Filme Cultura lança o número 56

A revista Filme Cultura, realização do Minc/CTAv com patrocínio da Petrobras, lançou recentemente a edição número 56. O dossiê temático que ocupa a maior parte das 96 páginas é intitulado “Cinema e Teatro – cenas de uma relação”. Essa escolha de pauta nasceu da frequência com que o cinema brasileiro vem se reportando ao teatro, buscando novas modalidades de diálogo com a cena teatral, novas formas de registro etc. E também da frequência com que peças de teatro têm recorrido, algumas de modo bastante original, à linguagem e aos suportes audiovisuais.

A partir dessa realidade atual, a equipe da revista voltou os olhos também para outros momentos desse diálogo, desde o cinema silencioso brasileiro, passando, entre outros, pelo Cinema Novo e os blockbusters “teatrais”. Abordam-se ainda questões relativas à adaptação de textos teatrais e à teatralidade que o cinema incorpora de diversas maneiras. 

A revista é vendida em livrarias em diversas cidades do país. Os pontos de venda podem ser consultados no site da Filme Cultura.  Ali encontra-se também o conteúdo completo da edição 56 e de todas as edições anteriores, para consulta e download do PDF. No site há também matérias e vídeos extras exclusivos, como o primeiro curta do diretor de teatro Enrique Diaz, “O deus no arroz doce”.
A Filme Cultura foi revista de referência sobre cinema brasileiro entre os anos de 1966 e 1988. Foi retomada sua publicação em 2010, por iniciativa de Gustavo Dahl e Silvio Da-Rin, então diretor do CTAv e Secretário do Audiovisual, respectivamente. O crítico e pesquisador Carlos Alberto Mattos, membro do CPCB, integra a equipe de redação dessa nova fase e atualmente exerce a função de editor da revista.

Deixe sua Opinião

  • Please leave these two fields as-is:
  • Para proceder você precisa resolver essa simples conta, para nos ajudar na prevenção de SPAM.