NYFF inclui novos títulos restaurados na “Revivals”

por Carlos Augusto Brandão

O Festival de Nova York (26.09 a 12.12) divulgou os novos filmes que farão parte da Mostra Revivals, que se caracteriza por trazer de volta aos espectadores filmes recém-restaurados.

Além de alguns títulos de diretores consagrados, o anúncio inclui filmes que completam a retrospectiva de Joseph L. Mankiewicz: The Essential Iconoclast, que fará parte desta 52ª edição do evento.

Dos novos filmes divulgados, entre os mais aguardados estão:

Um Certo Capitão Lockhart  (The Man from Laramie) (1955), de Anthony Mann. Estrelado por James Stewart, é um dos primeiros filmes de faroeste a ser filmado em CinemaScope. Poderoso visualmente e emocionalmente intenso, o faroeste em Technicolor tem belíssimas locações no Novo México. Stewart interpreta um estrangeiro investigando as circunstâncias da morte do seu irmão. A produção foi a última colaboração de Stewart com Anthony Mann e é um dos melhores filmes da dupla.

A Estalagem Maldita (Jamaica Inn) (1939), de Alfred Hitchcock, último filme da fase britânica do cineasta inglês.  Estrelado por Charles Laughton e Maureen O’Hara, então com 18 anos – e adaptado de um livro de Daphne du Maurier – o filme  é uma história de assassinatos na  Cornish Coast.  Após anos sendo visto apenas em vídeo, Jamaica Inn foi agora restaurado no seu esplendor original pela Cohen Media.

Moana with Sound (1926 /1980), um filme projeto combinando os esforços de Robert Flaherty e Francis Hubbard.  Em 1923, Robert Flaherty e sua esposa Frances foram à ilha Savai’i, na Polinésia, para fazer um filme que, como Nanook, o Esquimó (Nanook of the North), capturava os rituais e modos de vida do povo Samoan.  Eles levaram sua filha Monica, então com 3 anos, que retornou a Savai’i em 1975 com Ricky Leacock para criar uma trilha sonora para o filme dos seus pais, cuidadosamente sincronizada com as imagens. O filme, que estava inacabado, foi finalizado em 1980, mas os elementos da película eram inferiores ao original. O preservacionista e curador Bruce Posner e o diretor Sami Van Ingen fizeram a remixagem num novo 2K a partir dos materiais em 35mm.

A Night of Storytelling, de Robert Flaherty (1935). Filmado por Flaherty, quando ele estava fazendo a pós produção de som para o seu clássico Man of Aran, o curta-metragem com 12minutos foi considerado perdido por décadas, até que uma cópia em nitrato foi encontrada em Houghton Library em Harvard. O raro e importante filme foi restaurado e preservado pelo Harvard Film Archive, em colaboração com Houghton Library e Harvard’s Office of the Provost

Contos de Hoffmann (The Tales of Hoffmann) (1951), de Michael Powell e Emeric Pressburger.  O filme é a versão dos realizadores para a ópera do compositor francês Jacques Offenbach (1881), baseada em três histórias passadas no final do século 18 e início do século 19. De alguma forma, não deixa de ser  uma artística sequência de Os Sapatinhos Vermelhos (The Red Shoes), dirigido por Powell em 1948.  O filme estava guardado com a viúva de Powell, a montadora Thelma Schoonmaker, que supervisionou os trabalhos de restauração.

A Mostra Joseph L. Mankiewicz: The Essential Iconoclast dedicada ao cineasta,  foi acrescida de raros títulos, que incluem:  O Solar de Dragonwyck (1943), filme de estreia do diretor, uma história de obsessão estrelando Vincent Price e Gene Tierney; Charada em Veneza (1967), comédia de humor negro, sobre  um homem (Rex Harrison) que elabora uma brincadeira com três mulheres (Susan Hayward, Edie Adams e Capucine);  Sangue do Meu Sangue (1949), com Edward G. Robinson vivendo um patriarca traído por seus filhos; Tenho Direito ao Amor (1947) estrelado por Ronald Colman; e Um Americano Tranquilo  (1958), adaptação do livro de Graham Greene, com Michael Redgrave e Audie Murphy.

Conforme anunciado previamente, vários clássicos restaurados da filmografia de Mankiewicz fazem parte da retrospectiva.  Entre outros:   A Malvada (1950), A Condensa Descalça (1954), Cinco Dedos (1952),  O Fantasma Apaixonado (1947), Eles e Elas (1955), Quem é o Infiel? (1949) e  Júlio Cezar (1953).

Deixe sua Opinião

  • Please leave these two fields as-is:
  • Para proceder você precisa resolver essa simples conta, para nos ajudar na prevenção de SPAM.