RELATÓRIO DO CPCB 2020

I – FEVEREIRO

 

Reunião  – durante a 71ª edição do Festival de Berlim  – com o Coordenador do Berlinale Talents.  Projeto iniciado por Carlos Augusto Brandão, que Myrna Brandão está dando continuidade com Mr. Florian Weghorn –  Program Manager Berlinale Talents.  (Detalhes abaixo no capítulo EM ANDAMENTO).

 

II – MARÇO

(10 e 11)

Evento em Curitiba, com a aula inaugural do Programa de Pós Graduação da UNESPAR.

Participação do Professor João Luiz Vieira – que realizou palestra com exibição de trechos de Aviso aos Navegantes, de Watson Macedo – restaurado pelo CPCB em 2000.

 

III – JUNHO

 

Boletim Online da FIAF  (Federação Internacional de Arquivo de Filmes).  Texto do CPCB publicado em 30.06.20 – Homenagem para Wills Leal no Festival de Aruanda – conduzida por Marília Franco.

 

A DESERVED TRIBUTE

The Brazilian Cinema Research Center (CPCB) had paid homage to Wills Leal at the Aruanda Festival’s with the “Trophy Live Memory of Cinema Paraibano”, the honor of which was presented on the occasion by Marília Franco, CPCB’s Board and Professor at ECA, São Paulo University’s.

Leal, unfortunately passed away on the last May,7, at the age of 83 in João Pessoa, PB.  Journalist, Historian, Critic, Documentary filmmaker and founder of Academia Paraibana de Cinema, he leaves a wide legacy memory in his books and publications.  Cinema, in particular, was his greatest passion ever since his first screening as a child.

 

IV – SETEMBRO

 

– CONGRESSO DA FEDERAÇÃO INTERNACIONAL DE ARQUIVOS DE FILMES (FIAF)  – PARTICIPAÇÃO DO CPCB

 

28 de setembro a 4 de outubro

76  Simposio International 2020 on-line

Gestión de Riesgo y Desastres Naturales y Humanos

Prevencion and Management of Natural and Human Disasters in Film Archives

Coordenação: Hugo Villa – Diretor da Filmoteca de UNAM

Albino Álvarez Gómes – Diretor de Resgate e Restauração

 

Participação do CPCB

 

Centro de Investigadores del Cine Brasileño

Prevencion and Management of Natural and Human Disasters in Film Archives

PAÍS DE PROCEDENCIA Brasil

30 de setembro – 11h (hora do Brasil, 9h no México)

PARTICIPANTES

Marília Franco – La importancia de la Preservación

Doctora in Educación.  Professora  de ECA – Escuela de Comuniccaciones y Artes – USP – Universidad de São Paulo

CTR – Departamento Cine y Radio

PROLAM – Programa Interunidades para Estudios Latinoamericanos – USP

Professor PPGArtes – UNESPAR-PR

 

João Luiz Vieira –  La preservación y desastres de  naturaleza política

Doctor en Estudios Cinematográficos – Universidad de Nueva York (1984).  Postdoctor en el Departamento de Estudios de Cine y Televisión de la Universidad de Warwick, Inglaterra (1997). Profesor del Departamento de Cine y Video y Coordinador del Programa de Posgrado en Comunicación de la Universidad Federal Fluminense.

 

Solange Stecz – Moderación

Doctora en Educación.  Membro do Comitê MOW BRasil representante dos arquivos audiovisuais.  Responsável pela Disciplina Cultura da Preservação no Curso de Cinema da Universidade Estadual do Paraná. Coordenadora do Programa de Pós Graduação em Artes da Universidade Estadual do Paraná.  – Integra el Comité MOW Brasil representante de l00 archivos audiovisuales. Responsable de la disciplina de cultura de preservación en el curso de cine y Coordinadora del Programa de Posgrado en Artes de la Universidad Estatal de Paraná.

 

V – OUTUBRO

 

29 – 18h

Live da Associação de Arquivistas de São Paulo – por conta do Patrimônio Audiovisual.

Palestra de Mauro Domingues sobre a atuação do CPCB no campo da Preservação Audiovisual.

 

VI – DEZEMBRO

 

– ARQUIVO EM CARTAZ – Arquivo Nacional – Homenagem a Suzana Amaral 

 

Dia 12 – 14h

 

Gravação da live em homenagem à cineasta Suzana Amaral (1932-2020). Evento que integrou a programação do Arquivo em Cartaz – Festival Internacional de Cinema de Arquivo 2020, do Arquivo Nacional.

Participantes:

Myrna Brandão – Centro de Pesquisadores do Cinema Brasileiro

Nicole Algranti – Cineasta

Mauro Domingues – Arquivo Nacional

Mediação – Antonio Laurindo (Arquivo Nacional


Arquivo Nacional
– Arquivo em Cartaz – Homenagem a Suzana Amaral

46,5 mil inscritos

INSCREVER-SE

Gravação da live em homenagem à cineasta Suzana Amaral (1932-2020). Evento que integrou a programação do Arquivo em Cartaz – Festival Internacional de Cinema de Arquivo 2020, do Arquivo Nacional. Participantes: Myrna Brandão (Centro de Pesquisadores do Cinema Brasileiro); Nicole Algranti (cineasta); e Mauro Domingues (Arquivo Nacional). Mediação: Antonio Laurindo (Arquivo Nacional) Data: 02/12/2020

 

– PODCAST SOBRE O CPCB

 

11 de dezembro – 14h

 

Gravação de Podcast sobre o CPCB e o Festival de Brasília – com a coordenação de Solange Straube Stecz

 

Marília Franco: Prêmio Marco Antônio Guimarães

Myrna Brandão: participação do CPCB no Festival de Brasília desde a Fundação do Centro

Mauro Domingues: Painel da edição 2020 do festival

Solange Straube Stecz – Moderação

 

– FESTIVAL DE BRASÍLIA – PRÊMIO MARCO ANTÔNIO GUIMARÃES E PAINEL NO ENCONTRO DO CPCB

16 de dezembro

 

– Prêmio Marco Antônio Guimarães

 

JÚRI

Marília Franco – Professora da ECA/USP – Pesquisadora

Solange Stecz – Professora da Universidade do Paraná – Pesquisadora

Myrna Brandão –  Jornalista, Crítica de Cinema – Pesquisadora

 

O júri escolheu, entre os participantes da mostra competitiva do Festival, o vencedor do Prêmio Marco Antônio Guimarães – que está na sua 23ª edição e é dado desde 1996 pelo CPCB –  para o filme que melhor utilizar material de pesquisa do Cinema Brasileiro.

Vencedor: “Candango: Memórias de um Festival”, de Lino Meireles

Justificativa:

“Além da perfeita utilização de imagens de arquivo e um documento precioso sobre o Festival de Brasília, o filme é um resgate não só da história do Cinema Brasileiro, mas também da história cultural e política do País no período”.

 

– Painel do CPCB no Festival

 

O Encontro constou de sessão de  “O Homem que virou Suco”, de João Batista de Andrade e um Painel sobre o filme com os participantes detalhados abaixo na divulgação do festival.

O filme está completando 40 anos que foi produzido pela Raiz Cinematográfica e 15 anos que foi restaurado pelo Centro de Pesquisadores do Cinema Brasileiro.

A transmissão online foi no dia 16 de dezembro de 15h às 17h, pela plataforma Zoom e transmissão simultânea pelo canal do YouTube da SECEC-DF

 

Festival de Brasília do Cinema Brasileiro –

Catálogo do Festival

16.12.20

 

15h às 17h   

Mesa 6 – 40 ANOS DA PRODUÇÃO PELA RAIZ DE “O HOMEM QUE VIROU SUCO” / 15 ANOS DA RESTAURAÇÃO DO FILME PELO CPCB

Sinopse: O Centro de Pesquisadores do Cinema Brasileiro é o protagonista dessa homenagem ao filme “O Homem que Virou Suco”.

Participantes:

João Batista de Andrade (Diretor)

José Dumont (Protagonista)

João Luiz Vieira (Professor da UFF)

Mauro Domingues (Especialista em Preservação Audiovisual)

Mediação: Myrna Brandão (pesquisadora, jornalista, escritora)

Plataforma: Zoom

https://www.youtube.com/channel/UCwAOij1uPt29i3Cse_xzk9A

 

– BOLETIM DA FIAF

 

Texto do CPCB publicado em dezembro

 

A DESERVE CELEBRATION

 

In 2020, “O Homem que Virou Suco”, by João Batista de Andrade, starring José Dumont,  complete 40 years of production by Raiz’s and 15 years of its restoration by the Center for Researches of Brazilian Cinema (CPCB), which celebrate the dates by holding a session and a Panel  at the Brasilia Film Festival.

The film is an innovative and avant-garde work in the cinematographic language, bringing the dramaturgy of documentary intervention to the fiction. In addition, it is a film loaded with political and social significance, portraying the struggle of the excluded in search of citizenship and their cultural identity.

 

VII  – SITUAÇÃO JURÍDICA E FINANCEIRA 

 

O CPCB encerrou  2020   com sua situação jurídica e financeira em dia (CNPJ, Alvará, Imposto de Renda, Balancete, Pagamentos da FIAF, Site, etc.).

 

– PAGAMENTO PARA FEDERAÇÃO INTERNACIONAL DOS ARQUIVOS DE FILME –  FIAF

Efetuado em junho, no valor de  500 EUROS + taxas governamentais, bancárias e IR,  conforme comprovante abaixo.

 

De: Elsa Degerman [mailto:e.degerman@fiafnet.org]
Enviada em: terça-feira, 2 de junho de 2020 07:43
Para: Centro de Pesquisadores do Cinema Brasileiro   C/c: Christophe Dupin

Assunto: Re: 2020 FIAF Fee

 

Dear Myrna,

I can confirm that we have received the e-mail and that the CPCB’s payment has been processed this morning. Please find attached the payment conformation.

Many thanks!   Best regards,    Elsa Degerman –  Accounting and HR Assistant

 

 

– PROCESSO PARA REGISTRO DA ATA

 

Houve uma exigência para mudança de termos no texto da Ata.   Foi atendida  a solicitação e o processo foi reapresentado no Registro Civil de Pessoas Jurídicas (RCPJ).

O Contador informou que está tudo OK e eles vão encaminhar o processo aprovado. A demora no envio se dá em face da alta  demanda e do rodízio e confinamento que o RCPJ  está precisando fazer devido à Pandemia.

 

VIII – OUTROS ASSUNTOS

 

– “A HORA DA ESTRELA”   EM EVIDÊNCIA EM 2020

 

Neste ano foram realizados inúmeros eventos relacionados com “A Hora da Estrela”, filme que o CPCB restaurou em 2009.

Os eventos tiveram como motivo os 100 anos de nascimento  de Clarice Lispector e a perda da cineasta Suzana Amaral.

Mas como “A Hora da Estrela” é a obra prima da literatura de Clarice Lispector e a obra prima da obra de Suzana Amaral, o filme esteve sempre em evidência com exibições, referências e debates.

Certamente a relação abaixo não contém todos os eventos realizados, mas estão listados os que o CPCB foi avisado, convidado para assistir e/ou participar.

 

– 26.06.20 – Estação Cultura – Homenagem a Suzana Amaral com depoimentos da crítica, curadoria de arte e historiadores sobre o filme “A Hora da Estrela”.

 

– 26.06.20 – Cine Clube Fundação Cultural Badesc – evento com o filme “A Hora da Estrela”, de Suzana Amaral,  moderado por Vanessa Sandra.

– 26.06.20 – “A Hora da Estrela”, Suzana Amaral, Pacarrete e a solidão dos artistas (Tatá – Arte e Cultura).

 

– 28.06.20 – Portugal – Jornal global para a lusofonia. A estrela de Suzana Amaral brilha na constelação do Cinema Brasileiro com o filme “A Hora da Estrela”.

 

– 05.07.20 – “A Hora da Estrela” – Legado de Clarice e Susana – Jornal do Brasil.

 

– 09.07.20 – Livro seleciona os melhores filmes nacionais de todos os Tempos – entre eles “A Hora da Estrela” – Estadão.

 

– 29.08.20 – Live sobre o filme “A Hora da Estrela”, de Suzana Amaral – A Psicanálise vai ao Cinema.

 

– 14.10.20 – A Hora da Estrela: Centenário Clarice Lispector e Tributo Suzana Amaral no Estação Net.   Por iniciativa do crítico Filippo Pitanga, a  sessão foi dedicada a Carlos Augusto Dauzacker Brandão, que foi diretor do CPCB e coordenador da restauração do filme, em 2009.

 

– 28.10.20 – Centro de Pesquisa e Informação – SESC – Arenas Inspiradoras Homenagem a Suzana Amaral e Clarice Lispector, autora de “A Hora da Estrela”, adaptada pela cineasta para o cinema, grande sucesso de público e crítica – restaurado pelo Centro de Pesquisadores do Cinema Brasileiro (CPCB),  em 2009.

 

– 12.2020 – Instituto de Estudos da Linguagem (IEL) – O segredo de Macabéas: relações entre “A Hora da Estrela”, de Clarice Lispector e o filme homônimo de Suzana Amaral

 

– 02.12.20 –  Arquivo em Cartaz – 02/12 – Homenagem a Suzana Amaral, diretora de “A Hora da Estrela”.

 

– AGRADECIMENTOS

 

- À FIAF – nas pessoas de Hugo Villa e Albino Álvarez Gómes – pela inclusão do CPCB na Grade do 76  Simposio International 2020 on-line com o tema

Gestión de Riesgo y Desastres Naturales y Humanos realizado em setembro.

 

- Ao Festival de Brasília pela manutenção do Encontro Anual do CPCB em sua grade.

 

- Ao Crítico, Pesquisador, Escritor e integrante  do Conselho Consultivo do CPCB Carlos Alberto Mattos,  por sua colaboração na edição e atualização do Site do Centro.

 

 

IX – EM ANDAMENTO

 

– Berlinale Talents  do Festival de Berlim

 

Continuidade dos entendimentos para aprovação da proposta do CPCB detalhada abaixo. Houve nova reunião em fevereiro  – durante a 71ª edição do Festival de Berlim  – com o Coordenador do Berlinale Talents.  Projeto iniciado por Carlos Augusto Brandão, que Myrna Brandão está dando continuidade com Mr. Florian Weghorn –  Program Manager Berlinale Talents.

 

Proposta do CPCB

O Festival de Berlim desenvolve um programa denominado Berlinale Talents   – são selecionados cerca de 300 jovens no mundo todo (do Brasil inclusive) e durante 15 dias eles recebem aulas / palestras / fazem trabalhos, etc.  – ministrado por nomes destacados da área do cinema, entre outros,  Martin Scorsese, Steven Spielberg,  Walter Salles, que fazem isso gratuitamente.

Numa edição recente,  300 jovens (14 do Brasil) foram escolhidos de 137 países, para as áreas de direção (132), produção (63), atuação (17), roteiro (10), fotografia (20), edição (15), cenografia (12), crítica (8), vendas e distribuição (9), som (6), e trilha sonora (8).  Conforme acima, são contempladas inúmeras áreas do cinema, mas não está incluída a de preservação.

Após contato preliminar realizado em Berlim,  em 2017 por Carlos Brandão, o  CPCB enviou carta para Mr. Florian Weghorn –  Program Manager Berlinale Talents  – com sugestão da inserção da área de Preservação nas próximas edições do Talent Campus.  Mr. Florian ficou de analisar e propôs um encontro presencial no próximo festival, o que somente aconteceu em 2020 quando foi apresentada a fundamentação.  O CPCB concordou e se colocou à disposição para ajudar na consecução da medida.

 

Observação: Carlos Brandão e Myrna Brandão não estavam  em Berlim como diretores do CPCB, mas sim como jornalistas, para cobertura do Festival, trabalho que realizam desde 2004. No caso, aproveitaram  sua estada no Festival para fazer a proposta acima.

 

– Restauração de Carnaval no Fogo, de Watson Macedo 

 

Histórico: em 2000 o CPCB realizou, em articulação com a Atlântida, um trabalho de prospecção para restauração do filme.  Como a análise do material prospectado somou apenas 90% do filme, a restauração não pode ser realizada na ocasião e o material prospectado foi entregue para a Atlântida e, atualmente encontra-se na Cinemateca Brasileira.

 

Fomos informados que há uma pendência da CGU com o material da Atlântida depositado naquela Cinemateca, que impede sua retirada ou qualquer ação com o mesmo.

 

Já foram feitas inúmeras tentativas para retirar esse material, inclusive reunião com o Secretário Pola Ribeiro em Ouro Preto, mas até o momento não houve avanços.  Francisco Moreira –  embora morando no Rio, estava trabalhando durante a semana em São Paulo –   e também tinha estado na Cinemateca, com esse objetivo.

 

Situação atual:

 

O projeto está paralisado  em face da morte de Francisco Sérgio Moreira e a não localização da cópia em 16mm – que havia sido adquirida com recursos próprios por Carlos Augusto Brandão, diretor do CPCB e fundamental para restauração do filme.

A cópia estava com Francisco Moreira e, desde seu falecimento em janeiro/ 2016,  o CPCB tem envidado esforços e providências – sem sucesso – para  localizar a cópia e dar continuidade ao projeto.

 

Uma delas  foi uma consulta à Cinemateca Brasileira. Conforme os e-mails  trocados, um pouco antes do seu falecimento, Chico nos informou que  houve uma reunião na Cinemateca para tratar da restauração.

 

Posteriormente por telefone e e-mail, informou  que  conforme acertado na reunião, seria necessária a realização de testes com a cópia na Cinemateca Brasileira,  inclusive para melhor elaboração do orçamento pela Cinecolor, empresa onde estava trabalhando e que seria o Laboratório que restauraria o  filme.

 

O CPCB pediu também  ajuda na Lista da ABPA no sentido de obter alguma informação e/ou sugestão, igualmente sem sucesso.

 

A posição no CPCB é continuar essa busca.

Deixe sua Opinião

  • Please leave these two fields as-is:
  • Para proceder você precisa resolver essa simples conta, para nos ajudar na prevenção de SPAM.