Antônio Leão, Alice Gonzaga e “É um Caso de Polícia” entre os destaques da Cineop 2017

por Myrna Silveira Brandão

A CineOP, Mostra de Cinema de Ouro Preto, realizou sua 12ª edição de 22 a 26 de junho na cidade de Ouro Preto. Dedicada ao Cinema Patrimônio, a edição deste ano prestou uma merecida homenagem ao   pesquisador, colecionador e enciclopedista cinematográfico Antônio Leão,  lhe outorgando o Troféu Vila Rica, principal tributo da Mostra.

Foi destacada a importância e abrangência do trabalho de  Leão, que sem contar com recursos públicos, é autor e editor de obras fundamentais na história do nosso cinema  como: “Astros e estrelas do Cinema Brasileiro” (1998), “Dicionário de Filmes Brasileiros – longa metragem” (2002), “Dicionário de Filmes Brasileiros – curta e média metragem” (2006) e, o mais recente, Super-8 no Brasil: um sonho de cinema (2017)

A Mostra abriu com “Desarquivando Alice”, de Betse de Paula, sobre Alice Gonzaga que, de forma divertida,  fala de sua vida como filha de Adhemar Gonzaga, que iniciou a carreira como um jornalista incentivador do cinema ao criar a revista Cinearte e depois se tornou cineasta, produtor e empresário do ramo cinematográfico ao fundar a Cinédia, primeiro estúdio de cinema no Brasil. Herdeira do legado de Gonzaga,  Alice hoje diretora do estúdio, é filmada entre pilhas e mais pilhas de arquivos, documentos, negativos e fotografias nas quais sua vida pessoal se confunde com a história da Cinédia.

Outro ponto alto do evento foi a exibição de “É um Caso de Polícia”, numa memorável sessão no histórico Cine Vila Rica. Produzido em 1959 e  pleno de marcos é,  até hoje incrivelmente inédito no circuito. Único longa-metragem dirigido pela vanguardista diretora de teatro e televisão Carla Civelli e seriamente ameaçado de perda, “É um Caso de Polícia” foi restaurado em projeto criado e coordenado pela incansável preservacionista Patrícia Civelli, responsável pela Memória Civelli Produções Culturais e sobrinha da diretora. A restauração ótica foi realizada no MAM e na Labocine por Francisco Sérgio Moreira (1952-2016), que além de excelente em seu ofício, era também dedicado preservacionista. O trabalho digital foi feito posteriormente pela TeleImage. A marcação de luz foi o último trabalho do consagrado fotógrafo Mário Carneiro.

O filme, que tem argumento e roteiro de Dias Gomes,  marca a estreia da inesquecível atriz Glauce Rocha no cinema e traz ainda no elenco Cláudio Corrêa e Castro e Sebastião Vasconcellos. “É um Caso de Polícia” é ainda um resgate de memória do Rio, mostrando vários logradouros da cidade como eram na época. Com locações nas Praias de Ipanema, Leblon, Gávea, São Conrado, Laranjeiras, e a mansão do Prefeito Pereira Passos, traz cenas do morro da Rocinha coberto pela mata e ainda sem a ocupação pela comunidade  atual.

Na temática Preservação,  como já acontece há 12 anos, foi realizado o Encontro Nacional de Arquivos, coordenado por Carlos Roberto de Souza, Presidente da Associação Brasileira de Preservação Audiovisual.

Deixe sua Opinião

  • Please leave these two fields as-is:
  • Para proceder você precisa resolver essa simples conta, para nos ajudar na prevenção de SPAM.