Cinema francês e Hathaway na Retrospectiva do NYFF

por Myrna Silveira Brandão

Bertrand Tavernier

O Festival de Nova York (30.09 a16.10) divulgou os filmes que integrarão sua tradicional Mostra Retrospectiva, um tributo a consagrados diretores que fizeram a história do cinema.

A seleção terá títulos, recentemente restaurados  de diretores franceses como Robert Bresson, Jean Renoir e Jean-Pierre Melville e uma mostra especial com filmes de Henry Hathaway.

Com o foco no cinema francês serão mostrados: “Antonio e Antonieta”,  (1947), comédia dramática de Jacques Becker; “Sedução Fatal”  (1956), de Julien Duvivier, estrelado por Jean Gabin;  Les Enfants Terribles (1950, de Jean-Pierre Melville; “A Marselhesa” (1938), de Jean Renoir; “Passaporte para a Vida”  (2002), de Bertrand Tavernier; e “Anjos do Pecado” (1943), primeiro longa-metragem de Robert Bresson.

Haverá uma sessão também com o documentário “My Journey Through French Cinema”, de Bertrand Tavernier (2016), com 190 minutos, cujo lançamento aconteceu no ultimo Festival de Cannes.

Henry Hathaway

A mostra dedicada a Hathaway será constituída por doze filmes.  O diretor americano, que  iniciou sua carreira ainda na época do cinema mudo como assistente de cineastas famosos como Josef von Sternberg e Victor Fleming, dirigiu o primeiro dos seus 52 filmes no início da era sonora.

Realizou filmes em vários gêneros do faroeste ao noir, aventuras, melodramas e foi pioneiro na realização de docudramas e na prática de filmar em locações.

Dentre os filmes que serão apresentados, se destacam: Envolto nas Sombras  (1946), Horas Intermináveis (1951), Caçada Humana (1958), O Beijo da Morte (1947), O Correio do Inferno (1951), e Torrente de Paixão (1953), estrelado pela inesquecível Marilyn Monroe.

Deixe sua Opinião

  • Please leave these two fields as-is:
  • Para proceder você precisa resolver essa simples conta, para nos ajudar na prevenção de SPAM.