Memória da Memória 2

Em 2004, o Centro de Pesquisadores do Cinema Brasileiro (CPCB) lançou o livro “Memória da Memória: uma História do CPCB”, que teve como objetivo recuperar a história do Centro desde a sua criação até aquele ano. A edição – patrocinada pela Petrobras BR com incentivo do MinC – foi realizada por Carlos Alberto Mattos com a colaboração de Carlos Augusto Dauzacker Brandão, José Tavares Barros e Myrna Silveira Brandão.

Este novo livro “Memória da Memória – Uma História do CPCB 2” – que tem o objetivo de fazer uma atualização das realizações do Centro de 2005 a 2021 – foi organizado com base nas ações realizadas nesse período por Carlos Augusto Dauzacker Brandão, João Luiz Vieira, Marília Franco, Mauro Domingues, Myrna Silveira Brandão, Solange Straube Stecz e a colaboração de Marlene Silveira Gonçalves (acompanhamento contábil, balancetes e informes para a Receita Federal), Maria Antônia Silveira Gonçalves (fotografia dos eventos) e ações de outros membros e apoiadores do Centro.

Histórico

Idealizado pelo crítico Paulo Emílio Sales Gomes e fundado em 1978, o Centro já existia informalmente desde 1969, através das reuniões que vinham acontecendo em vários festivais e mostras para consolidar sua criação.

A idealização tomou vulto e uma reunião no MAM em 1969, da qual participaram, entre outros, Alex Viany, Cosme Alves Neto, José Tavares Barros, além de Paulo Emílio, resultou na proposta de criação do Centro de Pesquisadores do Cinema Brasileiro.

Assim, a criação do CPCB foi uma ação que finalmente concretizava ideias e ideais que já vinham se formando havia algum tempo na cabeça de pessoas preocupadas com o nosso cinema. Porque – cumpre aqui lembrar – se a pesquisa e a memória fílmica, fundamentais para a nossa identidade cultural, estão presentes hoje na mente de muitas pessoas e instituições ligadas ao cinema brasileiro, nem sempre foi assim.

No passado, essa preocupação não era tão abrangente. Felizmente, porém, existiram pioneiros de vanguarda antenados com a importância da pesquisa e da nossa memória cultural. Pioneiros, entre outros, como Alice Gonzaga, João Luiz Vieira, Jurandir Noronha, Marília Franco, Solange Stecz, Valêncio Xavier que, ao longo dos anos, têm abraçado a causa da pesquisa e da preservação do Cinema Brasileiro.

O livro está organizado em 12 Capítulos contendo as ações que foram realizadas no período e, em cada um deles, os anos nos quais elas ocorreram.

Download do Livro

Deixe sua Opinião

  • Please leave these two fields as-is:
  • Para proceder você precisa resolver essa simples conta, para nos ajudar na prevenção de SPAM.