ajudar na prevenção de SPAM.