Berlinale relançará seis filmes restaurados

por Carlos Augusto Brandão

O Festival de Berlim (06 a 16.02), divulgou os filmes da Mostra Berlinale Classics destinada ao relançamento de títulos recém-restaurados.

Rainer Rother, curador da Retrospectiva e diretor artístico da Cinemateca Alemã expressou sua satisfação com a concretização da Mostra.

“Nós estamos felizes de termos conseguido realizar a Berlinale Classics  e honrados que Martin Scorsese, um dos mais renomados apoiadores da preservação fílmica, venha pessoalmente apresentar Rebel Without a Cause, cuja restauração foi realizada com o suporte de sua organização The Film Foundation”, declarou Rother.

Nesta 64ª edição do Festival, a Mostra terá seis filmes na programação, conforme detalhado a seguir:

O Gabinete do Doutor Caligari, de Robert Wiene.  Este grande clássico expressionista, um dos filmes mais importantes e revolucionários da história do cinema, foi lançado em 1920 e será exibido 94 anos depois, em sua nova versão restaurada digitalmente. A restauração foi realizada pelo Museu Murnau em colaboração com Bundesarchi-Filmarchiv e L’Immagine Ritrovata – Film Restoration & Conservation, de Bolonha. A sessão, no dia 09 de fevereiro, será acompanhada  pela Filarmônica de Berlim.

Alemanha, Mãe Pálida, de Helma Sanders-Brahms , que foi indicado ao Urso de Ouro na mostra oficial  da Berlinale em 1980. Restaurado digitalmente pela Cinemateca Alemã, teve  30 minutos reincorporados ao filme – que tinham sido retirados na época pelos distribuidores –  e será exibido no formato 2K DCP. O filme será apresentado pela própria Helma Sanders-Brahms, hoje com 74 anos e com a saúde bastante abalada.

Rebelde Sem Causa (1955), de Nicholas Ray, com James Dean e Natalie Wood. O filme foi restaurado pela Warner Bros. com a colaboração da The Film Foundation, fundada e dirigida por Martin Scorsese, que apresentará o filme.

Dias de Outono, de Yasujiro Ozu (1960). Para lembrar o 110º aniversário de nascimento do diretor e 50º  de sua morte, a Shochiku Co. restaurou o filme com a colaboração do National Film Center e do National Museum of Modern Art de Tóquio.

The Hero, do indiano Satyajit Ray. O filme foi indicado ao Urso de Ouro na mostra oficial da  Berlinale / 1966, e recebeu uma Menção Especial pela obra e carreira do diretor.

Caravaggio, de Derek Jarman – (Reino Unido 1986 ). A restauração e o relançamento  marcam o 20º aniversário da morte de Jarman. Neste filme, ele  trabalhou pela primeira vez com Tilda Swinton, sua musa e, mais tarde, atriz favorita.

Deixe sua Opinião

  • Please leave these two fields as-is:
  • Para proceder você precisa resolver essa simples conta, para nos ajudar na prevenção de SPAM.