Pesquisador lança livro sobre documentários

O crítico e pesquisador de cinema Carlos Alberto Mattos está lançando pela Editora Jaguatirica seu oitavo livro, uma coletânea de ensaios e resenhas críticas sobre o cinema do real. Cinema de Fato – Anotações sobre Documentário reúne 79 textos sobre o trabalho de mestres como Eduardo Coutinho, Krzysztof Kieslowski, Arthur Omar, Pier Paolo Pasolini, Wim Wenders e Jia Zhang-ke, assim como sobre umas tantas demandas éticas e estéticas afeitas ao cinema documentário.

No prefácio do livro, o professor e teórico Fernão Pessoa Ramos aponta “o dinamismo e a amplitude da tradição documentária analisada sem preconceitos, num embate direto com a diversidade contemporânea de suas formas”. E acrescenta: “São páginas que podem servir de guia para quem quiser dar um mergulho mais fundo neste tipo de narrativa que não se atém a entreter o espectador com situações dramáticas, mas quer beliscar a carne do mundo”.

Carlos Alberto Mattos tem sido um atento observador do cinema documentário no Brasil e no mundo pelos últimos 22 anos. Foi programador, ajudou a criar festivais, participou de júris e comissões, estabeleceu interlocução próxima com diversos realizadores e, sobretudo, exerceu a crítica regularmente em veículos impressos e virtuais. Cinema de Fato resgata e interrelaciona uma seleta dessa produção ensaística, assim evidenciando a forma como a produção de documentários tem sido recebida e apreciada no Brasil.

O livro é dividido em sete partes, segundo a conexão entre diretor(a) e personagens, entre o cinema e o mundo. Dessa forma o autor sublinha o caráter essencialmente interativo do documentário.

Este é um cinema da relação, do contato, do interesse direto pela vida e seus acontecimentos. Um cinema de fato – com duplo sentido, por favor.

Sobre o autor

Membro do CPCB, Carlos Alberto Mattos é crítico e pesquisador de cinema desde 1978, tendo passado pela Tribuna da Imprensa, IstoÉ, O Pasquim, Jornal do Brasil, O Estado de S. Paulo e O Globo. Foi um dos fundadores da revista Cinemais, editor da revista Filme Cultura e primeiro coordenador de cinema e vídeo do CCBB-Rio. Criou e manteve, entre 2006 e 2008, o DocBlog, primeiro sítio especializado em documentários da internet brasileira, no portal O Globo.

Ex-presidente da Associação de Críticos de Cinema do Rio de Janeiro, é autor de livros sobre os cineastas brasileiros Walter Lima Jr. (Viver Cinema, 2002), Eduardo Coutinho (O Homem que Caiu na Real, 2003), Carla Camurati (Luz Natural, 2005), Jorge Bodanzky (O Homem com a Câmera, 2006), Maurice Capovilla (A Imagem Crítica, 2006), Vladimir Carvalho (Pedras na Lua e Pelejas no Planalto, 2008) e Mario Carneiro (Trânsitos, 2013).

Atualmente edita o blog www.carmattos.com.

CINEMA DE FATO – Anotações sobre documentário
Carlos Alberto Mattos
Editora Jaguatirica, Rio de Janeiro, 2016
ISBN 978-85-5662-028-6
384 páginas
Preço: 59,90 reais

Lançamento Rio
22/11/2016, de 19h às 21h
Olho da Rua
Rua Bambina, 6 – Botafogo, RJ

Lançamento S.Paulo
8/12/2016, de 18h40 às 21h
Unibes Cultural
Rua Oscar Freire, 2500 – Sumaré, SP
(como parte do evento “Documentário, Território Expandido”)

2 Comentários

  1. Assuncao Hernandes disse:

    Parabéns . Belíssima contribuição à cultura cinematográfica brasileira.

  2. Assuncao Hernandes disse:

    Parabéns . Belíssima contribuição à cultura cinematográfica brasileira.

Deixe sua Opinião

  • Please leave these two fields as-is:
  • Para proceder você precisa resolver essa simples conta, para nos ajudar na prevenção de SPAM.