RELATÓRIO DO CPCB 2019

I – PARTICIPAÇÃO NA CINEOP – Mostra de Cinema de Ouro Preto

 

Data: 05 a 10 de junho

 

Local: Ouro Preto

 

Solange Stecz  representou o CPCB no 10º Encontro Nacional de Arquivos da  14ª edição da CINEOP – que debateu o tema “A Regionalização e a Formação do Audiovisual Brasileiro”. e na reeleição da Diretoria para a Associação Brasileira de Preservação Audiovisual (ABPA)

 

O CPCB colaborou na organização do Case 1 cujo tema foi o filme “Rio da Dúvida”, de Joel Pizzini, analisado por Hernani Heffner, conservador-chefe da Cinemateca do MAM; o diretor Pizzini; Mauro Domingues, arquivista e especialista em Preservação Audiovisual; e Patrícia Civelli, diretora da Memória Civelli Produções e produtora de “Rio da Dúvida”.

 

A sessão do filme foi dedicada pelo cineasta Joel Pizzini, ao Diretor do CPCB Carlos Augusto Dauzacker Brandão, falecido em maio / 2019.

 

II –    52º FESTIVAL DE BRASÍLIA  – 41º ENCONTRO DO CPCB

22 de novembro a 01 de dezembro

 

Painel

 Data: 29.11.19 – sexta feira

Horário:  14h

Local:   Hotel   Grand Mercure Brasília Eixo Monumental – SHN Q 5 Bloco G – Asa Norte, Brasília –  Salão Jatobá

Sessão do filme e Painel

 A Importância da Preservação – Restauração de Aviso aos Navegantes, de Watson Macedo primeiro filme restaurado do Programa de Preservação do CPCB  em 1999.

15h – Sessão do filme Aviso aos Navegantes, de Watson Macedo

16:45 – Painel

– A importância da Preservação Fílmica   – Myrna Silveira Brandão –Jornalista, pesquisadora e Escritora

– Restauração de Aviso aos Navegantes – Mauro Domingues – Arquivista Especializado em Preservação Audiovisual – colaborador na restauração do filme com o restaurador Francisco Sérgio Moreira

 

22º Prêmio Marco Antônio Guimarães, concedido pelo CPCB no festival para o filme que melhor utilizar material de pesquisa do Cinema Brasileiro.

 

Nesta edição 2019, o Júri  escolheu o filme

 

“Chico Mendes, um Legado a Defender”, de João Inácio – DF

Justificativa

“Chico Mendes foi um ativista ambiental reconhecido internacionalmente.  Além de reconhecer esse fato, o CPCB reconhece  também a importância de dar o “Prêmio Marco Antônio Guimarães”  para o filme  “Chico Mendes, um Legado a Defender”, de João Inácio,  por ser uma obra  que – utilizando material de pesquisa do Cinema Brasileiro – contribui para imortalizar a memória e a  história de quem deu a vida por uma causa ambientalista, correta e socialmente justa”.

O Prêmio  (Troféu Candango) foi entregue por Mauro Domingues para o Diretor João Inácio, na  Cerimônia de Encerramento  na noite de 30 de novembro de 2019.

 

E-mail de agradecimento do  diretor para o CPCB

De: Joao Inacio [mailto:contato@imaginacao.art.br]
Enviada em: domingo, 1 de dezembro de 2019 15:59
Para: Mcbrandone
Cc: maurodomingues@gmail.com
Assunto: Re: RES: Chico Mendes, um Legado a Defender”, de João Inácio no Festival de Brasília

Olá, Myrna e Mauro, boa tarde.

Não poderia deixar de voltar aqui pra agradecer o reconhecimento que muito me honrou.Que venham muitos outros festivais de Brasília e que em todos o CPCB se faça presente, pois prêmios como esse valorizam sobremaneira um importante e invisível aspecto dos documentários que é a pesquisa.

MUITO obrigado!  Com carinho,

Joao Inacio

Diretor
Imaginacao Filmes e Artes Audiovisuais Ltda
www.imaginacao.art.br

 

III – SESSÃO DE “É UM CASO DE POLICIA” 

 

Apoio do CPCB para a sessão e divulgação do filme dirigido por Carla Civelli.

12 de novembro às 19h – no Cine Art UFF – durante o  Arquivo em Cartaz

 

III –  21º FESTIVAL DO RIO   /   21º ENCONTRO DO CENTRO DE PESQUISADORES DO CINEMA BRASILEIRO

 

Programação  

Data: 17.12.19 – terça feira

Horário:  14h

Local: MAM – Avenida Infante Dom Henrique, 85 – Parque do Flamengo

Abertura:

Ilda Santiago – Diretora do Festival do Rio

Ricardo Cota – Curador do MAM

José Quental – Programador do MAM

Exibição do filme Aviso aos Navegantes, de Watson Macedo

Painel: Restauração de Aviso aos Navegantes, primeiro filme restaurado pelo CPCB em 2000.   Centenário de Watson Macedo

Participantes:

– A importância da  Preservação  – Marília Franco –  Professora da ECA/USP, pesquisadora, escritora

– Aviso aos Navegantes na obra de Watson Macedo – João Luiz Vieira – Professor da UFF, pesquisador, escritor

– Restauração de Aviso aos Navegantes –  Mauro Domingues – Arquivista Especializado em Preservação Audiovisual. Co restaurador com Francisco Sérgio Moreira de Aviso aos Navegantes.

– Moderadora:   Myrna Silveira Brandão – Pesquisadora,  jornalista, escritora

 

Assembleia do CPCB

Durante o Festival do Rio, ocorreu em 17.12.19 às 13h, nas dependências do MAM,  a Assembleia do CPCB para substituição do diretor Carlos Augusto Dauzacker Brandão (falecido em maio / 2019) por Mauro Domingues de Sá.

A sessão foi presidida por João Luiz Vieira, Presidente do Conselho Consultivo do CPCB e secretariada por Mauro Domingues de Sá.  A Ata da Assembleia foi encaminhada por Myrna Brandão para o Registro Civil de Pessoas Jurídicas (RCPJ) – do Rio de janeiro para as providências cabíveis.

A Assembleia foi antecedida de uma reunião de alinhamento das atividades do CPCB, no ensejo inclusive da presença no Rio de Marília Franco e Solange Stecz. Myrna iniciou a reunião fazendo um relato dos principais acontecimentos relativos ao Centro em 2019, quais sejam: por sugestão de Marília Franco,  indicação para o FIAF Award / 2020 da Preservacionista e Produtora Alice Gonzaga; aprovação da inscrição do CPCB no Congresso da FIAF a ser realizado no México em abril de 2020 com o tema: La preservación y Desastres de  Naturaleza Política – e composta por João Luiz Vieira, Marília Franco, Mauro Domingues e Solange Stecz.

A seguir, Myrna informou que o CPCB encerrou 2019  com sua situação jurídica e financeira em dia e solicitou aprovação para formalizar a indicação de Tiago Ribeiro Lima Pessanha como Coordenador do Núcleo-RJ. Lembrou que Tiago é Professor de Cinema para estagiários da PUC e edita um site para apoiar o Cinema Brasileiro. Entre outros apoios, realizou um forte protesto a favor da Cinemateca Brasileira com depoimentos de preservacionistas e cineastas. Além disso, em face da relevância que o CPCB se aproxime de Universidades, é importante a inclusão da PUC nesse contexto, a exemplo da  aproximação já existente com a USP (Marília Franco), UFPR  (Solange Stecz) e  UFF (João Luiz Vieira).  A formalização da indicação foi aprovada por todos, tendo João Luiz reforçado a importância da articulação do CPCB com Universidades.

 

 

IV  – PARTICIPAÇÃO NO PROGRAMA MEMÓRIA DO MUNDO DA UNESCO E O PATRIMÔNIO DOCUMENTAL BRASILEIRO

Solange Stecz  representa os arquivos audiovisuais no MOW Brasil.

 

V – APOIO

 

Carta de apoio para  Marise Farias – Coordenadora do Projeto de Restauração da Obra de Roberto Farias – em 15 de janeiro de 2019.

 

 

VI  – PARCERIAS INTERNACIONAIS

 

 

1 – FIAF – Federação Internacional dos Arquivos de Filmes

 

O CPCB manteve sua condição de integrante do Grupo FIAF – mediante pagamento da anuidade devida à Federação e participação em várias de suas atividades, quais sejam:

– Indicação para o FIAF AWARD / 2020.  Como integrante do Grupo FIAF, o CPCB indicou a Preservacionista e Produtora Alice Gonzaga para o FIAF AWARD 2020 (sugestão de Marília Franco, vice Presidente do CPCB) .

 

– Colaboração na divulgação dos fatos e eventos da Federação

 

–  Boletim Online da FIAF  (Federação Internacional de Arquivo de Filmes).

Texto do CPCB publicado em 19.12.19

Center for Researchers of Brazilian Cinema (CPCB) has among its objectives the Film Preservation. In 1999, the Center began its Film Restoration Program. The first title restored was Watson Macedo’s classic “Aviso aos Navegantes”, 1950. The director would complete  his centenary of birth (1919/2019).

To celebrate both dates, the CPCB will hold sessions with “Aviso aos Navegantes” followed by Panel on the restoration of the film and Macedo’s work, pioner of “Chanchada”, the important movement in Brazilian Cinema. The events will take place at the Brasília Film Festival (November) and Rio Film Festival (December).

 

– Inscrição do CPCB para participar do próximo Congresso da FIAF a ser realizado no México em abril de 2020

 

Proposta de Painel

 

Marília Franco – La Preservación Empieza en la Producción

Doctora in Educación.  Professora  de ECA – Escuela de Comuniccaciones y Artes – USP – Universidad de São Paulo

CTR – Departamento Cine y Radio

PROLAM – Programa Interunidades para Estudios Latinoamericanos – USP

Professor PPGArtes – UNESPAR-PR

 

João Luiz Vieira – La preservación y desastres de  naturaleza política

Doctor en Estudios Cinematográficos – Universidad de Nueva York (1984).  Postdoctor en el Departamento de Estudios de Cine y Televisión de la Universidad de Warwick, Inglaterra (1997). Profesor del Departamento de Cine y Video y Coordinador del Programa de Posgrado en Comunicación de la Universidad Federal Fluminense.

 

Mauro Domingues – Preservación Audiovisual

Archivero y Fotógrafo – especializado en preservación y restauración audiovisual

 

Solange Stecz  – Moderadora

Doctora en Educación.  Membro do Comitê MOW BRasil representante dos arquivos audiovisuais.  Responsável pela Disciplina Cultura da Preservação no Curso de Cinema da Universidade Estadual do Paraná. Coordenadora do Programa de Pós Graduação em Artes da Universidade Estadual do Paraná.  – Integra el Comité MOW Brasil representante de l00 archivos audiovisuales. Responsable de la disciplina de cultura de preservación en el curso de cine y Coordinadora del Programa de Posgrado en Artes de la Universidad Estatal de Paraná.

 

2 – Cinemateca Portuguesa

 

Entendimentos com a Cinemateca Portuguesa  para tentar a localização de uma cópia de Carnaval no Fogo, de Watson Macedo (cópia em 35mm, 16mm ou qualquer outro suporte)

 

 

3 – FESTIVAL DE BERLIM

 

 

– Projeto Talent Campus do Festival de Berlim

 

O Festival de Berlim desenvolve um programa denominado Talent Campus  – são selecionados cerca de 300 jovens no mundo todo (do Brasil inclusive) e durante 15 dias eles recebem aulas / palestras / fazem trabalhos, etc.  – ministrado por nomes destacados da área do cinema, entre outros,  Martin Scorsese, Steven Spielberg,  Walter Salles, que fazem isso gratuitamente.

Numa edição recente,  300 jovens (14 do Brasil) foram escolhidos de 137 países, para as áreas de direção (132), produção (63), atuação (17), roteiro (10), fotografia (20), edição (15), cenografia (12), crítica (8), vendas e distribuição (9), som (6), e trilha sonora (8).

Conforme acima, são contempladas inúmeras áreas do cinema, mas não está incluída a de preservação.

Após contato preliminar realizado em Berlim,  o  CPCB enviou carta para Mr. Florian Weghorn –  Program Manager Talent Campos – com sugestão da inserção da área de Preservação nas próximas edições do Talent Campus.  Ele ficou de analisar e propôs um encontro presencial no próximo festival. O CPCB concordou e se colocou à disposição para fundamentar e ajudar na consecução da medida.

 

Observação: Myrna Brandão não estava em Berlim como Presidente do CPCB, mas sim como jornalista, para cobertura do Festival, trabalho que realiza desde 2004. Mas aproveitou sua estada no Festival para fazer a proposta acima para o Festival.

 

 

 

VII  – AGRADECIMENTOS

 

– Ao Crítico, Pesquisador, Escritor e integrante  do Conselho Consultivo do CPCB Carlos Alberto Mattos,  por sua colaboração na edição e atualização do Site do Centro.

 

– Ao CINEOP, Festival de Brasília e Festival do Rio pela manutenção do Encontro Anual do CPCB em suas grades.

 

 

VIII  – SITUAÇÃO JURÍDICA E FINANCEIRA 

 

O CPCB encerrou  2019  com sua situação jurídica e financeira em dia (CNPJ, Alvará, Imposto de Renda, Balancete, Pagamentos da FIAF, CBC, Site, etc.).

 

 

IX  – PENDENTES

 

1 – Cópia em DCP de Aviso aos Navegantes

 

O CPCB  está tentando a elaboração de uma  cópia em DCP do filme Aviso aos Navegantes, de Watson Macedo, que foi restaurado pelo Centro (e possui cópia em 35mm depositada no Arquivo Nacional). Como Watson Macedo completaria 100 anos em 2019, a ideia é ter uma cópia em DCP  para exibição em Festivais e Mostras neste ano. Os entendimentos estão sendo  intermediados por Mauro Domingues com Alexandre Rocha, gerente da Afinal Filmes.

Posição: elaboração de orçamento

 

2 – Restauração de Carnaval no Fogo, de Watson Macedo 

 

Histórico: em 2000 o CPCB realizou, em articulação com a Atlântida, um trabalho de prospecção para restauração do filme.  Como a análise do material prospectado somou apenas 90% do filme, a restauração não pode ser realizada na ocasião e o material prospectado foi entregue para a Atlântida e, atualmente encontra-se na Cinemateca Brasileira.

 

Fomos informados que há uma pendência da CGU com o material da Atlântida depositado naquela Cinemateca, que impede sua retirada ou qualquer ação com o mesmo.

 

Já foram feitas inúmeras tentativas para retirar esse material, inclusive reunião com o Secretário Pola Ribeiro em Ouro Preto, mas até o momento não houve avanços.  Francisco Moreira –  embora morando no Rio, estava trabalhando durante a semana em São Paulo –   e também tinha estado na Cinemateca, com esse objetivo.

 

Situação atual:

 

O projeto está paralisado  em face da morte de Francisco Sérgio Moreira.

A cópia em 16mm – que havia sido adquirida com recursos próprios por Carlos Augusto Brandão, diretor do CPCB e fundamental para restauração do filme – estava em seu poder e, desde seu falecimento em janeiro/ 2016m o CPCB tem envidado esforços e providências – sem sucesso – para  localizar a cópia e dar continuidade ao projeto.

 

Uma delas  foi uma consulta à Cinemateca Brasileira. Conforme os e-mails  trocados, um pouco antes do seu falecimento, Chico nos informou que  houve uma reunião na Cinemateca para tratar da restauração.

 

Posteriormente por telefone e e-mail, informou  que  conforme acertado na reunião, seria necessária a realização de testes com a cópia na Cinemateca Brasileira,  inclusive para melhor elaboração do orçamento pela Cinecolor, empresa onde estava trabalhando e que seria o Laboratório que restauraria o  filme.

 

O CPCB pediu também  ajuda na Lista da ABPA no sentido de obter alguma informação e/ou sugestão, igualmente sem sucesso.

 

A posição no CPCB é continuar essa busca.

 

X – OUTROS

 

Embora não tenha sido uma ação do CPCB, julgamos importante registrar neste relatório a indicação do MAM para receber o Prêmio Preservação 2019 conforme descrito abaixo:

Prêmio Preservação no Grande Prêmio do Cinema Brasileiro concedido pela Academia Brasileira de Cinema, criado em 2008 por solicitação dos sócios da Academia como pessoas físicas – Carlos Augusto Dauzacker Brandão e Myrna Silveira Brandão.

Nessa condição de sócios pessoas físicas,  Carlos Augusto e Myrna propuseram  o MAM para receber o Prêmio em 2019, sugestão que foi aceita pela Academia. O troféu  foi entregue para o MAM – representado por Ricardo Cota e Hernani Heffner na Cerimônia de Premiação.

Deixe sua Opinião

  • Please leave these two fields as-is:
  • Para proceder você precisa resolver essa simples conta, para nos ajudar na prevenção de SPAM.