NYFF divulga destaques da Revivals

por Carlos Augusto Brandão

O Festival de Nova York, que acontecerá de 30 de setembro a 16 de outubro, anunciou a programação de sua já tradicional mostra Revivals, que se caracteriza por trazer de volta aos espectadores filmes recuperados, na forma de um retorno, um voltar à vida de forma nova e diferente.

A seleção traz obras de renomados cineastas restauradas digitalmente e preservadas com o apoio de generosos parceiros.

“A Batalha de Argel” (1966), de Gillo Pontecorvo, que abriu o NYFF no ano seguinte,  retorna ao festival no seu 50º  aniversário numa nova restauração em 4K.  Com a trilha do lendário compositor Ennio Morricone, fotografia em P&B e com o efeito estonteante de imagens de arquivo, esta releitura potente do levante argelino ainda causa impacto.

Também retornando à tela grande, o último filme de Robert Bresson  “O Dinheiro”  (1983), e o documentário ganhador do Oscar “Harlan County: Tragédia Americana” de Barbara Kopple (EUA), sobre a  greve dos mineiros de Kentucky  e que estreou no festival há 40 anos.

Revivals também presta homenagem ao falecido mestre francês da nouvelle vague Jacques Rivette com um programa de seus primeiros três curtas-metragens. “Aux Quatre Coins” (1949); “Le Quadrille” (1950); e “Le Divertissement” (1952). Descobertos por sua viúva no início deste ano, esses trabalhos oferecem um vislumbre fascinante do processo de experimentação precoce de Rivette.

A programação traz ainda “História de Taipei” (1985), de Edward Yang, estrelado pelo cineasta chinês  Hou Hsiao-hsien; a obra-prima “Contos da Lua Vaga” (1953), de  Kenji Mizoguchi; “Memórias do Subdesenvolvimento” (1968), de Tomás Gutiérrez Alea, o retrato da revolução cubana, através dos olhos de um escritor desencantado; “O Ídolo Vivo” (1957), de Albert Lewin;  e Pânico (1946), do francês  Julien Duvivier.

“A Face Oculta” (1961),  único filme dirigido pelo consagrado ator Marlon Brando, também integra a seleção. A restauração foi realizada pelos Estúdios Universal com o apoio da Film Foundation, de Martin Scorsese.

Deixe sua Opinião

  • Please leave these two fields as-is:
  • Para proceder você precisa resolver essa simples conta, para nos ajudar na prevenção de SPAM.