Histórico

Aqui você pode acompanhar a cronologia de ações do CPCB. Conheça a nossa trajetória ano a ano:

RELATÓRIO DO CPCB 2021

RELATÓRIO DO CPCB – 2021

I – EVENTOS

Conforme decidido em reunião realizada por e-mail em janeiro, o  CPCB focou seus eventos na celebração dos 50 anos de produção e 20 da  restauração de “O País de São Saruê”.   Nesse sentido, foram realizados eventos nas datas abaixo, que são detalhados a seguir:

 

– 26 de junho – CineOP – Mostra de Ouro Preto (MG)

– 19 de setembro – 9º Seminário Nacional de Cinema em Perspectiva comemorativa dos 50 anos de “O País de São Saruê” – Curitiba (PR)

– 12 de dezembro – Festival de Brasília do Cinema Brasileiro – DF

– 14 de dezembro – Festival Aruanda do Audiovisual Brasileiro – João Pessoa (PB)

– 19 de dezembro – Festival de Cinema do Rio – Rio de Janeiro (RJ)

 

1 – CINEOP / Mostra de Ouro Preto

 

Por solicitação da Diretoria e Conselho do CPCB, a Mostra de Ouro Preto incluiu em sua programação, na Temática Preservação (coordenada por Inês Aisengart e José Quental) um Painel para celebrar o filme O País de São Saruê (1971), que completou 50 anos de produção e 20 que foi restaurado pelo Centro.

 

26.06.2021 – sábado – 16h

 

Painel: A Restauração de Obras Audiovisuais –  O País de São Saruê

Participantes:

Alexandre Rocha – sócio-diretor da Afinal Filmes / RJ

Mauro Domingues – Fotógrafo e Arquivista, especializado em Preservação Audiovisual (CPCB)

Myrna Brandão – Jornalista, Pesquisadora, Crítica de Cinema  (CPCB)

Moderador: Alex Vasquez, Diretor Tesoureiro da ABPA e Supervisor de Programação no Sesc SP

 

 

2 – CURITIBA (PR) –  Os 50 anos de O País de São Saruê

Coordenação: Solange Straube Stecz

 

9º Seminário Nacional de Cinema em Perspectiva comemorativa dos 50 anos de “O País de São Saruê”

 

19 de setembro  – terça feira –  19:30h

 

Participantes:

– Joel Pizzini: Cineasta documentarista, pesquisador, roteirista, escritor

– Mauro Domingues – Fotógrafo, Arquivista especializado em Preservação Audiovisual – membro da Diretoria do CPCB

– Solange Straube Stecz – Membro do Comitê Nacional do Brasil do Programa Memória do Mundo da Unesco-MowBrasil. Doutora em Educação pela UFSCAR, Mestre em História pela UFPR. Membro da Diretoria do CPCB

– Fernando Severo: condução e divulgação

 

 

3 – FESTIVAL DE BRASILIA  (DF)

Coordenação: Myrna Silveira Brandão

 

12 de dezembro  – domingo – 14h às 16h

 

PAINEL

– 50 anos de produção  filme  “O País de São Saruê” (1971), de Vladimir Carvalho

– 20 anos da restauração do filme, numa iniciativa do CPCB, realizada por Francisco Sérgio Moreira e equipe da Labocine, liderada por ele.

 

Participantes:

– Silvio Tendler – Cineasta e Curador da 54ª edição do Festival de Brasília

– Vladimir Carvalho – Diretor de “O País de São Saruê”

– Mauro Domingues – Fotógrafo e Arquivista – Especialista em Preservação Audiovisual (CPCB)

– Shirly Ferreira – Escritora – autora de livro sobre O País de São Saruê

– Myrna Silveira Brandão – Jornalista, Crítica de Cinema, Pesquisadora  (CPCB)  – Moderação e exposição sobre a coordenação da restauração do filme

 

Nota: o filme “O País de São Saruê” ficou disponível durante todo o período do Festival na Mostra Sessentinha, uma das mais prestigiadas do evento.

 

PRÊMIO MARCO ANTÔNIO GUIMARÃES

Filme Vencedor  “Ocupagem”, de Joel Pizzini

Justificativa

O Júri, composto pela: Professora da ECA/USP Marília Franco, pela Professora da Universidade do Paraná Solange Stecz e pela Jornalista e Critica de Cinema Myrna Brandão, todas integrantes do CPCB – elegeu entre os títulos  selecionados para as mostras competitivas do Festival, o filme “Ocupagem”, de Joel Pizzini, pela perfeita utilização das imagens e por uma inovadora abordagem entre cinema e literatura. Com muitas metáforas, o documentário remete à “ocupação” não só de prédios, mas também do corpo e da mente.  E, como é usual na obra do diretor, há sempre um espaço em sua narrativa para a memória e a poesia.

 

TEXTO PUBLICADO NO CATÁLOGO DO FESTIVAL

“O PAÍS DE SÃO SARUÊ”, UM FILME  QUE É PARTE DA MEMÓRIA BRASILEIRA

Myrna Silveira Brandão

 

“Mulher, depene este pássaro/ Asse-o na trempe, depois/ De  ao menino um pedaço,/ a sobra dá pra nós dois.”

Com esse verso como pano de fundo, é exibida uma das cenas mais dramáticas de  “O País de São Saruê”, de Vladimir Carvalho: aquela em que o nordestino em andrajos, no auge da seca, abate o pássaro, único alimento da família naquele dia.

Misto de poema dramático e denúncia documental, o filme é um dos muitos que estavam ameaçados de extinção, como outros clássicos do cinema brasileiro, inúmeros infelizmente já perdidos. Sempre que um deles se perde, nossa memória fica mais pobre e em consequência o nosso patrimônio cultural.  O reconhecimento universal de que o cinema é uma arte estratégica está intimamente ligado à preservação fílmica e à importância de que esta e as futuras gerações se vejam na tela como num espelho e possam refazer os caminhos de sua própria  história, reduzindo os efeitos da colonização cultural existente.

Felizmente, com o patrocínio da Petrobras Distribuidora e o incentivo do Minc, foi possível que a iniciativa do Centro de Pesquisadores do Cinema Brasileiro se concretizasse e O País de São Saruê  pudesse ser restaurado em 2001 pela equipe da Labocine, coordenada por Francisco Sérgio Moreira.

De volta às telas, trará novamente para o espectador suas imagens fortes e poderosas sobre os habitantes dos vales dos rios do Peixe e Piranhas, no oeste da Paraíba: a miséria, a paisagem áspera e agreste, o solo seco e rachado, bem como a casa-grande da fazenda Acauã, o folclore do bumba-meu-boi e a música do povo sertanejo, de violas e rabecas.

É um filme com muitos elementos de significação, onde a câmera, muitas vezes paralisada, parece expressar a imobilidade, o conformismo e a realidade desigual. Como diz num dos depoimentos o Prefeito da cidade de Souza, “o nordestino nasce, sofre e morre”.

Iniciado em 1969, pouco depois do AI-5 e finalizado em 1971, o filme ficou oito anos proibido pela censura. Ao regime da época não interessava mostrar a estrutura agrária como a causa maior do drama social do nordeste. Destacando apenas uma parte do sertão, o filme advertia, no entanto: “qualquer semelhança com a história de outros sertões não é mera coincidência, mas semelhança mesmo”.

Liberado em 1979, iniciou sua trajetória nas telas, interrompida pelas más condições de preservação e  retomada com cópia nova e restaurada.

Assim como seus personagens que sobrevivem na dureza do sertão nordestino, O País de São Saruê  sobreviveu a todas as dificuldades e obstáculos que precisou enfrentar quando foi realizado; sobreviveu à censura que o impediu  de ser exibido por oito anos; sobreviveu ao “vinagre”, que quase causou  sua perda;  e agora de volta às telas, mostra que  sobreviveu também  aos desafios do tempo.

Permanece como obra de importância artística e histórica que jamais poderia ser desfalcada do acervo do Cinema Brasileiro.  Além de representar um momento singular de nossa filmografia, o País de São Saruê é uma obra que nos enriquece a todos e aos que virão após.

 

4 – FESTIVAL DE ARUANDA – JOÃO PESSOA (PB)

Coordenação: Professora da ECA/USP Marilia Franco

 

14 de dezembro – terça feira –14h

 

Núcleo Memória e Preservação Audiovisual do Festival de Aruanda

 

PAINEL:

O País de São Saruê’ – 50 Anos – A exaustiva e fascinante magia de editar um documentário.

 

Participantes:

Marília Franco (Professora da ECA-USP) – CPCB

Vladimir Carvalho (Documentarista)

José Maria Lopes (Especialista em restauração cinematográfica)

Moderação: Lúcio Vilar (Fundador e Produtor Executivo do Festival de  Aruanda).

 

Nota:

O filme ‘O País de São Saruê’ ficou disponível para acesso na Plataforma AruandaPlay durante todo o período do festival.

 

Prêmio do CPCB em Aruanda

Por idealização e iniciativa da Professora Marília Franco, coordenadora do evento em Aruanda, o CPCB outorgou um Prêmio Especial para o filme “Toada para José Siqueira”, de Eduardo Consonni e Rodrigo T. Marques, integrante da grade do Festival.  O documentário é sobre a vida e obra do Maestro, Professor, Musicólogo e compositor brasileiro José Siqueira, fundador de algumas das mais importantes orquestras brasileiras, incluindo a Orquestra Sinfônica Brasileira.

 

Prêmio Especial do Centro de Pesquisadores do Cinema Brasileiro: “Toada para José Siqueira”

Justificativa

Além de ter o perfil de premiação adotado  pelo CPCB com resgate de imagens e registros históricos, o filme mereceu o Prêmio pela pesquisa e recuperação de material AV com o qual trabalha.

 

 

5 –  FESTIVAL DE CINEMA DO RIO (RJ)

Coordenação: Ilda Santiago (diretora do Festival), Ricardo Cota (Curador) e Myrna Silveira Brandão (CPCB)

 

19 de dezembro – domingo – 15h às 17h

Local: Cinema Net Estação  5 – Rua Voluntários da Pátria,  88 – Botafogo

 

PAINEL

A Importância da Preservação Fílmica para a História e Memória Cultural

 

Participantes:

– Walter Carvalho –  Cinematógrafo e Cineasta

– Mauro Domingues – Fotógrafo e Arquivista – Especialista em Preservação Audiovisual

– Myrna Silveira Brandão – Jornalista, Crítica de Cinema, Pesquisadora. Coordenação da restauração de O País de São Saruê

Moderação – Ricardo Cota – Crítico de Cinema e Curador do Festival

 

II – TEXTOS PUBLICADOS NO BOLETIM  DA FIAF

 

1 – Edição semestral de Junho / 2021 – reportando o evento em Ouro Preto

 

“O País de São Saruê” (1971), by Vladimir Carvalho, one of the most important documentaries in Brazilian Cinema, exposes the misery and the harsh landscape of the inhabitants of the Peixe and Piranhas rivers, in western Paraíba. The film was restored in 2001 by the Center for Researches of Brazilian Cinema (CPCB) with the sponsorship of Petrobras. The restoration was done by Francisco Sérgio Moreira with the Labocine team.  The film – that is celebrating its 50th anniversary – had sessions and a panel in the 2021 edition of CineOP (Ouro Preto, MG), organized by Universo Produção. The Festival, focused on audiovisual preservation, treats cinema as Patrimony.

 

2 – Edição semestral de dezembro/ 2021 – reportando o evento em Curitiba  

 

“O País de São Saruê” (1971), by Vladimir Carvalho, is completing 50 years of production and 20 years that it was restored by the Center for Researches of Brazilian Cinema (CPCB).  To celebrate the date, CPCB is holding events in several Centers. In September, it held a Panel coordinated by Solange Straube Stecz, University of Paraná’s Professor, with the filmmaker Joel Pizzini and the specialist in Preservation Mauro Domingues. One of the most important documentaries in Brazilian Cinema, the film exposes the misery and the harsh landscape of the inhabitants of the Peixe and Piranhas rivers, in western Paraiba.

 

III – HOMENAGEM

 

AO CINEASTA E FUNDADOR DA CINÉDIA ADHEMAR GONZAGA – pelos 120 anos de nascimento que faria em 2021

 

Sob a coordenação do Professor João Luiz Vieira, elaboração de projeto em articulação com a Universidade Federal Fluminense (UFF), através do seu Departamento de Cinema e Audiovisual do Instituto de Arte e Comunicação Social, o Centro de Artes UFF através do Cine Arte UFF (Lívia Cabrera) e o Laboratório Universitário de Preservação Audiovisual – LUPA (Rafael de Luna).

Embora o empenho de João Luiz  e Rafael e a receptividade imediata de Lívia com o projeto – que teve data agendada  para acontecer  em 26 de agosto – infelizmente precisou ser cancelado em face do Contrato assinado pela Cinédia  com o Canal Curta exigir exclusividade dos filmes do Estúdio e não poderem ser exibidos  em qualquer outro local.

Mesmo não tendo sido realizado, vale deixar registrado para efeito de  memória, todo o  planejamento que foi feito para o  evento e o oferecimento de Lívia Cabrera ao CPCB  para manter em aberto programas conjuntos com o IACS, através de parceria entre as duas entidades.

A data foi lembrada em artigo postado em 26 de agosto por Myrna Brandão no Jornal do Brasil (o texto, também para efeito de memória, está reproduzido ao final deste Relatório).

 

IV   – APOIOS

 

1 – APOIO EM  DEFESA DA CINEMATECA BRASILEIRA

 

1.1 – À SAC, através de e-mail enviado  por Marília Franco

Mensagem  de apoio do CPCB  ao Professor Carlos Augusto Calil, da Escola de Comunicações e Artes (ECA/USP), quando foi nomeado Presidente da Sociedade Amigos da Cinemateca (SAC) em abril /2021.  Em resposta, o Professor Calil expressou na ocasião:

“A situação é tão crítica que todo apoio é bem-vindo e necessário. Vamos manter uma interlocução permanente”.

 

1.2 – Ao  “Biombo Escuro”, site na Internet sobre Cinema Brasileiro

O site fez um forte protesto  em defesa da Cinemateca contou com os depoimentos de:

Joel Pizzini – Cineasta

Carlos Alberto Mattos – Crítico de Cinema, Pesquisador e Escritor

Hernani Heffner – Conservador Chefe da Cinemateca do MAM

 

2 – APOIO AO “BIOMBO ESCURO” NO DESENVOLVIMENTO E APRESENTAÇÃO NO SEU SITE DO TEMA:  “Introdução do som direto em documentários nos anos 1960”.

 

Através da intermediação do CPCB, houve a participação dos seguintes especialistas:

– Eduardo Escorel, Editor, Diretor e Roteirista

– Mariana Baltar, Escritora

– Fernando Morais, Professor (PPGCine e Universidade Federal Fluminense – UFF)

– Carlos Alberto Mattos, Crítico de Cinema e Escritor

 

V  – SITUAÇÃO JURÍDICA E FINANCEIRA

 

O CPCB encerrou o exercício em dia com sua situação jurídica e financeira  (CNPJ, Alvará, Imposto de Renda, Balancetes, Pagamento de anuidade à FIAF, pagamento do domínio do site, pagamento do Contador e despesas operacionais)

 

–  SITUAÇÃO JURÍDICA

 

O processo encaminhado através do Contador do CPCB para o  Registro Civil de Pessoas Jurídicas (RCPJ), foi aprovado mas ainda não foi enviado ao Centro.  A demora do envio acontece em face da alta demanda e do rodízio e confinamento que o RCPJ precisou fazer devido à Pandemia da Covid-19.

 

– PAGAMENTO PARA A FEDERAÇÃO INTERNACIONAL DOS ARQUIVOS DE FILME

 

O pagamento foi efetuado em junho, no valor de 500 euros + taxas governamentais, bancárias e IR, conforme comprovante abaixo enviado por Elsa Degerman – Accounting and HR Assistant of FIAF.

 

Rue Blanche 42 – 1060 Brussels – Belgium

Tel +32 (0)2 538 3065

www.fiafnet.org

 

De: Elsa Degerman [mailto:e.degerman@fiafnet.org]
Enviada em: segunda-feira, 22 de fevereiro de 2021 07:22
Para: Centro de Pesquisadores do Cinema Brasileiro – CPCB
Cc: Christophe Dupin
Assunto: RE: 2021 FIAF Programme fee

Dear Myrna,

Thank you for your payment! Please find below your payment receipt.

Best regards,

 

Elsa Degerman

Accounting and HR Assistant

 

FIAF PROGRAMME FEE

Payment Receipt Invoice 22495.pdf (89 KB)

Myrna Brandão CARD NUMBER XXXXXXXXX3592

Expire – September 2027

Beneficiary – FIAF

Valor: 500 EUROS (+ taxas governamentais, bancárias e IR)

 

 

VI – AGRADECIMENTOS

 

– Pela colocação em suas grades dos eventos do CPCB ao:

 

CineOP (Raquel Hallak, Fernanda Hallak, Quintino Vargas, Inês Aisengart, José Quental, Laura Tupinambá)

Festival de Brasília do Cinema Brasileiro (Silvio Tendler, Ana Rosa Tendler)

Festival de Cinema do Rio (Ilda Santiago, Ricardo Cota)

Festival de Aruanda  (Lúcio Vilar)

 

– À UFF, IACS (Lívia Cabrera) e LUPA (Professor Rafael de Luna), pela pronta receptividade na elaboração de evento em homenagem ao Cineasta e Fundador da CINÉDIA,  Adhemar Gonzaga, pelos 120 anos que faria em 2021.

 

– Ao Crítico, Pesquisador, Escritor e integrante  do Conselho Consultivo do CPCB Carlos Alberto Mattos,  por sua colaboração voluntária na edição e atualização do Site do Centro.

 

VII – EM ANDAMENTO

 

1 – Berlinale Talents  do Festival de Berlim

 

Entendimentos para aprovação da proposta do CPCB detalhada abaixo. Reunião durante a 71ª edição  virtual do Festival de Berlim  com o Coordenador do Berlinale Talents para dar continuidade ao projeto iniciado por Carlos Augusto Brandão.

 

Proposta do CPCB

O Festival de Berlim desenvolve um programa denominado Berlinale Talents   – são selecionados cerca de 300 jovens no mundo todo (do Brasil inclusive) e durante 15 dias eles recebem aulas / palestras / fazem trabalhos, etc.  – ministrado por nomes destacados da área do cinema, entre outros,  Martin Scorsese, Steven Spielberg,  Walter Salles, que fazem isso gratuitamente.

Numa edição recente,  300 jovens (14 do Brasil) foram escolhidos de 137 países, para as áreas de direção (132), produção (63), atuação (17), roteiro (10), fotografia (20), edição (15), cenografia (12), crítica (8), vendas e distribuição (9), som (6), e trilha sonora (8).  Conforme acima, são contempladas inúmeras áreas do cinema, mas não está incluída a de preservação.

Após contato preliminar realizado em Berlim,  em 2017 por Carlos Brandão, o  CPCB enviou carta para Mr. Florian Weghorn –  Program Manager Berlinale Talents  – com sugestão da inserção da área de Preservação nas próximas edições do Talent Campus.  Mr. Florian ficou de analisar e propôs um encontro presencial no próximo festival, o que somente aconteceu em 2020 quando foi apresentada a fundamentação.  O CPCB concordou e se colocou à disposição para ajudar na consecução da medida.

Observação: Carlos Brandão e Myrna Brandão não estavam  em Berlim como diretores do CPCB, mas sim como jornalistas, para cobertura do Festival, trabalho que realizam desde 2004. No caso, aproveitaram  sua estada no Festival para fazer a proposta acima.

 

2 – Restauração de Carnaval no Fogo, de Watson Macedo 

 

Histórico: em 2000 o CPCB realizou, em articulação com a Atlântida, um trabalho de prospecção para restauração do filme.  Como a análise do material prospectado somou apenas 90% do filme, a restauração não pode ser realizada na ocasião e o material prospectado foi entregue para a Atlântida e, atualmente encontra-se na Cinemateca Brasileira.  Fomos informados que há uma pendência da CGU com o material da Atlântida depositado naquela Cinemateca, que impede sua retirada ou qualquer ação com o mesmo.

Foram feitas inúmeras tentativas para retirar esse material, inclusive reunião com o então Secretário Pola Ribeiro em Ouro Preto, mas até o momento não houve avanços.  Francisco Moreira (Chico) –  embora morando no Rio, estava trabalhando durante a semana em São Paulo –   e também tinha estado na Cinemateca, com esse objetivo.

 

Situação em 2021

O projeto continua paralisado em face da  não localização da cópia em 16mm – que havia sido adquirida com recursos próprios por Carlos Augusto Brandão, diretor do CPCB e fundamental para restauração do filme. A cópia estava com Francisco Moreira e, desde seu falecimento em janeiro/ 2016,  o CPCB tem envidado esforços – sem sucesso – para  localizar a cópia e dar continuidade ao projeto.

Umas semanas antes do seu falecimento, Chico nos informou por e-mail que  teve uma reunião na Cinemateca Brasileira para tratar da restauração.  Posteriormente por telefone e e-mail, informou  que  conforme acertado na reunião, seria necessária a realização de testes com a cópia na Cinemateca Brasileira,  inclusive para melhor elaboração do orçamento pela Cinecolor, empresa onde estava trabalhando e que seria o Laboratório que restauraria o  filme. Em resposta à consulta do CPCB na ocasião, a Cinemateca informou não ter conhecimento sobre a localização do filme.

A posição no CPCB é continuar essa busca.

 

 

VIII – TEXTO SOBRE ADHEMAR GONZAGA

 

POSTADO NO JORNAL DO BRASIL POR MYRNA SILVEIRA BRANDÃO EM 25.08.2021 (para, de alguma forma,  celebrar os 120 anos de  nascimento de Adhemar Gonzaga em face do evento programado pelo CPCB em agosto não poder ter sido realizado).

 

https://www.jb.com.br/cadernob/cinema/2021/08/1032401-o-imensuravel-legado-de-adhemar-gonzaga-para-a-memoria-cultural-do-brasil.html

 

Caderno B

O imensurável legado do cineasta Adhemar Gonzaga para a memória cultural do Brasil

 

25 AGO, POR JORNAL DO BRASIL

 

Por MYRNA SILVEIRA BRANDÃO

Publicado em 2021-08-25 13:19:30

Adhemar Gonzaga, pioneiro do cinema brasileiro, faria 120 anos no dia 26 de agosto.
Nascido no Rio de Janeiro, fundou a Cinédia em 1930, um dos mais importantes estúdios. Inicialmente localizada no bairro de São Cristóvão, a Cinédia foi transferida em 1954 para Jacarepaguá, e hoje continua em plena atividade no bairro de Santa Teresa, sob a direção de Alice Gonzaga, filha de Adhemar.

Responsável por boa parte da produção do cinema brasileiro, a Cinédia realizou, entre muitos outros, os clássicos “Lábios Sem Beijos” (primeiro filme ali produzido, com direção de Humberto Mauro), “A Voz do Carnaval”, “Bonequinha de Seda”, “Ganga Bruta”, “Berlim na Batucada”, “Anjo do Lodo”, “O Ébrio”, de Gilda Abreu (maior êxito comercial de toda história do estúdio) e “Alô Alô Carnaval”.

Este último, em estado já bastante comprometido, teve uma exibição em 2000, homenagem do Centro de Pesquisadores do Cinema Brasileiro (CPCB) e do Festival do Rio aos 70 anos da Cinédia, que emocionou a todos os presentes. “As Cantoras do Rádio”, com Aurora e Carmem Miranda; “Amei”, com Francisco Alves; “Colombina”, com Heloisa Helena; “Não Bebas Tanto Assim”, com as Irmãs Pagãs (Elvira e Rosina); e “Cadê Mimi”, com Mario Reis, são apenas alguns exemplos dos inúmeros sucessos da época que estão no filme. Felizmente, graças aos esforços de Alice, “Alô Alô Carnaval” foi restaurado e salvo de uma perda irreparável.

Importante também lembrar o mítico “Barro Humano”, dirigido por Gonzaga que, infelizmente, está desaparecido. Após sua estreia em junho de 1929 no Cinema Império, no RJ, ganhou o prêmio de melhor filme do ano em concurso promovido pelo JORNAL DO BRASIL e foi exibido em toda a América do Sul, Portugal e também em Hollywood, sempre com sucesso de crítica e público. Esse é um daqueles clássicos que tem se mantido vivo apenas no imaginário dos estudiosos e amantes do cinema brasileiro e, quem sabe, um dia aparecerá, fato que já ocorreu outras vezes. Como foi o caso do americano “Richard III”, de James Keane (1912), considerado perdido e que foi surpreendentemente encontrado com um colecionador que o doou para o American Film Institute. Após ter sido restaurado, foi relançado em Veneza e teve a segunda sessão no Rio de Janeiro em 1998, no Encontro do CPCB, durante o 14º Rio Cine Festival, com trilha sonora conduzida por Carlos Eduardo Pereira (Cadu), do MAM e a presença de Ken Wlaschin, vice-presidente do AFI.

Embora improvável, o fato não deixa de trazer certa esperança para que um dia o filme possa ser incorporado também fisicamente às inúmeras realizações de Gonzaga, que além de produtor e diretor, foi roteirista, historiador e crítico. Escreveu nas revistas “Palcos” e “Telas” e no “Jornal do Rio”. Em 1926, com o apoio de Mário Behring, e tendo Gilberto Souto como correspondente em Hollywood, lançou a “Revista Cinearte”.

Criou, ainda, um clube de cinema com Pedro Lima, Álvaro Rocha, Gilberto Souto e Paulo Vanderley, o Clube do Paredão. O nome se deve ao fato de ter sido um muro de pedra junto à antiga praia do Flamengo, onde o grupo se reunia para discutir os filmes após assisti-los.

Além de todas as ações pioneiras realizadas por Gonzaga, ele também teve uma participação importante na recuperação de “Limite”, de Mario Peixoto, preservando nove latas de negativo do filme na Cinédia. Em agosto /1942, Peixoto pediu a retirada dos negativos com muitos agradecimentos por essa guarda.

Em 1970, Gonzaga dirigiu “Salário Mínimo”, seu último filme. Morreu em 1978 com 77 anos. Foi casado com a atriz Didi Vianna, com quem teve a filha Alice que, com determinação e brilhantismo, vem dando continuidade ao inestimável legado deixado por ele para nossa história e memória cultural.

Voltar ao Topo

RELATÓRIO DO CPCB 2020

I – FEVEREIRO

 

Reunião  – durante a 71ª edição do Festival de Berlim  – com o Coordenador do Berlinale Talents.  Projeto iniciado por Carlos Augusto Brandão, que Myrna Brandão está dando continuidade com Mr. Florian Weghorn –  Program Manager Berlinale Talents.  (Detalhes abaixo no capítulo EM ANDAMENTO).

 

II – MARÇO

(10 e 11)

Evento em Curitiba, com a aula inaugural do Programa de Pós Graduação da UNESPAR.

Participação do Professor João Luiz Vieira – que realizou palestra com exibição de trechos de Aviso aos Navegantes, de Watson Macedo – restaurado pelo CPCB em 2000.

 

III – JUNHO

 

Boletim Online da FIAF  (Federação Internacional de Arquivo de Filmes).  Texto do CPCB publicado em 30.06.20 – Homenagem para Wills Leal no Festival de Aruanda – conduzida por Marília Franco.

 

A DESERVED TRIBUTE

The Brazilian Cinema Research Center (CPCB) had paid homage to Wills Leal at the Aruanda Festival’s with the “Trophy Live Memory of Cinema Paraibano”, the honor of which was presented on the occasion by Marília Franco, CPCB’s Board and Professor at ECA, São Paulo University’s.

Leal, unfortunately passed away on the last May,7, at the age of 83 in João Pessoa, PB.  Journalist, Historian, Critic, Documentary filmmaker and founder of Academia Paraibana de Cinema, he leaves a wide legacy memory in his books and publications.  Cinema, in particular, was his greatest passion ever since his first screening as a child.

 

IV – SETEMBRO

 

– CONGRESSO DA FEDERAÇÃO INTERNACIONAL DE ARQUIVOS DE FILMES (FIAF)  – PARTICIPAÇÃO DO CPCB

 

28 de setembro a 4 de outubro

76  Simposio International 2020 on-line

Gestión de Riesgo y Desastres Naturales y Humanos

Prevencion and Management of Natural and Human Disasters in Film Archives

Coordenação: Hugo Villa – Diretor da Filmoteca de UNAM

Albino Álvarez Gómes – Diretor de Resgate e Restauração

 

Participação do CPCB

 

Centro de Investigadores del Cine Brasileño

Prevencion and Management of Natural and Human Disasters in Film Archives

PAÍS DE PROCEDENCIA Brasil

30 de setembro – 11h (hora do Brasil, 9h no México)

PARTICIPANTES

Marília Franco – La importancia de la Preservación

Doctora in Educación.  Professora  de ECA – Escuela de Comuniccaciones y Artes – USP – Universidad de São Paulo

CTR – Departamento Cine y Radio

PROLAM – Programa Interunidades para Estudios Latinoamericanos – USP

Professor PPGArtes – UNESPAR-PR

 

João Luiz Vieira –  La preservación y desastres de  naturaleza política

Doctor en Estudios Cinematográficos – Universidad de Nueva York (1984).  Postdoctor en el Departamento de Estudios de Cine y Televisión de la Universidad de Warwick, Inglaterra (1997). Profesor del Departamento de Cine y Video y Coordinador del Programa de Posgrado en Comunicación de la Universidad Federal Fluminense.

 

Solange Stecz – Moderación

Doctora en Educación.  Membro do Comitê MOW BRasil representante dos arquivos audiovisuais.  Responsável pela Disciplina Cultura da Preservação no Curso de Cinema da Universidade Estadual do Paraná. Coordenadora do Programa de Pós Graduação em Artes da Universidade Estadual do Paraná.  – Integra el Comité MOW Brasil representante de l00 archivos audiovisuales. Responsable de la disciplina de cultura de preservación en el curso de cine y Coordinadora del Programa de Posgrado en Artes de la Universidad Estatal de Paraná.

 

V – OUTUBRO

 

29 – 18h

Live da Associação de Arquivistas de São Paulo – por conta do Patrimônio Audiovisual.

Palestra de Mauro Domingues sobre a atuação do CPCB no campo da Preservação Audiovisual.

 

VI – DEZEMBRO

 

– ARQUIVO EM CARTAZ – Arquivo Nacional – Homenagem a Suzana Amaral 

 

Dia 12 – 14h

 

Gravação da live em homenagem à cineasta Suzana Amaral (1932-2020). Evento que integrou a programação do Arquivo em Cartaz – Festival Internacional de Cinema de Arquivo 2020, do Arquivo Nacional.

Participantes:

Myrna Brandão – Centro de Pesquisadores do Cinema Brasileiro

Nicole Algranti – Cineasta

Mauro Domingues – Arquivo Nacional

Mediação – Antonio Laurindo (Arquivo Nacional


Arquivo Nacional
– Arquivo em Cartaz – Homenagem a Suzana Amaral

46,5 mil inscritos

INSCREVER-SE

Gravação da live em homenagem à cineasta Suzana Amaral (1932-2020). Evento que integrou a programação do Arquivo em Cartaz – Festival Internacional de Cinema de Arquivo 2020, do Arquivo Nacional. Participantes: Myrna Brandão (Centro de Pesquisadores do Cinema Brasileiro); Nicole Algranti (cineasta); e Mauro Domingues (Arquivo Nacional). Mediação: Antonio Laurindo (Arquivo Nacional) Data: 02/12/2020

 

– PODCAST SOBRE O CPCB

 

11 de dezembro – 14h

 

Gravação de Podcast sobre o CPCB e o Festival de Brasília – com a coordenação de Solange Straube Stecz

 

Marília Franco: Prêmio Marco Antônio Guimarães

Myrna Brandão: participação do CPCB no Festival de Brasília desde a Fundação do Centro

Mauro Domingues: Painel da edição 2020 do festival

Solange Straube Stecz – Moderação

 

– FESTIVAL DE BRASÍLIA – PRÊMIO MARCO ANTÔNIO GUIMARÃES E PAINEL NO ENCONTRO DO CPCB

16 de dezembro

 

– Prêmio Marco Antônio Guimarães

 

JÚRI

Marília Franco – Professora da ECA/USP – Pesquisadora

Solange Stecz – Professora da Universidade do Paraná – Pesquisadora

Myrna Brandão –  Jornalista, Crítica de Cinema – Pesquisadora

 

O júri escolheu, entre os participantes da mostra competitiva do Festival, o vencedor do Prêmio Marco Antônio Guimarães – que está na sua 23ª edição e é dado desde 1996 pelo CPCB –  para o filme que melhor utilizar material de pesquisa do Cinema Brasileiro.

Vencedor: “Candango: Memórias de um Festival”, de Lino Meireles

Justificativa:

“Além da perfeita utilização de imagens de arquivo e um documento precioso sobre o Festival de Brasília, o filme é um resgate não só da história do Cinema Brasileiro, mas também da história cultural e política do País no período”.

 

– Painel do CPCB no Festival

 

O Encontro constou de sessão de  “O Homem que virou Suco”, de João Batista de Andrade e um Painel sobre o filme com os participantes detalhados abaixo na divulgação do festival.

O filme está completando 40 anos que foi produzido pela Raiz Cinematográfica e 15 anos que foi restaurado pelo Centro de Pesquisadores do Cinema Brasileiro.

A transmissão online foi no dia 16 de dezembro de 15h às 17h, pela plataforma Zoom e transmissão simultânea pelo canal do YouTube da SECEC-DF

 

Festival de Brasília do Cinema Brasileiro –

Catálogo do Festival

16.12.20

 

15h às 17h   

Mesa 6 – 40 ANOS DA PRODUÇÃO PELA RAIZ DE “O HOMEM QUE VIROU SUCO” / 15 ANOS DA RESTAURAÇÃO DO FILME PELO CPCB

Sinopse: O Centro de Pesquisadores do Cinema Brasileiro é o protagonista dessa homenagem ao filme “O Homem que Virou Suco”.

Participantes:

João Batista de Andrade (Diretor)

José Dumont (Protagonista)

João Luiz Vieira (Professor da UFF)

Mauro Domingues (Especialista em Preservação Audiovisual)

Mediação: Myrna Brandão (pesquisadora, jornalista, escritora)

Plataforma: Zoom

https://www.youtube.com/channel/UCwAOij1uPt29i3Cse_xzk9A

 

– BOLETIM DA FIAF

 

Texto do CPCB publicado em dezembro

 

A DESERVE CELEBRATION

 

In 2020, “O Homem que Virou Suco”, by João Batista de Andrade, starring José Dumont,  complete 40 years of production by Raiz’s and 15 years of its restoration by the Center for Researches of Brazilian Cinema (CPCB), which celebrate the dates by holding a session and a Panel  at the Brasilia Film Festival.

The film is an innovative and avant-garde work in the cinematographic language, bringing the dramaturgy of documentary intervention to the fiction. In addition, it is a film loaded with political and social significance, portraying the struggle of the excluded in search of citizenship and their cultural identity.

 

VII  – SITUAÇÃO JURÍDICA E FINANCEIRA 

 

O CPCB encerrou  2020   com sua situação jurídica e financeira em dia (CNPJ, Alvará, Imposto de Renda, Balancete, Pagamentos da FIAF, Site, etc.).

 

– PAGAMENTO PARA FEDERAÇÃO INTERNACIONAL DOS ARQUIVOS DE FILME –  FIAF

Efetuado em junho, no valor de  500 EUROS + taxas governamentais, bancárias e IR,  conforme comprovante abaixo.

 

De: Elsa Degerman [mailto:e.degerman@fiafnet.org]
Enviada em: terça-feira, 2 de junho de 2020 07:43
Para: Centro de Pesquisadores do Cinema Brasileiro   C/c: Christophe Dupin

Assunto: Re: 2020 FIAF Fee

 

Dear Myrna,

I can confirm that we have received the e-mail and that the CPCB’s payment has been processed this morning. Please find attached the payment conformation.

Many thanks!   Best regards,    Elsa Degerman –  Accounting and HR Assistant

 

 

– PROCESSO PARA REGISTRO DA ATA

 

Houve uma exigência para mudança de termos no texto da Ata.   Foi atendida  a solicitação e o processo foi reapresentado no Registro Civil de Pessoas Jurídicas (RCPJ).

O Contador informou que está tudo OK e eles vão encaminhar o processo aprovado. A demora no envio se dá em face da alta  demanda e do rodízio e confinamento que o RCPJ  está precisando fazer devido à Pandemia.

 

VIII – OUTROS ASSUNTOS

 

– “A HORA DA ESTRELA”   EM EVIDÊNCIA EM 2020

 

Neste ano foram realizados inúmeros eventos relacionados com “A Hora da Estrela”, filme que o CPCB restaurou em 2009.

Os eventos tiveram como motivo os 100 anos de nascimento  de Clarice Lispector e a perda da cineasta Suzana Amaral.

Mas como “A Hora da Estrela” é a obra prima da literatura de Clarice Lispector e a obra prima da obra de Suzana Amaral, o filme esteve sempre em evidência com exibições, referências e debates.

Certamente a relação abaixo não contém todos os eventos realizados, mas estão listados os que o CPCB foi avisado, convidado para assistir e/ou participar.

 

– 26.06.20 – Estação Cultura – Homenagem a Suzana Amaral com depoimentos da crítica, curadoria de arte e historiadores sobre o filme “A Hora da Estrela”.

 

– 26.06.20 – Cine Clube Fundação Cultural Badesc – evento com o filme “A Hora da Estrela”, de Suzana Amaral,  moderado por Vanessa Sandra.

– 26.06.20 – “A Hora da Estrela”, Suzana Amaral, Pacarrete e a solidão dos artistas (Tatá – Arte e Cultura).

 

– 28.06.20 – Portugal – Jornal global para a lusofonia. A estrela de Suzana Amaral brilha na constelação do Cinema Brasileiro com o filme “A Hora da Estrela”.

 

– 05.07.20 – “A Hora da Estrela” – Legado de Clarice e Susana – Jornal do Brasil.

 

– 09.07.20 – Livro seleciona os melhores filmes nacionais de todos os Tempos – entre eles “A Hora da Estrela” – Estadão.

 

– 29.08.20 – Live sobre o filme “A Hora da Estrela”, de Suzana Amaral – A Psicanálise vai ao Cinema.

 

– 14.10.20 – A Hora da Estrela: Centenário Clarice Lispector e Tributo Suzana Amaral no Estação Net.   Por iniciativa do crítico Filippo Pitanga, a  sessão foi dedicada a Carlos Augusto Dauzacker Brandão, que foi diretor do CPCB e coordenador da restauração do filme, em 2009.

 

– 28.10.20 – Centro de Pesquisa e Informação – SESC – Arenas Inspiradoras Homenagem a Suzana Amaral e Clarice Lispector, autora de “A Hora da Estrela”, adaptada pela cineasta para o cinema, grande sucesso de público e crítica – restaurado pelo Centro de Pesquisadores do Cinema Brasileiro (CPCB),  em 2009.

 

– 12.2020 – Instituto de Estudos da Linguagem (IEL) – O segredo de Macabéas: relações entre “A Hora da Estrela”, de Clarice Lispector e o filme homônimo de Suzana Amaral

 

– 02.12.20 –  Arquivo em Cartaz – 02/12 – Homenagem a Suzana Amaral, diretora de “A Hora da Estrela”.

 

– AGRADECIMENTOS

 

- À FIAF – nas pessoas de Hugo Villa e Albino Álvarez Gómes – pela inclusão do CPCB na Grade do 76  Simposio International 2020 on-line com o tema

Gestión de Riesgo y Desastres Naturales y Humanos realizado em setembro.

 

- Ao Festival de Brasília pela manutenção do Encontro Anual do CPCB em sua grade.

 

- Ao Crítico, Pesquisador, Escritor e integrante  do Conselho Consultivo do CPCB Carlos Alberto Mattos,  por sua colaboração na edição e atualização do Site do Centro.

 

 

IX – EM ANDAMENTO

 

– Berlinale Talents  do Festival de Berlim

 

Continuidade dos entendimentos para aprovação da proposta do CPCB detalhada abaixo. Houve nova reunião em fevereiro  – durante a 71ª edição do Festival de Berlim  – com o Coordenador do Berlinale Talents.  Projeto iniciado por Carlos Augusto Brandão, que Myrna Brandão está dando continuidade com Mr. Florian Weghorn –  Program Manager Berlinale Talents.

 

Proposta do CPCB

O Festival de Berlim desenvolve um programa denominado Berlinale Talents   – são selecionados cerca de 300 jovens no mundo todo (do Brasil inclusive) e durante 15 dias eles recebem aulas / palestras / fazem trabalhos, etc.  – ministrado por nomes destacados da área do cinema, entre outros,  Martin Scorsese, Steven Spielberg,  Walter Salles, que fazem isso gratuitamente.

Numa edição recente,  300 jovens (14 do Brasil) foram escolhidos de 137 países, para as áreas de direção (132), produção (63), atuação (17), roteiro (10), fotografia (20), edição (15), cenografia (12), crítica (8), vendas e distribuição (9), som (6), e trilha sonora (8).  Conforme acima, são contempladas inúmeras áreas do cinema, mas não está incluída a de preservação.

Após contato preliminar realizado em Berlim,  em 2017 por Carlos Brandão, o  CPCB enviou carta para Mr. Florian Weghorn –  Program Manager Berlinale Talents  – com sugestão da inserção da área de Preservação nas próximas edições do Talent Campus.  Mr. Florian ficou de analisar e propôs um encontro presencial no próximo festival, o que somente aconteceu em 2020 quando foi apresentada a fundamentação.  O CPCB concordou e se colocou à disposição para ajudar na consecução da medida.

 

Observação: Carlos Brandão e Myrna Brandão não estavam  em Berlim como diretores do CPCB, mas sim como jornalistas, para cobertura do Festival, trabalho que realizam desde 2004. No caso, aproveitaram  sua estada no Festival para fazer a proposta acima.

 

– Restauração de Carnaval no Fogo, de Watson Macedo 

 

Histórico: em 2000 o CPCB realizou, em articulação com a Atlântida, um trabalho de prospecção para restauração do filme.  Como a análise do material prospectado somou apenas 90% do filme, a restauração não pode ser realizada na ocasião e o material prospectado foi entregue para a Atlântida e, atualmente encontra-se na Cinemateca Brasileira.

 

Fomos informados que há uma pendência da CGU com o material da Atlântida depositado naquela Cinemateca, que impede sua retirada ou qualquer ação com o mesmo.

 

Já foram feitas inúmeras tentativas para retirar esse material, inclusive reunião com o Secretário Pola Ribeiro em Ouro Preto, mas até o momento não houve avanços.  Francisco Moreira –  embora morando no Rio, estava trabalhando durante a semana em São Paulo –   e também tinha estado na Cinemateca, com esse objetivo.

 

Situação atual:

 

O projeto está paralisado  em face da morte de Francisco Sérgio Moreira e a não localização da cópia em 16mm – que havia sido adquirida com recursos próprios por Carlos Augusto Brandão, diretor do CPCB e fundamental para restauração do filme.

A cópia estava com Francisco Moreira e, desde seu falecimento em janeiro/ 2016,  o CPCB tem envidado esforços e providências – sem sucesso – para  localizar a cópia e dar continuidade ao projeto.

 

Uma delas  foi uma consulta à Cinemateca Brasileira. Conforme os e-mails  trocados, um pouco antes do seu falecimento, Chico nos informou que  houve uma reunião na Cinemateca para tratar da restauração.

 

Posteriormente por telefone e e-mail, informou  que  conforme acertado na reunião, seria necessária a realização de testes com a cópia na Cinemateca Brasileira,  inclusive para melhor elaboração do orçamento pela Cinecolor, empresa onde estava trabalhando e que seria o Laboratório que restauraria o  filme.

 

O CPCB pediu também  ajuda na Lista da ABPA no sentido de obter alguma informação e/ou sugestão, igualmente sem sucesso.

 

A posição no CPCB é continuar essa busca.

Voltar ao Topo

RELATÓRIO DO CPCB 2019

I – PARTICIPAÇÃO NA CINEOP – Mostra de Cinema de Ouro Preto

 

Data: 05 a 10 de junho

 

Local: Ouro Preto

 

Solange Stecz  representou o CPCB no 10º Encontro Nacional de Arquivos da  14ª edição da CINEOP – que debateu o tema “A Regionalização e a Formação do Audiovisual Brasileiro”. e na reeleição da Diretoria para a Associação Brasileira de Preservação Audiovisual (ABPA)

 

O CPCB colaborou na organização do Case 1 cujo tema foi o filme “Rio da Dúvida”, de Joel Pizzini, analisado por Hernani Heffner, conservador-chefe da Cinemateca do MAM; o diretor Pizzini; Mauro Domingues, arquivista e especialista em Preservação Audiovisual; e Patrícia Civelli, diretora da Memória Civelli Produções e produtora de “Rio da Dúvida”.

 

A sessão do filme foi dedicada pelo cineasta Joel Pizzini, ao Diretor do CPCB Carlos Augusto Dauzacker Brandão, falecido em maio / 2019.

 

II –    52º FESTIVAL DE BRASÍLIA  – 41º ENCONTRO DO CPCB

22 de novembro a 01 de dezembro

 

Painel

 Data: 29.11.19 – sexta feira

Horário:  14h

Local:   Hotel   Grand Mercure Brasília Eixo Monumental – SHN Q 5 Bloco G – Asa Norte, Brasília –  Salão Jatobá

Sessão do filme e Painel

 A Importância da Preservação – Restauração de Aviso aos Navegantes, de Watson Macedo primeiro filme restaurado do Programa de Preservação do CPCB  em 1999.

15h – Sessão do filme Aviso aos Navegantes, de Watson Macedo

16:45 – Painel

– A importância da Preservação Fílmica   – Myrna Silveira Brandão –Jornalista, pesquisadora e Escritora

– Restauração de Aviso aos Navegantes – Mauro Domingues – Arquivista Especializado em Preservação Audiovisual – colaborador na restauração do filme com o restaurador Francisco Sérgio Moreira

 

22º Prêmio Marco Antônio Guimarães, concedido pelo CPCB no festival para o filme que melhor utilizar material de pesquisa do Cinema Brasileiro.

 

Nesta edição 2019, o Júri  escolheu o filme

 

“Chico Mendes, um Legado a Defender”, de João Inácio – DF

Justificativa

“Chico Mendes foi um ativista ambiental reconhecido internacionalmente.  Além de reconhecer esse fato, o CPCB reconhece  também a importância de dar o “Prêmio Marco Antônio Guimarães”  para o filme  “Chico Mendes, um Legado a Defender”, de João Inácio,  por ser uma obra  que – utilizando material de pesquisa do Cinema Brasileiro – contribui para imortalizar a memória e a  história de quem deu a vida por uma causa ambientalista, correta e socialmente justa”.

O Prêmio  (Troféu Candango) foi entregue por Mauro Domingues para o Diretor João Inácio, na  Cerimônia de Encerramento  na noite de 30 de novembro de 2019.

 

E-mail de agradecimento do  diretor para o CPCB

De: Joao Inacio [mailto:contato@imaginacao.art.br]
Enviada em: domingo, 1 de dezembro de 2019 15:59
Para: Mcbrandone
Cc: maurodomingues@gmail.com
Assunto: Re: RES: Chico Mendes, um Legado a Defender”, de João Inácio no Festival de Brasília

Olá, Myrna e Mauro, boa tarde.

Não poderia deixar de voltar aqui pra agradecer o reconhecimento que muito me honrou.Que venham muitos outros festivais de Brasília e que em todos o CPCB se faça presente, pois prêmios como esse valorizam sobremaneira um importante e invisível aspecto dos documentários que é a pesquisa.

MUITO obrigado!  Com carinho,

Joao Inacio

Diretor
Imaginacao Filmes e Artes Audiovisuais Ltda
www.imaginacao.art.br

 

III – SESSÃO DE “É UM CASO DE POLICIA” 

 

Apoio do CPCB para a sessão e divulgação do filme dirigido por Carla Civelli.

12 de novembro às 19h – no Cine Art UFF – durante o  Arquivo em Cartaz

 

III –  21º FESTIVAL DO RIO   /   21º ENCONTRO DO CENTRO DE PESQUISADORES DO CINEMA BRASILEIRO

 

Programação  

Data: 17.12.19 – terça feira

Horário:  14h

Local: MAM – Avenida Infante Dom Henrique, 85 – Parque do Flamengo

Abertura:

Ilda Santiago – Diretora do Festival do Rio

Ricardo Cota – Curador do MAM

José Quental – Programador do MAM

Exibição do filme Aviso aos Navegantes, de Watson Macedo

Painel: Restauração de Aviso aos Navegantes, primeiro filme restaurado pelo CPCB em 2000.   Centenário de Watson Macedo

Participantes:

– A importância da  Preservação  – Marília Franco –  Professora da ECA/USP, pesquisadora, escritora

– Aviso aos Navegantes na obra de Watson Macedo – João Luiz Vieira – Professor da UFF, pesquisador, escritor

– Restauração de Aviso aos Navegantes –  Mauro Domingues – Arquivista Especializado em Preservação Audiovisual. Co restaurador com Francisco Sérgio Moreira de Aviso aos Navegantes.

– Moderadora:   Myrna Silveira Brandão – Pesquisadora,  jornalista, escritora

 

Assembleia do CPCB

Durante o Festival do Rio, ocorreu em 17.12.19 às 13h, nas dependências do MAM,  a Assembleia do CPCB para substituição do diretor Carlos Augusto Dauzacker Brandão (falecido em maio / 2019) por Mauro Domingues de Sá.

A sessão foi presidida por João Luiz Vieira, Presidente do Conselho Consultivo do CPCB e secretariada por Mauro Domingues de Sá.  A Ata da Assembleia foi encaminhada por Myrna Brandão para o Registro Civil de Pessoas Jurídicas (RCPJ) – do Rio de janeiro para as providências cabíveis.

A Assembleia foi antecedida de uma reunião de alinhamento das atividades do CPCB, no ensejo inclusive da presença no Rio de Marília Franco e Solange Stecz. Myrna iniciou a reunião fazendo um relato dos principais acontecimentos relativos ao Centro em 2019, quais sejam: por sugestão de Marília Franco,  indicação para o FIAF Award / 2020 da Preservacionista e Produtora Alice Gonzaga; aprovação da inscrição do CPCB no Congresso da FIAF a ser realizado no México em abril de 2020 com o tema: La preservación y Desastres de  Naturaleza Política – e composta por João Luiz Vieira, Marília Franco, Mauro Domingues e Solange Stecz.

A seguir, Myrna informou que o CPCB encerrou 2019  com sua situação jurídica e financeira em dia e solicitou aprovação para formalizar a indicação de Tiago Ribeiro Lima Pessanha como Coordenador do Núcleo-RJ. Lembrou que Tiago é Professor de Cinema para estagiários da PUC e edita um site para apoiar o Cinema Brasileiro. Entre outros apoios, realizou um forte protesto a favor da Cinemateca Brasileira com depoimentos de preservacionistas e cineastas. Além disso, em face da relevância que o CPCB se aproxime de Universidades, é importante a inclusão da PUC nesse contexto, a exemplo da  aproximação já existente com a USP (Marília Franco), UFPR  (Solange Stecz) e  UFF (João Luiz Vieira).  A formalização da indicação foi aprovada por todos, tendo João Luiz reforçado a importância da articulação do CPCB com Universidades.

 

 

IV  – PARTICIPAÇÃO NO PROGRAMA MEMÓRIA DO MUNDO DA UNESCO E O PATRIMÔNIO DOCUMENTAL BRASILEIRO

Solange Stecz  representa os arquivos audiovisuais no MOW Brasil.

 

V – APOIO

 

Carta de apoio para  Marise Farias – Coordenadora do Projeto de Restauração da Obra de Roberto Farias – em 15 de janeiro de 2019.

 

 

VI  – PARCERIAS INTERNACIONAIS

 

 

1 – FIAF – Federação Internacional dos Arquivos de Filmes

 

O CPCB manteve sua condição de integrante do Grupo FIAF – mediante pagamento da anuidade devida à Federação e participação em várias de suas atividades, quais sejam:

– Indicação para o FIAF AWARD / 2020.  Como integrante do Grupo FIAF, o CPCB indicou a Preservacionista e Produtora Alice Gonzaga para o FIAF AWARD 2020 (sugestão de Marília Franco, vice Presidente do CPCB) .

 

– Colaboração na divulgação dos fatos e eventos da Federação

 

–  Boletim Online da FIAF  (Federação Internacional de Arquivo de Filmes).

Texto do CPCB publicado em 19.12.19

Center for Researchers of Brazilian Cinema (CPCB) has among its objectives the Film Preservation. In 1999, the Center began its Film Restoration Program. The first title restored was Watson Macedo’s classic “Aviso aos Navegantes”, 1950. The director would complete  his centenary of birth (1919/2019).

To celebrate both dates, the CPCB will hold sessions with “Aviso aos Navegantes” followed by Panel on the restoration of the film and Macedo’s work, pioner of “Chanchada”, the important movement in Brazilian Cinema. The events will take place at the Brasília Film Festival (November) and Rio Film Festival (December).

 

– Inscrição do CPCB para participar do próximo Congresso da FIAF a ser realizado no México em abril de 2020

 

Proposta de Painel

 

Marília Franco – La Preservación Empieza en la Producción

Doctora in Educación.  Professora  de ECA – Escuela de Comuniccaciones y Artes – USP – Universidad de São Paulo

CTR – Departamento Cine y Radio

PROLAM – Programa Interunidades para Estudios Latinoamericanos – USP

Professor PPGArtes – UNESPAR-PR

 

João Luiz Vieira – La preservación y desastres de  naturaleza política

Doctor en Estudios Cinematográficos – Universidad de Nueva York (1984).  Postdoctor en el Departamento de Estudios de Cine y Televisión de la Universidad de Warwick, Inglaterra (1997). Profesor del Departamento de Cine y Video y Coordinador del Programa de Posgrado en Comunicación de la Universidad Federal Fluminense.

 

Mauro Domingues – Preservación Audiovisual

Archivero y Fotógrafo – especializado en preservación y restauración audiovisual

 

Solange Stecz  – Moderadora

Doctora en Educación.  Membro do Comitê MOW BRasil representante dos arquivos audiovisuais.  Responsável pela Disciplina Cultura da Preservação no Curso de Cinema da Universidade Estadual do Paraná. Coordenadora do Programa de Pós Graduação em Artes da Universidade Estadual do Paraná.  – Integra el Comité MOW Brasil representante de l00 archivos audiovisuales. Responsable de la disciplina de cultura de preservación en el curso de cine y Coordinadora del Programa de Posgrado en Artes de la Universidad Estatal de Paraná.

 

2 – Cinemateca Portuguesa

 

Entendimentos com a Cinemateca Portuguesa  para tentar a localização de uma cópia de Carnaval no Fogo, de Watson Macedo (cópia em 35mm, 16mm ou qualquer outro suporte)

 

 

3 – FESTIVAL DE BERLIM

 

 

– Projeto Talent Campus do Festival de Berlim

 

O Festival de Berlim desenvolve um programa denominado Talent Campus  – são selecionados cerca de 300 jovens no mundo todo (do Brasil inclusive) e durante 15 dias eles recebem aulas / palestras / fazem trabalhos, etc.  – ministrado por nomes destacados da área do cinema, entre outros,  Martin Scorsese, Steven Spielberg,  Walter Salles, que fazem isso gratuitamente.

Numa edição recente,  300 jovens (14 do Brasil) foram escolhidos de 137 países, para as áreas de direção (132), produção (63), atuação (17), roteiro (10), fotografia (20), edição (15), cenografia (12), crítica (8), vendas e distribuição (9), som (6), e trilha sonora (8).

Conforme acima, são contempladas inúmeras áreas do cinema, mas não está incluída a de preservação.

Após contato preliminar realizado em Berlim,  o  CPCB enviou carta para Mr. Florian Weghorn –  Program Manager Talent Campos – com sugestão da inserção da área de Preservação nas próximas edições do Talent Campus.  Ele ficou de analisar e propôs um encontro presencial no próximo festival. O CPCB concordou e se colocou à disposição para fundamentar e ajudar na consecução da medida.

 

Observação: Myrna Brandão não estava em Berlim como Presidente do CPCB, mas sim como jornalista, para cobertura do Festival, trabalho que realiza desde 2004. Mas aproveitou sua estada no Festival para fazer a proposta acima para o Festival.

 

 

 

VII  – AGRADECIMENTOS

 

– Ao Crítico, Pesquisador, Escritor e integrante  do Conselho Consultivo do CPCB Carlos Alberto Mattos,  por sua colaboração na edição e atualização do Site do Centro.

 

– Ao CINEOP, Festival de Brasília e Festival do Rio pela manutenção do Encontro Anual do CPCB em suas grades.

 

 

VIII  – SITUAÇÃO JURÍDICA E FINANCEIRA 

 

O CPCB encerrou  2019  com sua situação jurídica e financeira em dia (CNPJ, Alvará, Imposto de Renda, Balancete, Pagamentos da FIAF, CBC, Site, etc.).

 

 

IX  – PENDENTES

 

1 – Cópia em DCP de Aviso aos Navegantes

 

O CPCB  está tentando a elaboração de uma  cópia em DCP do filme Aviso aos Navegantes, de Watson Macedo, que foi restaurado pelo Centro (e possui cópia em 35mm depositada no Arquivo Nacional). Como Watson Macedo completaria 100 anos em 2019, a ideia é ter uma cópia em DCP  para exibição em Festivais e Mostras neste ano. Os entendimentos estão sendo  intermediados por Mauro Domingues com Alexandre Rocha, gerente da Afinal Filmes.

Posição: elaboração de orçamento

 

2 – Restauração de Carnaval no Fogo, de Watson Macedo 

 

Histórico: em 2000 o CPCB realizou, em articulação com a Atlântida, um trabalho de prospecção para restauração do filme.  Como a análise do material prospectado somou apenas 90% do filme, a restauração não pode ser realizada na ocasião e o material prospectado foi entregue para a Atlântida e, atualmente encontra-se na Cinemateca Brasileira.

 

Fomos informados que há uma pendência da CGU com o material da Atlântida depositado naquela Cinemateca, que impede sua retirada ou qualquer ação com o mesmo.

 

Já foram feitas inúmeras tentativas para retirar esse material, inclusive reunião com o Secretário Pola Ribeiro em Ouro Preto, mas até o momento não houve avanços.  Francisco Moreira –  embora morando no Rio, estava trabalhando durante a semana em São Paulo –   e também tinha estado na Cinemateca, com esse objetivo.

 

Situação atual:

 

O projeto está paralisado  em face da morte de Francisco Sérgio Moreira.

A cópia em 16mm – que havia sido adquirida com recursos próprios por Carlos Augusto Brandão, diretor do CPCB e fundamental para restauração do filme – estava em seu poder e, desde seu falecimento em janeiro/ 2016m o CPCB tem envidado esforços e providências – sem sucesso – para  localizar a cópia e dar continuidade ao projeto.

 

Uma delas  foi uma consulta à Cinemateca Brasileira. Conforme os e-mails  trocados, um pouco antes do seu falecimento, Chico nos informou que  houve uma reunião na Cinemateca para tratar da restauração.

 

Posteriormente por telefone e e-mail, informou  que  conforme acertado na reunião, seria necessária a realização de testes com a cópia na Cinemateca Brasileira,  inclusive para melhor elaboração do orçamento pela Cinecolor, empresa onde estava trabalhando e que seria o Laboratório que restauraria o  filme.

 

O CPCB pediu também  ajuda na Lista da ABPA no sentido de obter alguma informação e/ou sugestão, igualmente sem sucesso.

 

A posição no CPCB é continuar essa busca.

 

X – OUTROS

 

Embora não tenha sido uma ação do CPCB, julgamos importante registrar neste relatório a indicação do MAM para receber o Prêmio Preservação 2019 conforme descrito abaixo:

Prêmio Preservação no Grande Prêmio do Cinema Brasileiro concedido pela Academia Brasileira de Cinema, criado em 2008 por solicitação dos sócios da Academia como pessoas físicas – Carlos Augusto Dauzacker Brandão e Myrna Silveira Brandão.

Nessa condição de sócios pessoas físicas,  Carlos Augusto e Myrna propuseram  o MAM para receber o Prêmio em 2019, sugestão que foi aceita pela Academia. O troféu  foi entregue para o MAM – representado por Ricardo Cota e Hernani Heffner na Cerimônia de Premiação.

Voltar ao Topo

2018

RELATÓRIO DO CPCB – 2018

 

I – REUNIÃO NA CINEMATECA BRASILEIRA

Data: 16 de maio – Local: São Paulo – Cinemateca Brasileira com o setor audiovisual

Marília Franco e Solange Stecz atenderam ao convite para conhecer as novas diretrizes a serem implantadas para melhorar o relacionamento entre a instituição e o setor audiovisual.

A reunião foi  aberta ao setor audiovisual. Estiveram presentes cineastas, fotógrafos, produtores, produtores, pesquisadores, profissionais da área de preservação.

O Encontro foi coordenado por Fernando Veloso, diretor geral da Associação de Comunicação Educativa Roquette Pinto / ACERP

 

II – PARTICIPAÇÃO NA CINEOP – Mostra de Cinema de Ouro Preto

Data: 13 a 18 de junho – Local: Ouro Preto

Marília Franco representou o CPCB no Encontro de Arquivos da  13ª edição da CINEOP e na Eleição que escolheu uma nova Diretoria para a Associação Brasileira de Preservação Audiovisual (ABPA)

 

III –    51º FESTIVAL DE BRASÍLIA  – 40º ENCONTRO DO CPCB

 

Homenagem a Lucy Barreto e Luiz Carlos Barreto

Data: 18 de setembro de  2018 – Horário: 14:00

Painel

A Preservação começa na Produção

Participantes: Marília Franco – Professora da USP,  Vice-Presidente do CPCB e criadora do lema   – “A Preservação começa na Produção”

Antonio Laurindo dos Santos Neto – Coordenador de Documentos Audiovisuais e Cartográficos do Arquivo Nacional – a Obra de Lucy Barreto e Luiz Carlos Barreto

Affonso Beato  – Fotógrafo e Produtor

Observação: Luiz Carlos Barreto e Lucy Barreto precisaram retornar ao Rio por motivos de saúde e não puderam participar do Painel.  O fotógrafo Affonso Beato foi convidado para compor a Mesa. Posteriormente, foi entregue a Placa de Homenagem do CPCB e do Festival de Brasília para Luiz Carlos e Lucy.

Prêmio Marco Antônio Guimarães, concedido pelo CPCB no festival para o filme que melhor utilizar material de pesquisa do Cinema Brasileiro.

Nesta edição 2018, o Júri, presidido por Marília Franco, foi constituído  por:

– Marília Franco –  Professora da USP, Pesquisadora e Vice-Presidente do CPCB

– Antonio Laurindo dos Santos Neto –  Arquivista.  Coordenador de Documentos Audiovisuais e Cartográficos do Arquivo Nacional

–  Hernani Heffner – Conservador-Chefe da Cinemateca do MAM

O Júri escolheu o filme “O Outro Lado da memória”, com a seguinte justificativa:

“O outro lado da memoria” de André Luiz Oliveira nos mostra, em 360 graus, os incontáveis méritos da preservação das imagens e dos sons em movimento. Ao recuperar os fragmentos de seu sonho interrompido, amplia aos mais altos voos poéticos o projeto que nunca abandonou, comprovando o que diz Walter Carvalho no início do filme: “a memória é aquilo que está distante de você, mas nunca te abandona”.

O Prêmio  (Troféu Candango) foi entregue na  Cerimônia de Encerramento  no dia 23 de setembro de 2018.

 

IV –  20º FESTIVAL DO RIO   /   20º ENCONTRO DO CENTRO DE PESQUISADORES DO CINEMA BRASILEIRO

Mesa de Preservação – Filme: “Rio da Dúvida”, de Joel Pizzini

Local:  MAM – RJ – Data: 03 de novembro – sábado – Horário:  17h

Abertura: Ilda Santiago (Festival do Rio) e Myrna Brandão (CPCB)

Participantes:

Patrícia Civelli – Diretora da Memória Civelli Produções – Produtora do filme

Joel Pizzini – Cineasta – Diretor de “Rio da Dúvida”

Mario Cesar Cabral – Produtor e Roteirista

Mauro Domingues – Consultor Técnico para os materiais de arquivo do filme

Luis Abramo – Diretor de Fotografia do filme

Moderadora:  Marília Franco – Vice-Presidente do CPCB – Professora da USP/ECA

 

“Rio da Dúvida”– Um Guardião da memória” –  (Texto do CPCB  publicado no Catálogo do Festival).

 

Entre todas as artes, o cinema talvez seja a que mais expressa a nossa herança cultural e a que permite assumir nossa identidade em todas as suas formas. Através dos filmes podemos, em tese, revisitar qualquer época, fato histórico ou momento importante do nosso passado como povo e como nação.

Dessa forma, preservar a nossa memória fílmica, além de ser um fator de soberania, é uma ação fundamental para se traçar a trajetória e conhecer a história da construção da identidade cultural brasileira.

Paralelamente, é cada vez maior a força dos documentários para realizar essa ação preservacionista, registrando fatos históricos, biografias e acontecimentos relevantes através de inúmeros filmes com imagens de arquivo.  Esse é o caso de “Rio da Dúvida”, dirigido por Joel Pizzini e produzido pela Barra Filmes /Memória Civelli.

O filme tem raridades  de mais de 100 anos e  o maior acervo de imagens de arquivo etnográfico em nível de importância e antiguidade como o Ritual Bororo (1917) – que foi recentemente considerado como o primeiro filme etnográfico do mundo – além de um sobrevoo da Baía de Guanabara, datado de 1900.

O incêndio recente do Museu Nacional tornou “Rio da Dúvida”, ainda mais relevante,  já que material do acervo perdido no sinistro está registrado no documentário. Entre outros,  a Expedição Roosevelt-Rondon, com fundamentos científicos, arquivos das linguagens indígenas, arcos, flechas e outros itens  que estavam lá preservados por anos e que agora só poderão ser vistos no filme.

Com essa assertiva em mente, o  Festival do Rio e o Centro de Pesquisadores do Cinema Brasileiro (CPCB), farão nesta edição uma Mesa de Preservação que focará a importância do filme, não só para o cinema, mas também para a ciência, para a história e para nossa memória cultural.

 

V – FESTIVAL DE ARUANDA

Data: 06.12.18 – Local: João Pessoa

Homenagem do CPCB ao jornalista, pesquisador e escritor paraibano Wills Leal que recebeu o Troféu Memória Viva de Cinema PB da Profa.  Dra. Marília Franco, da Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (ECA-USP)

 

VI – 11.12.18 – HOMENAGEM A VALÊNCIO XAVIER

Evento em memória aos dez anos da morte de Valêncio Xavier.  Presença da família (filha Ana e viúva Luci Niculitcheff.  Foi entregue placa de homenagem.

 

VII – PARTICIPAÇÃO NO PROGRAMA MEMÓRIA DO MUNDO DA UNESCO E O PATRIMÔNIO DOCUMENTAL BRASILEIRO

Solange Stecz  representa os arquivos audiovisuais no MOW Brasil. Participação   em reuniões de trabalho e na seleção dos projetos nominados para 2018.

 

VIII – PARTICIPAÇÃO DO PROGRAMA IBERMEMÓRIA

Participação  em taller/estancia no  Laboratório de Restauración Digital Elena Sánchez Valenzuela da Cineteca Nacional de México, no período de 12 de outubro a 15 de novembro de Solange Straube Stecz e Priscila Pacheco dos Santos.  Para digitalização do filme Jacarezinho a cidade Rainha do Norte do Paraná(BR,1947), Integra o projeto Cine: Modernidad y memoria, taller/estancia para la preservación digital de materiales no ficción latinoamericanos, coordenado por Fernando Osório de Alarcón (México), vencedor na categoria preservação da da I Convocatoria (2018) do Programa  Ibermemoria Sonora y Audiovisual. Solange e Priscila foram as únicas  representes do Brasil no projeto.

 

IX – PARTICIPAÇÃO EM  EVENTOS NACIONAIS E INTERNACIONAIS COM TRABALHOS SOBRE PRESERVAÇÃO  AUDIOVISUAL.

Solange Stecz está realizando  com a pesquisadora uruguaia  Julieta Keldjian Etchessarry  da Universidade Católica do Uruguai estudo comparado  dos filmes Paysandú: Bella y Heroica ciudad del litoral, dos anos 1940, e Jacarézinho, a cidade rainha do norte do Paraná(1947)

As primeiras conclusões do estudo foram apresentadas nos seguintes eventos científicos:

http://alaic2018.ucr.ac.cr/sites/default/files/2018-07/GI_1%283%20de%20julio%29.pdf

 

X -  PROJETO DE RESTAURAÇÃO DIGITAL DO  FILME “PATRIA REDIMIDA”

Filme de João Baprtista Groff (1930), em parceria com Sambaqui Cultural/ Joana Nin e Adenilson Muri Cunha.  Projeto de Solange S Stecz.

 

XI – APOIOS

1 – “Rio da Dúvida”, de Joel Pizzini –  Carta para a Caixa Econômica objetivando patrocínio – expondo a relevância do filme para a preservação e conceituação histórica de materiais de arquivo e, consequentemente, para a memória cultural brasileira.

2 – Restauração da Obra de Roberto Farias.  Carta  para a Petrobras através da Produtora Marise Farias, Coordenadora do Projeto  (dezembro / 2018), expondo a importância dos filmes do cineasta para o Cinema Brasileiro – e para a memória cultural brasileira –  e a necessidade urgente da restauração de sua obra, ameaçada de perda.

3 – TV Globo (Núbia)  – apoio para o programa Domingão do Faustão – no Quadro Show dos Famosos onde artistas homenageiam grandes nomes da música. Uma das artistas homenageadas  foi Dalva de Oliveira, que canta Estrela do Mar no filme “Tudo Azul”, de Moacyr Fenelon, restaurado pelo CPCB.  O CPCB apoiou a iniciativa intermediando os detentores Regina Berardo e Anita Berardo (08/05.2018)

 

XII – PARCERIAS INTERNACIONAIS

1 – FIAF – Federação Internacional dos Arquivos de Filmes

O CPCB manteve sua condição de integrante do Grupo FIAF – mediante pagamento da anuidade devida à Federação e participação em várias de suas atividades, quais sejam:

– Indicação para o FIAF AWARD / 2019.  Como integrante do Grupo FIAF, o CPCB indicou a Preservacionista e Produtora Alice Gonzaga para o FIAF AWARD 2019 (sugestão de Marília Franco, vice Presidente do CPCB) .

– Colaboração na divulgação dos fatos e eventos da Federação

–  Boletim Online da FIAF  (Federação Internacional de Arquivo de Filmes).

Texto do CPCB publicado em 19.12.18

“Rio da Dúvida”, the  Memory’s Keeper

 A Preservation Panel with the film “Rio da Dúvida” was theme of The Researchers Center of Brazilian Cinema (CPCB)’s meeting at this year’s Rio Film Festival.

 The film – an icon of preservation with very rare images – recreates, after a century, the Scientific Expedition in the Pantanal and Amazon Rainforest, commanded by Brazilian Marechal Rondon with American President Theodore Roosevelt.

 The Panel, moderated by Teacher and Researcher Marília Franco, was composed by Director Joel Pizzini, the Producers Patrícia Civelli and Mario Marques, the Photographer Luis Abramo and the  Consultor of Archive’s Images Mauro Domingues.

2 – Cinemateca Portuguesa

Entendimentos com a Cinemateca Portuguesa  para tentar a localização de uma cópia de Carnaval no Fogo, de Watson Macedo (cópia em 35mm, 16mm ou qualquer outro suporte)

 

3 – FESTIVAL DE BERLIM

– Projeto Talent Campus do Festival de Berlim

O Festival de Berlim desenvolve um programa denominado Talent Campus  – são selecionados cerca de 300 jovens no mundo todo (do Brasil inclusive) e durante 15 dias eles recebem aulas / palestras / fazem trabalhos, etc.  – ministrado por nomes destacados da área do cinema, entre outros,  Martin Scorsese, Steven Spielberg,  Walter Salles, que fazem isso gratuitamente.

Numa edição recente,  300 jovens (14 do Brasil) foram escolhidos de 137 países, para as áreas de direção (132), produção (63), atuação (17), roteiro (10), fotografia (20), edição (15), cenografia (12), crítica (8), vendas e distribuição (9), som (6), e trilha sonora (8).

Conforme acima, são contempladas inúmeras áreas do cinema, mas não está incluída a de preservação.

Após contato preliminar realizado em Berlim,  o  CPCB enviou carta para Mr. Florian Weghorn –  Program Manager Talent Campos – com sugestão da inserção da área de Preservação nas próximas edições do Talent Campus.  Ele ficou de analisar e propôs um encontro presencial no próximo festival. O CPCB concordou e se colocou à disposição para fundamentar e ajudar na consecução da medida.

Observação: Myrna Brandão não estava em Berlim como Presidente do CPCB, mas sim como jornalista, para cobertura do Festival, trabalho que realiza desde 2004. Mas aproveitou sua estada no Festival para fazer a proposta acima para o Festival.

– Divulgação e cobertura no Festival de Berlim dos filmes brasileiro: “Estou me Guardando para quando o Carnaval Chegar”, de Marcelo Gomes;  “Espero tua (re) volta”, de Eliza Capai; “Greta”, de Helvécio Marins; “Chão”, de Camila Freitas.   “Divino Amor”, de Gabriel Mascaro no Festival de Berlim e também no  Festival de Sundance (Park City, Utah, EUA) e Festival de Berlim.

 

 XIII – AGRADECIMENTOS

 – Ao Crítico, Pesquisador, Escritor e integrante  do Conselho Consultivo do CPCB Carlos Alberto Mattos,  por sua colaboração na edição e atualização do Site do Centro.

– Ao CINEOP, Festival de Brasília e Festival do Rio pela manutenção do Encontro Anual do CPCB em suas grades.

 

XIV – SITUAÇÃO JURÍDICA E FINANCEIRA 

O CPCB encerrou  2019  com sua situação jurídica e financeira em dia (CNPJ, Alvará, Imposto de Renda, Balancete, Pagamentos da FIAF, CBC, Site, etc.).

 

XV – PENDENTES

1 – Cópia em DCP de Aviso aos Navegantes

O CPCB  está tentando a elaboração de uma  cópia em DCP do filme Aviso aos Navegantes, de Watson Macedo, que foi restaurado pelo Centro (e possui cópia em 35mm depositada no Arquivo Nacional). Como Watson Macedo completaria 100 anos em 2019, a ideia é ter uma cópia em DCP  para exibição em Festivais e Mostras neste ano. Os entendimentos estão sendo  intermediados por Mauro Domingues com Alexandre Rocha, gerente da Afinal Filmes.

Posição: elaboração de orçamento

2 – Restauração de Carnaval no Fogo, de Watson Macedo 

Histórico: em 2000 o CPCB realizou, em articulação com a Atlântida, um trabalho de prospecção para restauração do filme.  Como a análise do material prospectado somou apenas 90% do filme, a restauração não pode ser realizada na ocasião e o material prospectado foi entregue para a Atlântida e, atualmente encontra-se na Cinemateca Brasileira.

Fomos informados que há uma pendência da CGU com o material da Atlântida depositado naquela Cinemateca, que impede sua retirada ou qualquer ação com o mesmo.

Já foram feitas inúmeras tentativas para retirar esse material, inclusive reunião com o Secretário Pola Ribeiro em Ouro Preto, mas até o momento não houve avanços.  Francisco Moreira –  embora morando no Rio, estava trabalhando durante a semana em São Paulo –   e também tinha estado na Cinemateca, com esse objetivo.

Situação atual:

O projeto está paralisado  em face da morte de Francisco Sérgio Moreira.

A cópia em 16mm – que havia sido adquirida com recursos próprios por Carlos Augusto Brandão, diretor do CPCB e fundamental para restauração do filme – estava em seu poder e, desde seu falecimento em janeiro/ 2016m o CPCB tem envidado esforços e providências – sem sucesso – para  localizar a cópia e dar continuidade ao projeto.

Uma delas  foi uma consulta à Cinemateca Brasileira. Conforme os e-mails  trocados, um pouco antes do seu falecimento, Chico nos informou que  houve uma reunião na Cinemateca para tratar da restauração.

Posteriormente por telefone e e-mail, informou  que  conforme acertado na reunião, seria necessária a realização de testes com a cópia na Cinemateca Brasileira,  inclusive para melhor elaboração do orçamento pela Cinecolor, empresa onde estava trabalhando e que seria o Laboratório que restauraria o  filme.

O CPCB pediu também  ajuda na Lista da ABPA no sentido de obter alguma informação e/ou sugestão, igualmente sem sucesso.

A posição no CPCB é continuar essa busca.

Voltar ao Topo

2017

I – PARTICIPAÇÃO NA 15ª SEMANA NACIONAL DE MUSEUS

Data: 19 de maio de 2017 –  sexta feira
Local: Centro Sebrae de Referência do Artesanato Brasileiro – CRAB

Programação:

Palestra sobre o filme “Narradores de Javé”, de Eliane Caffé.
Tema: Museus e Histórias Controversas: dizer o indizível em Museus.
Questão norteadora do debate: Quais outras histórias precisam ser lembradas?

Palestrantes:
Lídia Silva de Freitas – Professora da UFF
Myrna Silveira Brandão – Presidente do CPCB

II – PARTICIPAÇÃO NA CINEOP – Mostra de Ouro Preto

Data: 21 a 26 de junho
Local: Ouro Preto
A Vice-Presidente Marília Franco e a Diretora Solange Stecz representaram o CPCB no Encontro de Arquivos da  12ª edição da CINEOP.
O CPCB apoiou e esteve presente na sessão de “É um Caso de Polícia”, de Carla Civelli no histórico Cine Vila Rica, além de redigir o texto para o Catálogo.

III – FESTIVAL DE BRASÍLIA DO CINEMA BRASILEIRO – ENCONTRO ANUAL DO CPCB
Data: 22 de setembro – sexta feira
Local: Cine Brasília
Sessão de especial de “A Hora da Estrela”, de Susana Amaral, restaurado pelo CPCB.
A sessão foi seguida de debate com os seguintes participantes.

Susana Amaral – Cineasta
Marcélia Cartaxo – atriz protagonista do filme
Solange Stecz – Diretora do CPCB e membro do Comitê MOWBrasil,
Mediação – Maria do Rosário Caetano – Jornalista

Prêmio Marco Antônio Guimarães, concedido pelo CPCB no festival para o filme que melhor utilizar material de pesquisa do Cinema Brasileiro.

Presidente do Júri: Solange Stecz
Filme vencedor:  “Construindo Pontes”, de Heloisa Passos

IV – FESTIVAL DO RIO – ENCONTRO ANUAL DO CPCB

Data:  12 de outubro – quinta feira
Horário:  10h
Local:  MAM – Avenida Infante Dom Henrique, 85 – Parque do Flamengo
Encontro do CPCB, realizado em articulação com o Festival e o MAM, prestou Homenagem a Roberto Farias pelos 60 anos de sua estreia como diretor com “Rico Ri à Toa” (1957) restaurado pelo CPCB.
Painel:
Abertura – Ilda Santiago – Diretora do Festival do Rio
O Olhar dos Realizadores – Luiz Carlos Barreto – Produtor, Fotógrafo, Escritor
O Olhar do Diretor – Roberto Farias – Cineasta
O Olhar sobre a Obra  – Hernani Heffner – Curador Adjunto – Conservador Chefe da Cinemateca do MAM
O Olhar da Preservação – Myrna Silveira Brandão – Presidente do CPCB
O CPCB entregou uma Placa de Homenagem a Roberto Farias pelos 60 anos de carreira e sua contribuição para o Cinema Brasileiro.

V – PARTICIPAÇÃO NO PROGRAMA MEMÓRIA DO MUNDO DA UNESCO E O PATRIMÔNIO DOCUMENTAL BRASILEIRO

Data: 03 e 04 de outubro
Local: Escola de Ciências da Informação – ECI da Universidade Federal de Minas Gerais
Seminário promovido pelo Comitê MoWBrasil da Unesco

Programação
Abertura: Palestra de Ray Edmondson e lançamento da terceira edição revisada de seu livro “Arquivística Audiovisual: filosofia e princípios”, publicado pela UNESCO e traduzido pelo Presidente da ABPA, Carlos Roberto de Souza, que esteve presente ao evento.

Painel – Arquivos Audiovisuais
Coordenação: Solange Stecz – membro do Comitê MOWBrasil, Diretora do CPCB e membro da ABPA
Participantes:
– Marília Franco (USP, Vice-Presidente do CPCB e membro da ABPA)
– Antonio Laurindo dos Santos Neto (Arquivo Nacional e ABPA)
– Fernanda Elisa Costa Paulino Resende  (ABPA)
– Luiz Henrique Assis Garcia – UFMG

V – PRÊMIO OUTORGADO AO CPCB PELO ARQUIVO NACIONAL E A UNIVERSO PRODUÇÕES
Data: 04.12.2017  (durante a realização do evento “Arquivo em Cartaz”.
Horário: 20h
Local: Arquivo Nacional – Rio de Janeiro
Homenagem prestada pelo Arquivo Nacional e a Universo Produções ao CPCB, reconhecendo seu valor  para a história cultural do País.
O CPCB, representado por João Luiz Vieira e Myrna Brandão –  recebeu o Troféu  Batoque.
Constou também do tributo,  uma mostra de filmes no Cine Arte IFF, quando foram exibidos dois filmes restaurados pelo CPCB: “A Hora da Estrela”, de Suzana Amaral e “O Homem que Virou Suco”,  de João Batista de Andrade.

VI –  TEXTO NO “FIAF Bulletin Online”.

O CPCB tem um espaço no Boletim anual da FIAF, para publicar um texto sobre suas realizações.  Em 2017 foi publicado o texto abaixo:

International Film Festival of Archive Honors CPCB
The CPCB received a special tribute from the “Arquivo em Cartaz”, recognizing its value for the country’s cultural memory.  At the ceremony, which took place on December, 04, the CPCB received the “Troféu Batoque”.

“Arquivo em Cartaz – International Film Festival of Archive” is realized by the Universo Produção and Instituto Cultural Universo, in partnership with the Arquivo Nacional, main institution of archive in Brazil.

The event is a differentiated cultural enterprise in the circuit of shows and festivals, encouraging the production of scientific and cultural knowledge and disseminating Brazilian cinematographic collections in dialogue with other countries.

VII – INDICAÇÃO PARA O FIAF AWARD

Como integrante do Grupo FIAF, o CPCB indicou a Preservacionista e Produtora Alice Gonzaga para o FIAF AWARD 2018.

VIII – SITUAÇÃO JURÍDICA E FINANCEIRA 

O CPCB encerrou  2017  com sua situação jurídica e financeira em dia (CNPJ, Alvará, Imposto de Renda, Balancete, Pagamentos da FIAF, CBC, Site, etc.).

IX – DIVERSOS

Empréstimos

– Do filme “Menino de Engenho”  – cópia em DVCAM        – para Antonio Venâncio  e  Beto Brant com o objetivo de copiar imagens para o documentário “Pitanga” (autorizado previamente por Walter Lima Jr.)

– Do filme  “Narradores de Javé” – cópia em DVD – para exibição de cenas na 15ª Semana Nacional de Museus promovida pelo SEBRAE/CRAB (autorizado previamente por Eliane Caffé, mediante pedido encaminhado pelo CPCB).

Agradecimentos

– Ao Crítico, Pesquisador, Escritor e integrante  do Conselho Consultivo do CPCB Carlos Alberto Mattos,  por sua colaboração na edição e atualização do Site do Centro.
– Ao Arquivo Nacional e à Universo Produções pela Homenagem ao CPCB.
– Ao Festival de Brasília e Festival do Rio pela manutenção do Encontro Anual do CPCB em suas grades.

X – PROJETOS PREVISTOS PARA 2018 E EM ANDAMENTO

Projeto Talent Campus do Festival de Berlim

O Festival de Berlim desenvolve um programa denominado Talent Campus  – são selecionados cerca de 300 jovens no mundo todo (do Brasil inclusive) e durante 15 dias eles recebem aulas / palestras / fazem trabalhos, etc.  – ministrado por nomes destacados da área do cinema, entre outros,  Martin Scorsese, Steven Spielberg,  Walter Salles, que fazem isso gratuitamente.
Numa edição recente,  300 jovens (14 do Brasil) foram escolhidos de 137 países, para as áreas de direção (132), produção (63), atuação (17), roteiro (10), fotografia (20), edição (15), cenografia (12), crítica (8), vendas e distribuição (9), som (6), e trilha sonora (8).
São contempladas inúmeras áreas do cinema, mas não está incluída a de preservação.
Após contato preliminar realizado em Berlim,  o  CPCB enviou carta para Mr. Florian Weghorn –  Program Manager Talent Campos – com sugestão da inserção da área de Preservação nas próximas edições do Talent Campus.  Ele ficou de analisar e propôs um encontro presencial no próximo festival.
Observação: Myrna Brandão estava em Berlim, como jornalista, para cobertura do Festival, trabalho que realiza desde 2004.

Restauração de Carnaval no Fogo, de Watson Macedo 

Histórico: em 2000 o CPCB realizou, em articulação com a Atlântida, um trabalho de prospecção para restauração do filme.  Como a análise do material prospectado somou apenas 90% do filme, a restauração não pode ser realizada na ocasião e o material prospectado foi entregue para a Atlântida e, atualmente encontra-se na Cinemateca Brasileira.
Fomos informados que há uma pendência da CGU com o material da Atlântida depositado naquela Cinemateca, que impede sua retirada ou qualquer ação com o mesmo.
Já foram feitas inúmeras tentativas para retirar esse material, inclusive reunião com o Secretário Pola Ribeiro em Ouro Preto, mas até o momento não houve avanços.  Francisco Moreira –  embora morando no Rio, estava trabalhando durante a semana em São Paulo –   e também tinha estado na Cinemateca, com esse objetivo.
Situação atual:
O projeto ficou paralisado  em face da morte de Francisco Sérgio Moreira.
A cópia em 16mm – que havia sido adquirida com recursos próprios por Carlos Augusto Brandão, diretor do CPCB e fundamental para restauração do filme – estava em seu poder e, desde seu falecimento em janeiro/ 2016m o CPCB tem envidado esforços e providências – sem sucesso – para  localizar a cópia e dar continuidade ao projeto.
Uma delas  foi uma consulta à Cinemateca Brasileira. Conforme os e-mails  trocados, um pouco antes do seu falecimento, Chico nos informou que  houve uma reunião na Cinemateca para tratar da restauração.
Posteriormente por telefone e e-mail, informou  que  conforme acertado na reunião, seria necessária a realização de testes com a cópia na Cinemateca Brasileira,  inclusive para melhor elaboração do orçamento pela Cinecolor, empresa onde estava trabalhando e que seria o Laboratório que restauraria o  filme.
O CPCB pediu também  ajuda na Lista da ABPA no sentido de obter alguma informação e/ou sugestão, igualmente sem sucesso.
A posição no CPCB é continuar essa busca.

Título de Utilidade Pública para o CPCB

Myrna está desenvolvendo o processo para o CPCB ser considerado Entidade de Utilidade Pública Federal, o que lhe dará acesso a muitos benefícios, além do retorno social e político envolvido. Intermediado por Isaque Farizel, Diretor da Associação Brasileira de Recursos Humanos (ABRH-RJ), o projeto estava sendo encaminhado pela Deputada Estadual Ana Paula Relchuan.  Nesse sentido foi realizada uma reunião preliminar entre a Deputada Ana Paula, Isaque Farizel e o CPCB para posterior encaminhamento, que deveria ocorrer em janeiro.

Situação atual: em face do longo tempo para reunir os documentos necessários e as respectivas assinaturas exigidas, infelizmente o “time” para sua apresentação foi perdido.  Estamos aguardando que Isaque Farizel consiga um novo prazo para que ele possa ser reapresentado.

Restauração de Pátria Redimida, de João Baptista Groff

O projeto para restauração do filme deverá ser desenvolvido por Solange Stecz, Marília Franco e Joana Nin. Conforme acertado em reunião do CPCB durante o Festival do Rio, Solange o apresentará para busca de incentivo e patrocínio, como Coordenadora do Núcleo do Paraná e Diretora do CPCB (nos mesmos moldes que ocorreu quando Myrna Brandão era Coordenadora do Rio de Janeiro e desenvolveu o projeto para restauração de Aviso aos Navegantes).

Voltar ao Topo

2016

I – CINEOP –  Mostra de Ouro Preto

Marília Franco e Solange Stecz representaram o CPCB na 11ª edição da CINEOP (22 a27 de junho). Na programação foi prestada homenagem a Francisco Sérgio Moreira – restaurador de todos os filmes do CPCB – falecido em janeiro.

 

II – FESTIVAL DE BRASÍLIA

Seminário “O Legado de Francisco Sérgio Moreira”

Data: 25 de setembro. Horário: 10h

Local: Kubitschek Plaza Hotel, Salão Leopoldina

Painel em homenagem ao restaurador e montador Francisco Sérgio Moreira

A obra de Chico Moreira: Mauro Domingues – Coordenador-geral de Processamento e Preservação do Acervo do Arquivo Nacional

O trabalho de Restauração de Chico Moreira no CPCB:  Solange Straube Stecz – Diretora do Centro de Pesquisadores do Cinema Brasileiro

Exibição dos curtas-metragens

Brasília Ano 10, de Geraldo Sobral Rocha (um dos últimos filmes restaurados pelo Chico em 2015) Brasília, n.14, edição de José Silva (Cine Jornal da Novacap, da época da construção de Brasília. Restaurado pelo Chico e referenciado por Marco Antônio Guimarães em publicação do Arquivo Público do DF)

Formação do júri para concessão do Prêmio Marco Antônio Guimarães.

Agradecimentos: Geraldo Sobral Rocha e Arquivo Público do Distrito Federal.

Prêmio Marco Antônio Guimarães 2016

“Martírio”, de Vincent Carelli em colaboração com Ernesto de Carvalho e Tita

Membros do Júri – Solange Straube Stecz (CPCB/PR), João Luiz Vieira (CPCB/RJ), Marcos de Souza Mendes (CPCB/Brasília), João de Lima Gomes (CPCB/PB), Fernando Severo (Cineasta/PR)

 

III – FESTIVAL DO RIO

Sessão com o filme restaurado  “É um Caso de Polícia”, de Carla Civelli

Dia 10 de outubro – segunda feira – 18h – Cine Roxy – Copacabana

Painel – Memória Audiovisual como Patrimônio Cultural

               Conferência de Preservação Cinematográfica

Data:  10.10.16 – segunda feira. Horário: 10:30

Local: Av. Rui Barbosa, 762 – Flamengo

Abertura:  Ilda Santiago – Diretora do Festival do Rio, Myrna Brandão – Presidente do CPCB

Painel:

– A restauração de “É um Caso de Polícia” (1959),  de Carla Civelli

Patrícia Civelli – Diretora da Memória Civelli Produções Culturais

– A Preservação começa na Produção

Marília Franco – Professora de Cinema da USP, Vice-Presidente do CPCB, Diretora do Memorial da América Latina

– Moderador: Rafael de Luna – Pesquisador e Professor do Curso de Cinema e Audiovisual da UFF

Homenagem a Francisco Sérgio Moreira (In Memoriam)

Restaurador de “É um Caso de Polícia” 

 

IV – DIA MUNDIAL DA PRESERVAÇÃO  CINEMATOGRÁFICA – EVENTO NA UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE  

Cine Arte UFF – 27 de outubro de 2016

O Dia Mundial da Preservação Cinematográfica seria celebrado conforme programação abaixo – e foi tudo planejado para que o evento assim acontecesse – inclusive sua divulgação na FIAF (Federação Internacional dos Arquivos do Filme), de cujo Grupo o CPCB faz parte.

Na véspera, a Reitoria foi ocupada pelos estudantes e o evento precisou ser cancelado, conforme comunicado do Coordenador do Cine ARTE UFF, Paulo Máttar, e do Professor João Luiz Vieira, abaixo reproduzido:

“Lamento profundamente o cancelamento da programação. Teremos que desmobilizar os alunos envolvidos, avisar o monitor, enfim realizar uma série de providências que precisam ser tomadas de imediato.  Perdemos TODOS… especialmente o Cinema Brasileiro, a Preservação, o Público, os Alunos e os Professores”.

Programa (que seria apresentado)

Instituído pela UNESCO, o Dia Mundial da Preservação Cinematográfica celebra os esforços internacionais para a guarda, restauração e preservação do patrimônio audiovisual da humanidade.  Organizado pelo Departamento de Cinema e Vídeo da UFF em conjunto com o Centro de Pesquisadores do Cinema Brasileiro, Centro de Artes da UFF, Cinemateca do MAM, Memória Civelli Produções Culturais e o ex-aluno da Cinema da UFF e colecionador Márcio Melges.

15:00 – Projeção de “É um Caso de Polícia” (1959, dir. Carla Civelli, 82 min, filmado em 35mm. Cópia DCP), com Glauce Rocha, Sebastião Vasconcellos, Cláudio Corrêa e Castro, Jorge Loredo, Oswaldo Loureiro.

16:30 – Debate sobre o filme, sua restauração e o papel importante da diretora Carla Civelli no cinema brasileiro. Homenagem a Francisco Sérgio Moreira. Com a participação de Patrícia Civelli, Myrna Brandão, Mauro Domingues e dos professores Rafael de Luna Freire e João Luiz Vieira.

 19:00 – Sessão de curtas-metragens do acervo do Curso de Cinema da UFF, realizados e projetados em película 16mm. Curadoria do professor Fabián Nuñez.  Projeção de Márcio Melges com cópias depositadas na Cinemateca do MAM.

  

V – CONGRESSO BRASILEIRO DE CINEMA – CBC 

Continuidade do CBC

Através da diretora Solange Stecz, o CPCB teve uma participação intensa na busca de uma solução para a continuidade do CBC e a não extinção da entidade.

A participação foi realizada através de vários encontros, reuniões e estudos que aconteceram no Rio de Janeiro e Belo Horizonte.

As providências resultaram na realização da Assembleia, conforme abaixo:

15.10.16 – Assembleia realizada no Tempo Glauber para eleição da nova gestão. Compareceram 6 pessoas: Carem Abreu, Guilherme Whitaker, Paola Vieira, Solange Stecz, Carlos Brandão, Myrna Brandão.

Em face de não ter havido quórum – e após consulta por telefone com o Advogado Dr. Petrus Barreto –  foi aprovada a prorrogação da gestão atual por mais três meses, quando será convocada nova Assembleia.

Políticas Públicas

– Preparação de sugestões para a Presidente Carem Abreu sobre Políticas Públicas para o Seminário de que ela participou no Festival de Gramado.

 

VI – HOMENAGENS

Restaurador Francisco Sérgio Moreira

Foram prestadas várias homenagens a Francisco Sérgio Moreira, que faleceu em janeiro.

As homenagens aconteceram na CINEOP, no Festival de Brasília e no Festival do Rio.

Chico, como era conhecido, era membro antigo do CPCB, um dos seus maiores apoiadores. Restaurou todos os filmes do Programa do Centro e, em grande parte das restaurações, abriu mão de qualquer retorno financeiro para que os filmes pudessem ser salvos.

Era também montador e participou de incontáveis projetos de montagem e restauração de filmes do Cinema Brasileiro.

– Pesquisador Jurandyr Noronha,  falecido em 2015.

Carlos Alberto Mattos representou o CPCB  nas homenagem que foram prestadas para Jurandyr Noronha no MAM e na inauguração de Placa no bairro da  Glória, no Rio de Janeiro, conforme detalhado abaixo:

19.07.16 –  “No centenário de nascimento de Jurandyr Noronha (1916-1915), a Cinemateca do MAM presta uma homenagem ao cineasta e preservador audiovisual, lançando o seu último trabalho, o “Dicionário Jurandyr Noronha de Cinema Brasileiro (Os que Vieram de Fora)” e apresenta uma exposição biográfica e uma pequena mostra de seus filmes”.

21.07.16 – 16h – Em comemoração ao centenário de Jurandyr Noronha, inauguração pela Prefeitura de “Placa de Menção a Jurandyr Noronha”, na Rua Cândido Mendes, 227 – Glória, endereço em que o pesquisador e cineasta residiu por anos. O evento fez parte do Programa de Valorização do Cinema Carioca, que consiste na instalação de placas de identificação de bens de interesse cultural da cidade do Rio de Janeiro.

– Pesquisador Harry Luhn 

O Núcleo do Paraná, representado pela diretora Solange Stecz, entregou Placa de Homenagem para Harry Luhn “por sua imensa contribuição à preservação da memória do Cinema Brasileiro”.

– Textos de homenagem para Francisco Sérgio Moreira

Catálogo CINEOP

Texto na homenagem no MAM

Texto no livro sobre Moreira do cineasta e pesquisador Marcos  de Souza Mendes.

Texto no Boletim Online da  FIAF – por ocasião da homenagem na CINEOP

 

VII  – APOIO PARA O PROJETO DE RESTAURAÇÃO DE “CÉSIO 137”

Carta fundamentada de apoio ao Projeto de Restauração do filme “Césio 137 – O Pesadelo de Goiânia”, de Roberto Pires, coordenado por seu filho Petrus Pires.  Face ao estado em que se encontrava e ameaçado de perda, precisava ser restaurado com a maior brevidade.

 

VIII  – PROGRAMA MEMÓRIA DO MUNDO

Solange Stecz, diretora do CPCB, deu continuidade ao seu trabalho como  integrante do Comitê Memória do Mundo Brasil – UNESCO, representando o segmento audiovisual.

 

IX - PROJETOS PREVISTOS PARA 2017 E EM ANDAMENTO

Projeto Talent Campus do Festival de Berlim

O Festival de Berlim desenvolve um programa denominado Talent Campus  – são selecionados cerca de 300 jovens no mundo todo (do Brasil inclusive) e durante 15 dias eles recebem aulas / palestras / fazem trabalhos, etc.  – ministrado por nomes destacados da área do cinema, entre os quais Martin Scorsese, Steven Spielberg e Walter Salles, que fazem isso gratuitamente.

Em sua 65ª edição em 2015,  300 jovens de 137 países (14 do Brasil) foram escolhidos para as áreas de direção (132), produção (63), atuação (17), roteiro (10), fotografia (20), edição (15), cenografia (12), crítica (8), vendas e distribuição (9), som (6), e trilha sonora (8).

São contempladas inúmeras áreas do cinema, mas não está incluída a de preservação.

Após contato preliminar realizado em Berlim,  o  CPCB enviou carta para Mr. Florian Weghorn –  Program Manager Talent Campos – com sugestão da inserção da área de Preservação nas próximas edições do Talent Campus.

Observação: Myrna Brandão estava em Berlim, como jornalista, para cobertura do Festival, trabalho que realiza desde 2004.

 

Restauração de Carnaval no Fogo, de Watson Macedo 

Histórico: em 2000 o CPCB realizou, em articulação com a Atlântida, um trabalho de prospecção para restauração do filme. Como a análise do material prospectado somou apenas 90% do filme, a restauração não pôde ser realizada na ocasião e o material prospectado foi entregue para a Atlântida, encontrando-se atualmente na Cinemateca Brasileira. Já foram feitas inúmeras tentativas para retirar esse material, inclusive reunião com o então Secretário Pola Ribeiro em Ouro Preto, mas até o momento não houve avanços.  Francisco Moreira, que  embora morando no Rio, estava trabalhando durante a semana em São Paulo, também tinha estado na Cinemateca com esse objetivo.

Situação atual:

O projeto ficou paralisado  em face da morte de Francisco Sérgio Moreira.

A cópia em 16mm – que havia sido adquirida com recursos próprios por Carlos Augusto Brandão, diretor do CPCB, e era fundamental para a restauração do filme – estava em seu poder e, desde seu falecimento em janeiro, o CPCB tem envidado esforços para  localizá-la e dar continuidade ao projeto. Uma das providências – que está aguardando retorno – é uma consulta à Cinemateca Brasileira, sobre a possibilidade de o filme estar naquela instituição.

Conforme os e-mails  trocados, um pouco antes do seu falecimento,  Chico nos informou  que  houve uma reunião na Cinemateca para tratar da restauração.

Posteriormente por telefone e e-mail, disse que, conforme acertado na reunião, seria necessária a realização de testes com a cópia na Cinemateca Brasileira,  inclusive para melhor elaboração do orçamento pela Cinecolor, empresa onde estava trabalhando e que seria o Laboratório que restauraria o  filme.

 

Título de Utilidade Pública para o CPCB

Myrna Brandão está desenvolvendo o processo para o CPCB ser considerado Entidade de Utilidade Pública Federal, o que lhe dará acesso a muitos benefícios, além do retorno social e político envolvido. Intermediado por Isaque Farizel, Diretor da Associação Brasileira de Recursos Humanos (ABRH-RJ), o projeto estava sendo encaminhado pela Deputada Estadual Ana Paula Relchuan.  Nesse sentido foi realizada uma reunião preliminar entre a Deputada Ana Paula, Isaque Farizel e o CPCB para posterior encaminhamento, que deveria ocorrer em janeiro.

Situação atual: em face da demora para reunir os documentos necessários e as respectivas assinaturas exigidas, infelizmente o “time” para sua apresentação foi perdido.  Estamos aguardando que Isaque Farizel consiga um novo prazo para que ele possa ser reapresentado.

 

Restauração de “Pátria Redimida”, de João Baptista Groff

O projeto para restauração do filme deverá ser desenvolvido por Solange Stecz, Marília Franco e Joana Nin. Conforme acertado em reunião do CPCB durante o Festival do Rio/2015,  Solange o apresentará para busca de incentivo e patrocínio, como Coordenadora do Núcleo do Paraná e Diretora do CPCB (nos mesmos moldes que ocorreu quando Myrna Brandão era Coordenadora do Rio de Janeiro e desenvolveu o projeto para restauração de “Aviso aos Navegantes”).

Voltar ao Topo

2015

I – PESQUISADOR JURANDYR NORONHA

Jurandyr Noronha, decano dos pesquisadores brasileiros, completou 99 anos no dia 5 de março.

O CPCB se fez presente – através de Carlos Alberto Mattos, membro e Conselheiro do Centro – numa pequena reunião de amigos para celebrar o empenho do mestre Jurandyr, que infelizmente morreu em maio.

 

II – CANDIDATO AO PRÊMIO DO IPHAN

Por sugestão da Professora e Vice-Presidente  Marília Franco, em maio o CPCB se candidatou ao Prêmio Rodrigo Melo Franco de Andrade / 2015 – concurso promovido pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN).

Conforme critérios da candidatura, deveria ser escolhida uma Ação desenvolvida pelo Centro  para concorrer ao Prêmio.  Em entendimentos com o Instituto, o CPCB foi orientado a escolher um dos filmes restaurados, tendo sido sugerido por aquele órgão que escolhêssemos o filme  A Hora da Estrela, de Susana Amaral.

O CPCB enviou então sua candidatura através do Projeto de Restauração de A Hora da Estrela, fundamentado com os requisitos solicitados pelo IPHAN: Objetivo, Objetivos específicos, Justificativa, Histórico, Desenvolvimento, Resultados.

Após a seleção, o Instituto enviou carta ao CPCB parabenizando as ações do Centro para a preservação e memória cultural do nosso cinema, informando que não fomos contemplados nesta edição, mas incentivando a reapresentarmos a candidatura em 2016.

 

III – PARTICIPAÇÃO NA CINEOP

CPCB FOI  HOMENAGEADO NA CINEOP – Mostra de Ouro Preto

A CINEOP, realização da Universo Produção, comemorou sua 10ª edição de18 a22 de junho de 2015.

Entre as celebrações, o evento homenageou dez instituições / personalidades que atuam no seguimento da preservação e que marcaram presença em todas as suas edições anuais.

O Centro de Pesquisadores do Cinema Brasileiro (CPCB) foi uma das entidades  homenageadas.  No release distribuído pelo festival sobre o tributo, o CPCB é descrito como: “Uma Instituição com uma trajetória que merece nossos aplausos e reconhecimento”.

A homenagem aconteceu no dia 21 de junho às 12: 30, no Centro de Convenções, Sede Oficial da Mostra.

Foram chamados ao palco, para receber o troféu, membros da atual gestão do CPCB, presentes em Ouro Preto: Carlos Augusto Brandão, João Luiz Vieira, Marília Franco, Myrna Brandão e Solange Stecz.

 

PAINEL SOBRE PRESERVAÇÃO

Um dos debates na Temática Preservação abordou o Tema:

“Uma Década de Preservação Audiovisual: Balanço, Avanços e Desafios”.

Objetivo: fazer um balanço da última década no segmento da preservação, pensar as perspectivas e os desafios políticos, econômicos, tecnológicos e educacionais que cercam a preservação audiovisual em suas múltiplas dimensões.

O Painel foi formado por:

Arthur Autran (UFSCAR)

Fernanda Coelho (Conservadora Audiovisual)

Hernani Heffner (Cinemateca do MAM-RJ)

Laura Bezerra (ABPA)

Marcus Mello (Cinemateca Capitólio / RS)

Myrna Silveira Brandão (CPCB)

Moderação: João Luiz Vieira, Professor da UFRJ.

 

IV – REUNIÃO COM O MINISTRO DA CULTURA

Marília Franco representou o CPCB na reunião com o Ministro Juca Ferreira em 22 de julho no Gabinete dele em Brasília.  O Ministro chegou acompanhado, entre outros, de Pola Ribeiro, Secretário do Audiovisual.

A reunião foi articulada por Frederico Cardoso, Presidente do Congresso Brasileiro de Cinema (CBC).

Além de Marília e Frederico, estiveram presentes Edina Fujii (UNINFRA) e representantes das entidades  CNC / ABDs (PR, DF, MS, RJ), Fórum dos Festivais / ABRACI / AR  / APBA / União de Cineclubes do DF.

Entre muitos outros assuntos, constaram da Pauta o fortalecimento da SAV /  Cineclubes / Regionalização / Ampliação das telas / Preservação / VOD / FSA / CSC/ Lei do Curta / Cota de Tela /  Lei 13.006.

Foi entregue a lista tríplice de indicados para assumir a vaga aberta na Diretoria da ANCINE e também a Carta com a Pauta de Propostas para o Audiovisual.

Foi também debatido o próximo evento do Congresso Brasileiro de Cinema previsto para acontecer em 2016 com o objetivo de possibilitar uma aproximação com todos os setores audiovisuais.

 

V – PROGRAMA MEMÓRIA DO MUNDO

Solange Stecz – diretora do CPCB – foi nomeada para o Comitê Nacional do Brasil do Programa Memória do Mundo da UNESCO (MoWBrasil).  O ato foi formalizado pela Portaria MinC número 72, de 17 de agosto de 2015, com mandato 2015/2017 – Representando segmento audiovisual.

 

VI – FESTIVAL DE BRASÍLIA

Solange Stecz  representou o CPCB no 48º Festival de Brasília, coordenando e presidindo o Júri  do Prêmio Marco Antônio Guimarães, que é oferecido pelo CPCB desde 1996 para o filme que melhor utilizar material de pesquisa do cinema brasileiro.

O júri – composto por Solange Straube Stecz (PR), João de Lima (PB), Manfredo Caldas, Marcos Mendes e Vladimir Carvalho (DF)  – escolheu o filme “Santoro o Homem e sua Música”, de John Howard Szerman.

 

VII – FESTIVAL DO RIO

Dia 11.10.15 – domingo – 18h

O CPCB, dentro da parceria que tem com o Festival do Rio, coordena a Mostra Tesouros da Cinemateca.  Neste ano o filme da Mostra foi Menino de Engenho, que está completando 50 anos e foi restaurado pelo CPCB.  O Centro prestou homenagem para Walter Lima Jr. lhe oferecendo uma Placa em reconhecimento por sua contribuição ao Cinema Brasileiro.

Estiveram presentes na sessão Carlos Augusto Brandão, José Carlos Avellar, Myrna Brandão e Solange Stecz.

 

VIII – DIA MUNDIAL DO PATRIMÔNIO AUDIOVISUAL

Coordenado pelo Professor e Presidente do Conselho  João Luiz Vieira – e em comemoração ao Dia Mundial do Patrimônio Audiovisual (27.10)  estabelecido pela UNESCO  – o CPCB  realizou em conjunto com o Departamento de Cinema  da Universidade Federal Fluminense uma sessão de Menino de Engenho, de Walter Lima Jr. restaurado pelo Centro.

A sessão aconteceu o dia 29 de outubro com a exibição do filme seguida do Painel formado por:

João Luiz Vieira (Professor e Pesquisador) – Menino de Engenho, o Cinema Novo e sua época

Francisco Sérgio Moreira (Restaurador do filme) – O processo de restauração, o antes e o depois

Myrna Silveira Brandão  (Pesquisadora e jornalista) – O programa de preservação do CPCB

Além da sessão com Menino de Engenho, a programação na UFF incluiu também uma sessão com Encouraçado Potemkin, de Serguei Eisenstein e Painel com José Paulo Netto (Professor da UFRJ), José Carlos Avellar (crítico de cinema) e Fabián Nuñez (Departamento de Cinema da UFF).

 

IX – PARTICIPAÇÃO NOS FÓRUNS

O CPCB participou, ao longo do ano, dos encontros dos Fóruns realizados no Rio de Janeiro e coordenados por Frederico Cardoso, Presidente do CBC.   Os Fóruns têm a participação de representantes de diversas associações, produtores, diretores, roteiristas, cineclubistas professores, pesquisadores, profissionais de preservação e de empresas de infraestrutura.  Nos encontros tem sido debatidos inúmeros temas  como Produção, Exibição, Distribuição, Preservação, Direitos Autorais, Formação, Cinema e Escola e outros.

Marília Franco integra o Grupo 13.006 – tema que fez parte da pauta na reunião com o Ministro da Cultura em julho deste ano em Brasília.

O tema –  uma das 33 demandas prioritárias pactuadas em Brasília  – prevê a participação nas instâncias de debate e implementação da Lei 13.006/2014, que garante a exibição de conteúdo brasileiro em todas as escolas.

 

X – COMITÊ GESTOR DE PRESERVAÇÃO DA SECRETARIA ESTADUAL DE CULTURA – RJ

Conforme descrito pela Superintendência do Audiovisual da SEC: “Os Comitês Gestores foram constituídos por representantes das diversas vertentes do setor audiovisual com o objetivo de, através da participação social, construir programas nas áreas de Preservação, Formação e Capacitação e Inovação, identificadas pela Superintendência do Audiovisual como áreas que demandam uma maior atenção do Estado”.

Em 2014, o CPCB  foi convidado para integrar  o Comitê Gestor da SEC – na temática Preservação e as reuniões tiveram continuidade em 2015. Os Comitês Gestores envolvem diversos segmentos do audiovisual no Rio de Janeiro.  O grupo de preservação é formado, além do CPCB, por Fabiano Canosa, Joice Scavano, Luiz Caldieri, representantes do MAM, CTAv e ABPA, entre outros.

 

XI – TEXTOS POSTADOS NO SITE 

407 Horas de Cinema Brasileiro

Carlos Alberto Mattos

Menino de Engenho – 50 Anos

Carlos Alberto Mattos

Myrna Silveira Brandão

Clássicos restaurados de Kurosawa, Visconti e Lubitsch no Festival de Nova York

Carlos Augusto Brandão

Festival de Nova York exibe filme filipino restaurado – Insiang, de Lino Brocka (1976)

Myrna Silveira Brandão

 

XII – TEXTO NO “FIAF BULLETIN”

Desde que passou a integrar o Grupo da FIAF, o CPCB participa da publicação anual “Fiaf Bulletin”.  Neste ano, a participação aconteceu com o texto abaixo:

RESTAURAÇÃO DE  ”PÁTRIA REDIMIDA”

Como parte do  Programa de Preservação do CPCB, um dos projetos previstos para 2016 é a restauração de “Pátria Redimida”, de João Baptista Groff.

Groff (1897-1970) foi um importante fotógrafo, cineasta, editor e pintor paranaense. Em 1930 realizou o filme que é considerado a principal produção de cinema do período mudo do Paraná. Groff  documentou a passagem de Getúlio Vargas por Curitiba, seguindo-o até o Rio de Janeiro, filmando o movimento das tropas que viriam por fazer a Revolução de 1930.

O Projeto será conduzido por Solange Stecz e Marília Franco (da Diretoria do CPCB) e pela produtora Joana Nin.

 

XIII – SITUAÇÃO JURÍDICA E FINANCEIRA 

O CPCB encerrou  2015  com sua situação jurídica e financeira em dia (CNPJ, Alvará, Imposto de Renda, Balancete, Pagamentos da FIAF, CBC, Site, etc.).

 

XIV- PROJETOS PREVISTOS PARA 2016 E EM ANDAMENTO

Restauração de Carnaval no Fogo, de Watson Macedo 

Histórico e situação atual: em 2000 o CPCB realizou, em articulação com a Atlântida, um trabalho de prospecção para restauração do filme.  Como a análise do material prospectado somou apenas 90% do filme, a restauração não pode ser realizada na ocasião e o material prospectado foi entregue para a Atlântida e, atualmente encontra-se na Cinemateca Brasileira. Já foram feitas inúmeras tentativas para retirar esse material, inclusive reunião com o Secretário Pola Ribeiro em Ouro Preto, mas até o momento não houve avanços.  Francisco Moreira –  embora continue morando no Rio, está trabalhando durante a semana em São Paulo –   e também já esteve na Cinemateca.  Conforme decisão tomada durante reunião do CPCB em outubro, foi enviado  e-mail para o Secretário expondo novamente a questão.

Restauração de Pátria Redimida, de João Baptista Groff. 

O projeto para restauração do filme será desenvolvido por Solange Stecz, Marília Franco e Joana Nin. Conforme acertado em reunião do CPCB durante o Festival do Rio, Solange o apresentará para busca de incentivo e patrocínio, como Coordenadora do Núcleo do Paraná e Diretora do CPCB (nos mesmos moldes que ocorreu quando Myrna Brandão era Coordenadora do Rio de Janeiro e desenvolveu o projeto para restauração de Aviso aos Navegantes).

Título de Utilidade Pública para o CPCB

Myrna está desenvolvendo o processo para o CPCB ser considerado Entidade de Utilidade Pública Federal, o que lhe dará acesso a muitos benefícios, além do retorno social e político envolvido. Intermediado por Isaque Farizel, Diretor da Associação Brasileira de Recursos Humanos (ABRH-RJ), o projeto será encaminhado pela Deputada Estadual Ana Paula Relchuan.  Nesse sentido foi realizada uma reunião preliminar entre a Deputada Ana Paula, Isaque Farizel e o CPCB para posterior encaminhamento, que deverá ocorrer em janeiro.

 

PRÊMIO RODRIGO MELO FRANCO DE ANDRADE / 2016

O CPCB pretende voltar a se candidatar ao Prêmio Rodrigo Melo Franco de Andrade – promovido pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN).  Embora seja uma seleção bastante difícil – há inúmeros candidatos em todo o Brasil – a tentativa é validade, não só pelo valor financeiro (o vencedor recebe R$ 30.000,00 – trinta mil reais), mas também pelo valor do mérito e reconhecimento de um órgão importante como o IPHAN.

Voltar ao Topo

2014

I – O CPCB PASSOU A INTEGRAR O GRUPO  DA FIAF (Federação Internacional do Arquivo Fílmico)

Após um processo que durou dois anos, em 03.09.14, o CPCB recebeu e-mail de Christophe Dupin, Administrateur Délégué da Federação, dando o processo por concluído, as boas vindas pelo Centro se integrar ao Grupo FIAF e informando a colocação de sua página na FIAF Website.

II – CONVITE DA SECRETARIA ESTATUAL DE CULTURA

O CPCB foi convidado para integrar o Comitê Gestor do Programa Setorial de  Preservação para o Audiovisual da Secretaria de Cultura do Rio de Janeiro.  Houve duas reuniões em 2014 para apresentação do Grupo e definição de como os trabalhos serão desenvolvidos.  As atividades serão retomadas em 2015.

Integrantes do Comitê:

Adriana Carneiro
Débora Butruce
Myrna Brandão
Rafael de Luna
Rosângela Sodré
Renata Magioli
Sérgio Caldieri
Fabiano Canosa
Hernani Heffner
Karin Breitman
Rita França

III – PARTICIPAÇÃO NA 9ª EDIÇÃO DA MOSTRA CINEOP

9º Encontro Nacional de Arquivos e Acervos Audiovisuais Brasileiros

Organização: Universo Produções
Período: 28 de maio a 02 de junho
Local: Ouro Preto, Minas Gerais
Presentes: Carlos Brandão, João Luiz Vieira, Marília Franco, Myrna Brandão, Solange Stecz.

O CPCB fez a sugestão que a Mostra homenageasse Cosme Alves Netto com um Painel e exibição do filme Tudo pelo Amor ao Cinema, de Aurélio Michiles.
A sugestão foi aceita e a participação do CPCB aconteceu da seguinte forma:

29.05.14 – Filme de Abertura da Mostra
Tudo Por Amor ao Cinema, de Aurélio Michiles
Apresentação no palco:
Marília Franco, Carlos Brandão, Myrna Brandão

30.05.14 – Seminário – Tema: Cosme Alves Netto
Aurélio Michiles – diretor do filme
Glória Barbosa – Viúva de Cosme Alves Netto
João Luiz Vieira – Professor da Universidade Federal Fluminense
Marília Franco – Professora, Pesquisadora, Vice-Presidente do CPCB, Diretora do CBEAL do Memorial da América Latina

IV – SESSÃO NO INSTITUTO MOREIRA SALLES  

24 de julho  – 20h
O evento foi realizado  em articulação com a FIPRESCI (Federação Internacional da Critica Cinematográfica) e o Instituto Moreira Salles, com curadoria de José Carlos Avellar, membro do CPCB e programador do IMS.
Sessão com o filme Tudo Azul, de Moacyr Fenelon, em homenagem ao diretor e às atrizes do filme Marlene  (22.11.22 – 13.06.14) e Virginia Lane  (28.02.16 – 10.02.14).

V – REUNIÃO PARA ORGANIZAÇÃO DE PAINEL NO FESTIVAL DO RIO  

Carlos Brandão e Myrna Brandão estiveram em Bolonha para participar do Cinema Ritrovato (28.06 a 05.07).
Aproveitando essa ida,  negociaram com a Cineteca di Bologna,  em nome do Festival do Rio, a cessão de cinco filmes para uma Mostra Roberto Rossellini e a vinda de Davide Pozzi – Diretor do L’Immagine Ritrovata – Film Restoration & Conservation da Cineteca para participar de Painel no Encontro do CPCB, durante o Festival conforme abaixo:

VI – FESTIVAL DO RIO

06.10 – 18h – Centro Cultural Banco do Brasil
Encontro Restauração e Preservação
O Papel das Cinematecas no Mundo Moderno
Davide Pozzi – Diretor do L’Immagine Ritrovata – Film Restoration & Conservation – Cineteca di Bologna
Alejandro Pelayo – diretor da Cineteca Nacional – México
Hernani Heffner – Conservador-Chefe da Cinemateca do MAM-RJ
Myrna Brandão – Presidente do Centro de Pesquisadores do Cinema Brasileiro (CPCB)
Moderador: João Luiz Vieira, pesquisador, professor e escritor
Estiveram presentes no Encontro Solange Stecz, Diretora do CPBC; Carlos Alberto Mattos, membro do Conselho Consultivo do CPCB;  e vários membros do CPCB.

VII – FESTIVAL DE BRASÍLIA DO CINEMA BRASILEIRO

Em virtude da retirada do CPCB da programação desde 2010  pela nova coordenação que assumiu o  Festival, o CPCB tem solicitado sua integração desde aquele ano e voltou a fazê-lo em 2014.
Em abril enviou carta  ao Festival de Brasília reiterando o pedido de realização do Encontro do Centro, nos mesmos moldes que vinha acontecendo desde a  sua fundação.
Recebeu a concordância do Festival – através de Sara Rocha, Sub Coordenadora do evento –  e encaminhou sugestão que o Encontro do CPBC fosse constituído de  uma sessão com Tudo por Amor ao Cinema, de Aurélio Michiles e um Painel de Preservação.
Posteriormente foi informado por Sara Rocha que a ABPA havia também solicitado para participar do festival. Em face disso, o festival decidiu realizar um Seminário com a participação do CPCB e também de outras entidades.
No referido  Seminário “Preservação Audiovisual: As Interfaces Regionais”, o CPCB  foi  representado  por João Luiz Vieira, Pesquisador, Professor e Presidente do Conselho Consultivo do Centro.

Dia 20.09 – 16:30 – Auditório I do Museu Nacional.
A Diretora do CPCB, Solange Stecz participou da homenagem a Cosme Alves Netto, na sessão de Tudo por Amor ao Cinema, de Aurélio Michiles.
20.09 – 19h – Museu Nacional da República – Auditório II.
Solange também coordenou o Júri do Prêmio Marco Antonio Guimarães, criado pelo CPCB em 1996 para o filme que melhor utilizar material de arquivo e pesquisa cinematográfica.
O júri foi formado por João Luiz Vieira, Solange Stecz e o cineasta Joel Pizzini, membro do CPCB.
O Prêmio foi para Zirig dum Brasília – A arte e o sonho de Renato Matos, de André Luís Oliveira.
Solange foi ainda representante do CPCB nas reuniões e na  Assembleia Geral do Congresso Brasileiro de Cinema (CBC)  nos dias  20 e 21.09.14.
Foi eleita nova Diretoria do CBC na assembleia realizada em Brasília em 20 de setembro de 2014.
Presidente: Frederico Cardoso (ABD / RJ)
Vice-Presidente: Carem Cristini Nobre de Abreu (APBA/MG)
Tesoureiro: Guilherme Whitaker (Fórum dos Festivais / RJ )
Diretora: Carla Maria Osório de Aguiar (ABD/ES)
Diretora: Solange Straube Stecz (CPCB / PR)
Diretor: André Dib (ABRACINE / PE)
Diretor: Norlan Souza da Silva (ABCV / DF)
Conselho Fiscal:
Carolina Paiva (ABRACI / RJ)
Rubens Rewald (APACI / SP)
Roger Madruga (APBA / DF )
Conselho Consultivo:
Sylvia Palma (AR / RJ)
André Gatti (SOCINE / SP)
Solange Lima (APC / BA)
Orlando Bomfim (ABD / ES)
André Leão (ABDN / DF)
Leopoldo Nunes (CBC / DF)
Afonso Galindo (APCNN / PA)
João Castelo Branco (AVEC / PR)
Antonio Leal (Fórum dos Festivais)
Conselheiros Convidados
Geraldo Moraes, Rosemberg Cariry, João Batista Pimentel Neto, Edina Fujii, Silvio Da-Rin, Cícero Aragon, Paulo Canna Brava, Tuna Espinheira, Carlos Brandão, Cesar Cavalcanti e Luciana Rodrigues.

VIII – DIA MUNDIAL DO PATRIMÔNIO AUDIOVISUAL  – 27.10.15

O Centro de Pesquisadores do Cinema Brasileiro e a Cinemateca do Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro realizaram no dia 27 de outubro de 2014, às 18h, mesa redonda, projeções e homenagem em comemoração ao Dia Mundial do Patrimônio Audiovisual e aos 80 anos de Alice Gonzaga, preservadora, pesquisadora, escritora, produtora e diretora da Cinédia, um dos símbolos da luta pela salvaguarda da Memória do Cinema Brasileiro.
Na ocasião foi entregue pelo CPCB e MAM uma Placa de homenagem para Alice Gonzaga por sua contribuição para a memória cinematográfica brasileira. A entrega foi feita por Solange Stecz, Diretora do CPCB, que veio de Curitiba especialmente para a homenagem.

IX – PARTICIPAÇÃO NA FEIRA DO EMPREENDEDOR DO SEBRAE – RIO DE JANEIRO

De 27 a 30 de novembro
Apoio ao Evento e sessão com sete filmes brasileiros seguida de debates:
As sessões foram moderadas por Myrna Brandão com os debatedores indicados pelo SEBRAE – e pertencentes aos seus quadros –  conforme a seguir:

Programação 
27.11 – 5ª feira
O Contador de Histórias, de Luiz Villaça
Debatedor: Beto Bruni
28.11 – 6ª feira 
Mauá, de Sérgio Rezende
Debatedor:  Frederico Nova
Orquestra dos Meninos, de Paulo Thiago
Debatedor:  Marc Diaz
29.11 – Sábado
Edifício Master, de Eduardo Coutinho
Debatedor: Cezar Kirszenblatt
A Máquina, de João Falcão
Debatedora:   Katia Rebello
30.11 – Domingo 
Os 12 Trabalhos, de Ricardo Elias
Debatedor: Paulo Cezar
O Palhaço, de Selton Mello
Debatedor: Bernardo Monzo

X – HOMENAGEM AO PESQUISADOR JURANDYR NORONHA

Cerimônia de Outorga da Medalha Pedro Ernesto ao nosso pesquisador mor, o decano Jurandyr Noronha, em 01.12.14, realizada no apartamento onde ele mora, no Flamengo.
O CPCB foi representado por João Luiz Vieira, que fez um depoimento gravado em nome do Centro, “ressaltando a enorme contribuição do Jurandyr para todos nós e o exemplo que ele dá para as novíssimas gerações”.

XI – EM ANDAMENTO

Retomada do Projeto de Restauração de “Carnaval no Fogo”
O processo ficou parado em face dos problemas vividos pela Cinemateca Brasileira em 2013.
Em 2014, o CPCB continuou o trabalho  de prospecção e, no início do ano, tomou conhecimento que um colecionador tinha uma cópia em 16mm do filme e estava interessado em vendê-la.
A cópia foi adquirida, com recursos próprios, por Carlos Brandão, diretor do CPCB e encaminhada para a Labocine, a fim de ser avaliada por Francisco Moreira.
O restaurador informou que a cópia – que está em estado razoável – ajudará muito na restauração, mas para que o filme tenha condições de ser restaurado,  é fundamental o acesso ao material que está na Cinemateca Brasileira.
Na conversa com Fernanda Coelho, durante o último CINEOP,  Myrna Brandão foi informada por ela que há uma pendência da CGU com os materiais da Atlântida depositado na Cinemateca Brasileira.
O processo de resolução dessa pendência tende a ser demorado, o que praticamente poderá inviabilizar a salvação do filme, uma vez que certamente agravará bastante o seu já iniciado estado de deterioração.
O CPBC enviou carta para Lisandro Nogueira, Diretor da Cinemateca expondo o assunto e pedindo uma reunião presencial, mas logo após, ele deixou a Cinemateca.
O CPCB pediu então reunião com Mario Borgneth,  Secretário do Audiovisual para tentar resolver a pendência, mas da mesma forma que ocorreu com a Cinemateca, o Secretário também deixou a SAV.
O assunto ficou pendente para ter continuidade em 2015 tão logo sejam definidos os novos titulares dos cargos em questão.

Voltar ao Topo

2013

I – MOSTRA DE FILMES BRASILEIROS EM BERLIM

Colaboração na Mostra de filmes brasileiros – Oficina das Culturas –  na cidade de Berlim.

Local: Centro Cultural (Werkstatt-der-kulturen)

Curadoria da jornalista brasileira radicada em Berlim Fátima Lacerda.

20.06 – Limite, de Mário Peixoto

27.06 – Panorama do Cinema Brasileiro, de Jurandyr Noronha

Local de exibição: Centro Cultural (Werkstatt-der-kulturen)

A iniciativa contou com o apoio e colaboração do CTAV, que emprestou as cópias em DVD dos filmes.

Como não foi possível a presença de membro (s) do CPCB, Fátima Lacerda, na abertura da Mostra, destacou a participação do Centro, bem como manifestou seus agradecimentos pela colaboração recebida.

 

II – PARTICIPAÇÃO NA 8ª EDIÇÃO DA MOSTRA CINEOP

8º Encontro Nacional de Arquivos e Acervos Audiovisuais Brasileiros

Organização: Universo Produções

Período: 13 a 18 de junho

Local: Ouro Preto, Minas Gerais

Presenças: Carlos Augusto Brandão, João Luiz Vieira, Marília Franco, Myrna Brandão, Solange Stecz.

 

III – SESSÃO NO INSTITUTO MOREIRA SALLES  

10 de setembro – 20h

O evento foi realizado  em articulação com a FIPRESCI (Federação Internacional da Critica Cinematográfica) e o Instituto Moreira Salles, com curadoria de José Carlos Avellar, membro do CPCB e programador do IMS.

Sessão, seguida de debate, com o filme O Homem que Virou Suco, de João Batista de Andrade

 

IV – FESTIVAL DO RIO – OUTUBRO

SESSÃO DE GALA com o filme Bonequinha de Seda, de Oduvaldo Vianna, restaurado pela Cinédia.

Data: 09 de outubro – 19h – Cinema Odeon

PAINEL DE RESTAURAÇÃO

Data: 08.10.13 – terça feira

Local: Av. Rodrigues Alves, sem número – Armazém da Utopia – 6

Horário: 11h às 12h30

Ilda Santiago – Diretora do Festival do Rio e Myrna Brandão – Presidente do CPCB  (apresentação)

Restauração de Bonequinha de Seda, realizada pela Cinédia, Produtora do filme

– Hernani Heffner – Conservador-Chefe da Cinemateca do MAM-RJ e Coordenador do Projeto de Restauração do Acervo da Cinédia

– Débora Butruce – Preservadora Audiovisual e Coordenadora de Restauração das versões fotoquímica e digital de Bonequinha de Seda

– Leonardo Puppin – Coordenador de Restauração Digital da Labocine de Bonequinha de Seda

– Moderador: Myrna Brandão em substituição a João Luiz Vieira – Professor da UFF, Escritor, Presidente do Conselho Consultivo do CPCB.

O Painel contou com a presença de Solange Stecz, Diretora do CPCB e Coordenadora do Núcleo PR do Centro.

 

V – ENTREGA DE DIPLOMA PARA JURANDYR NORONHA

Comissão  do CPCB constituída por Carlos Brandão, Myrna Brandão, Priscila Pacheco e Solange Stecz esteve na residência de Jurandyr Noronha para entrega solene do Diploma de Presidente de Honra da ABPA, outorgado ao pesquisador em Assembleia da ABPA, realizada em Ouro Preto na Mostra Cineop em junho.

Foi justificada a ausência de Hernani Heffner (Presidente da ABPA), Marília Franco (Vice-Presidente do CPCB), Carlos Alberto Mattos, João Luiz Vieira e Miguel Pereira (Conselheiros do CPCB), que integravam o grupo inicialmente constituído, mas por motivos de agenda e força maior, não puderam estar presentes.

 

VI – FEIRA DO EMPREENDEDOR – RIO DE JANEIRO

De 28.11 a 01.12

Apoio ao Evento e apresentação do filme Gonzaga – de Pai pra Filho, de Breno Silveira, seguida de debate com os participantes.

Centro de Convenções Sul-América – 01.12.13 – 18h

Apresentação – Myrna Brandão e Cézar Kirzenblatt – Diretor do SEBRAE-RJ

 

VII – TEXTOS NO SITE  

– A Preservação começa na produção – Marília Franco

– 407 horas de Cinema Brasileiro – Carlos Alberto Mattos

– Filme Cultura destaca Pesquisa – Carlos Alberto Mattos

– NYFF Inaugura mostra REVIVAL de filmes restaurados – Carlos Augusto Brandão

– Animação na nova Filme Cultura – Carlos Alberto Mattos

– Lançamento em Berlim da versão restaurada de O Gabinete do Dr. Caligari  – Carlos Augusto Brandão

– Estilos de Iluminação – a Estética da Sombra – Myrna Silveira Brandão

 

VIII – EM ANDAMENTO

1 – Filiação do CPCB À FIAF

O CPCB encaminhou o pedido de filiação em 2012 e continua aguardando uma resposta da Federação.

2 – Retomada do Projeto de Restauração de “Carnaval no Fogo”

O processo ficou parado em face dos problemas vividos pela Cinemateca Brasileira em 2013.

Paralelamente sobre o assunto foram realizadas as seguintes ações:

– contatos com o pesquisador e escritor Antonio Leão que tem informações sobre uma cópia do filme em posse de um colecionador

– contatos com Hernani Heffner que tem informações sobre a existência de outras cópias do filme.

3 – Festival de Brasília do Cinema Brasileiro

Em virtude da retirada do CPCB da programação desde 2010 pela nova coordenação do Festival – e conforme decidido em reunião da Diretoria do CPCB em outubro, durante o Festival do Rio –  foi reiterada pela terceira vez carta ao evento pedindo uma posição sobre o assunto.

Voltar ao Topo

2012

I – PRÊMIO PARA O CPCB OUTORGADO PELO ARQUIVO NACIONAL E FIAF

Em 2012, o CPCB foi homenageado pelo Arquivo Nacional e pela Federação Internacional de Arquivos do Filme, no Dia Mundial da Preservação da Herança Audiovisual.

Na cerimônia realizada no Arquivo Nacional foi entregue ao CPCB um Diploma com os termos abaixo:

“HONRA AO MÉRITO

O Arquivo Nacional e a Federação Internacional de Arquivos do Filme, no Dia Mundial da Preservação da Herança Audiovisual, 27 de outubro de 2012, concedem este Diploma ao Centro de Pesquisadores do Cinema Brasileiro, por sua inestimável contribuição à memória do Cinema Nacional.

Jaime Antunes da Silva

Diretor-Geral – Arquivo Nacional”

 

II  – LANÇAMENTO OFICIAL DO SITE 

Após estruturação e providências de operacionalização, em maio foi lançado oficialmente o site do CPCB, com comunicação para todos os seus membros.

A coordenação da elaboração do site foi de Carlos Alberto Mattos e Myrna Brandão, com concepção de Diego Machado.

 

III – HOMENAGEM A ROBERTO FARIAS

No período de11 a13 de maio, o diretor foi homenageado pelos seus 80 anos e por sua importante contribuição ao Cinema Brasileiro.

O evento foi realizado  em articulação com a FIPRESCI (Federação Internacional da Critica Cinematográfica) e o Instituto Moreira Salles, com curadoria de José Carlos Avellar, membro do CPCB e programador do IMS.

A homenagem constou de sessões com filmes dirigidos por Roberto Farias e apresentação, antes das sessões, de sua obra e carreira.

11.05 – Rico ri à toa. O filme foi exibido em cópia restaurada por iniciativa do CPCB, com patrocínio da Petrobras, incentivo do MinC, através da Lei Rouanet e apoio da Labocine do Brasil.

12.05 – Pra Frente Brasil.

13.05 – Assalto ao Trem Pagador.

 

IV – PARTICIPAÇÃO NO II SEMINÁRIO CULTURA DA PRESERVAÇÃO – CURITIBA

Iniciativa e organização: Cinemateca de Curitiba

Coordenação: Solange Stecz, Diretora da Cinemateca,  Diretora do CPCB e Coordenadora do Núcleo do CPCB / PR.

Período:13 a 16.06

Foram exibidos os seguintes filmes restaurados pelo CPCB:

Menino de Engenho, de Walter Lima Jr.

O País de São Saruê, de Vladimir Carvalho.

O Caçador de Diamantes, de Vittorio Capellaro.

Rico ri à toa, de Roberto Farias.

 

V – PARTICIPAÇÃO NA  7ª EDIÇÃO DA MOSTRA  CINEOP

7º Encontro Nacional de Arquivos e Acervos Audiovisuais Brasileiros

Organização: Universo Produções

Período:20 a 25 de junho

Local: Ouro Preto, Minas Gerais

1 – Lançamento do livro Bravos Companheiros, de Jurandyr Noronha

Em articulação  entre o CPCB /  CINEOP  /  EMC  Edições (Julio Heilbron),  foi lançado em Ouro Preto, no dia 24 de junho, o livro Bravos Companheiros, do pesquisador, cineasta e escritor Jurandyr Noronha. Foi feita pelo CPCB uma breve apresentação e a justificativa da ausência de Jurandyr, que enviou uma mensagem escrita para os participantes do festival.

2 – ABPA (Relato)

A primeira diretoria da Associação Brasileira de Preservação Audiovisual (ABPA) –  eleita na 6ª edição e composta pelos membros abaixo listados – apresentou nesta 7ª edição o Site da Entidade e o relato das atividades realizadas para regularização jurídica da Associação.

Marília Franco – Presidente

Mauro Domingues – Vice-Presidente

Solange Stecz – Tesoureira

Alexandre Pimenta – Diretor

Carlos Augusto Brandão – Diretor

Glênio Nicola Póvoas – Diretor

João de Lima Gomes – Diretor

 

VI – PARTICIPAÇÃO NO FESTIVAL DO RIO

1 – PAINEL DE RESTAURAÇÃO

Data: 04.10.12

Local: Av. Rodrigues Alves, sem número – Armazém 6

Horário: 12 às 14h

Ilda Santiago – Festival do Rio (Apresentação)

Julia Levy – Superintendente do Audiovisual – RJ

Myrna Silveira Brandão – Presidente do CPCB

Robin Baker – Restaurador dos filmes de Alfred Hitchcock

Solange Straube Stecz – Diretora do CPCB e Coordenadora da Cinemateca de Curitiba

Moderador: Carlos Augusto D. Brandão, Diretor do CPCB.

2 – Homenagem ao Pesquisador e escritor Jurandyr Noronha e apresentação do livro de sua autoria Bravos Companheiros (2012).

Por motivos de saúde, Jurandyr não pode estar no festival para autografar os livros e receber uma Placa em sua homenagem.

Posteriormente, conforme foi noticiado no site, Carlos Alberto Mattos, Conselheiro do CPCB, entregou pessoalmente para Jurandyr, em sua residência, a Placa que tem os seguintes dizeres:

Para Jurandyr Noronha

Homenagem do Festival do Rio e do CPCB por sua contribuição ao Cinema Brasileiro

  

VII – PARTICIPAÇÃO NO V SEMINÁRIO “A PRESERVAÇÃO DA HERANÇA AUDIOVISUAL”

Em comemoração ao Dia Mundial da Preservação da Herança Audiovisual, o Arquivo Nacional promoveu seminário reunindo especialistas de diversas instituições brasileiras.

Programação

29/10/12 – Segunda-feira

09:30 às 12:00 – Debate sobre formação profissional em preservação audiovisual

Abertura: Jaime Antunes da Silva (Diretor-geral do Arquivo Nacional)

Mediador: Marcelo Nogueira de Siqueira (Coordenador de Documentos Audiovisuais e Cartográficos do Arquivo Nacional)

Sergio Albite (Professor de Arquivologia da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro – UniRio)

Rafael de Luna (Professor de Cinema e Audiovisual da Universidade Federal Fluminense – UFF)

Hernani Heffner (Presidente da Associação Brasileira de Preservação Audivisual – ABPA e membro do Centro de Pesquisadores do Cinema Brasileiro)

14:30 às 17:00 – Exibição do filme O Homem que Virou Suco, de João Batista de Andrade

Após a exibição houve palestras sobre a restauração dos filmes “O Homem que Virou Suco” e “A Hora da Estrela” por:

Myrna Silveira Brandão – (Presidente do Centro de Pesquisadores do Cinema Brasileiro – CPCB)

Francisco Moreira – (Coordenador do Departamento de Restauração de Matrizes da Labocine)

30/10/12 – Terça-Feira

09:30 às 12:00 – Debate sobre preservação e conservação de imagens em movimento

Mediador – Carlos Fabio (Especialista da Coordenação de Documentos Audiovisuais e Cartográficos do Arquivo Nacional)

Francisco Moreira (Coordenador do Departamento de Restauração de Matrizes da Labocine)

Antônio Laurindo (Supervisor da Equipe de Imagens em Movimento da Coordenação de Arquivos Audiovisuais e Cartográficos do Arquivo Nacional)

Carlos Augusto Brandão (Diretor da Federação Internacional da Crítica Cinematográfica (FIPRESCI).

14:30 às 17:00 – Exibição do filme A Hora da Estrela, de Suzana Amaral e Alfredo Oroz

Antes da exibição, houve uma homenagem ao Centro de Pesquisadores do Cinema Brasileiro, representado por sua presidente, Myrna Brandão.

Local: Arquivo Nacional (Auditório principal): Praça da República, 173 – Centro – Rio de Janeiro

 

VIII –  APOIO / COOPERAÇÃO / INTERCÂMBIO DE PESQUISA 

1 – Filme Tudo Azul (Empréstimo)

Empréstimo de cópia em vídeo do filme Tudo Azul, de Moacyr Fenelon – restaurado pelo CPCB em 2001 – para o produtor Anibal Massaini Neto, para utilização de algumas cenas do filme no  trabalho / documentário que ele está realizando sobre seu pai Oswaldo Massaini, produtor de vários filmes: entre eles Tudo Azul, posteriormente restaurado pelo CPCB.

2 – Filme Pela Fé e pelo Brasil (Ajuda em pesquisa)

Colaboração no fornecimento de dados e divulgação / pesquisa pela mala da solicitação da pesquisadora Iris Ribeirinho Seródio para localização do documentário  Pela Fé e pelo Brasil (1925), dirigido e fotografado por Frei Apolônio e produzido pela Brasília Filme  (Belém – PA), sobre a luta contra a lepra, a contaminação de missionários, o modus vivendi dos índios no Alto Mearim (Maranhão) e a reconstituição de um massacre na região em 1901.

 

IX – EM ANDAMENTO

1 – FILIAÇÃO DO CPCB À FIAF

Em face de entendimentos mantidos anteriormente com a Federação Internacional de Arquivos Fílmicos (FIAF), o CPCB foi informado pela FIAF que a entidade realizará reunião para análise de admissão de novos afiliados.

Em função disso, o CPCB preparou toda a documentação exigida para essa afiliação, incluindo cópia de todos os documentos legais que comprovam a existência, situação regularizada e idoneidade do Centro e encaminhou a proposta para a FIAF em setembro último.

 

2 – RETOMADA DO PROJETO DE RESTAURAÇÃO DE CARNAVAL NO FOGO

REUNIÃO NA LABOCINE  – 06.03.12   

A reunião para retomada do projeto de restauração de Carnaval no Fogo, de Watson Macedo e Alinor Azevedo, foi realizada com a participação de Silvia Rabello (Gerente da Labocine), Carlos Magalhães (Diretor da Cinemateca Brasileira), Francisco Moreira (Restaurador / Labocine), Patrícia De Fillipi (Restauradora / Cinemateca Brasileira), Lauro Escorel (Fotógrafo e Diretor), Carlos Brandão (CPCB), Myrna Brandão (CPCB).

Silvia Rabello solicitou que fosse feito um  retrospecto da primeira tentativa em 2000, por iniciativa do CPCB de restaurar o filme. A exposição desse retrospecto foi feita  por Carlos Brandão,  Myrna Brandão e Francisco Moreira, que forneceu dados técnicos da análise da matéria prima conseguida na ocasião.

Foi lembrado pelo CPCB que, após um longo e exaustivo trabalho de prospecção no Brasil e na América Latina – e ter sido constatada a impossibilidade do filme ser restaurado naquela ocasião, em face de não haver sido possível completá-lo em 100% – o material reunido para o trabalho foi entregue à Atlântida.

Carlos Magalhães e Patrícia De Fillipi informaram que atualmente o material está na Cinemateca Brasileira,  tendo ficado combinado que a Cinemateca vai verificar o estado em que ele se encontra para uma posterior estimativa do valor que ficaria a restauração do filme.

Após isso, todos serão informados para retomada, análise e possibilidade de continuidade do assunto.

 

3 – SEDE DO CPCB

Continuidade dos entendimentos com a UFRJ para cessão / utilização  de uma sala no Colégio Brasileiro de Altos Estudos,  pertencente à Universidade.

Voltar ao Topo

2011

Lançamentos de Filmes Restaurados

Rico Ri à Toa, de Roberto Farias:

A Hora da Estrela, de Suzana Amaral:

Painés e Conferências

CINEOP – Mostra de Ouro Preto

Painel –  Restauração de Rico ri à toa

FAM – Festival Audiovisual do Mercosul – Florianópolis (SC)

Representações do CPCB / Convites para Palestras

CBC – Congresso Brasileiro de Cinema

Cinemateca Brasileira

Arquivo Nacional – III Seminário da Herança Audiovisual

Prêmio

44º Festival de Brasília  (26.09 a 03.10)

Voltar ao Topo

2010

Voltar ao Topo

2009

Voltar ao Topo

2008

Voltar ao Topo

2007

Voltar ao Topo

2006

Voltar ao Topo

2005

Voltar ao Topo

2004

Voltar ao Topo

2003

Voltar ao Topo

2002

Voltar ao Topo

2001

Voltar ao Topo

2000

Voltar ao Topo

1999

Voltar ao Topo

1998

Voltar ao Topo

1997

Voltar ao Topo

1996

Voltar ao Topo

1995

Voltar ao Topo

1992

Voltar ao Topo

1991

Voltar ao Topo

1990

Voltar ao Topo

1989

Voltar ao Topo

1988

Voltar ao Topo

1987

Voltar ao Topo

1986

Voltar ao Topo

1985

Voltar ao Topo

1984

Voltar ao Topo

1983

Voltar ao Topo

1982

Voltar ao Topo

1981

Voltar ao Topo

1979

Voltar ao Topo

1978

Voltar ao Topo

1977

Voltar ao Topo

1976

Voltar ao Topo

1975

Voltar ao Topo

1974

Voltar ao Topo

1973

Voltar ao Topo

1971

Voltar ao Topo

1970

Voltar ao Topo

1969

Voltar ao Topo