Berlinale Classics divulga programação completa

Myrna Silveira Brandão

O Festival de Berlim (11 a21.02) anunciou os cinco filmes que completam  sua tradicional Mostra Berlinale Classics.

Conforme já divulgado anteriormente, Destiny, de Fritz Lang – que terá  première mundial de sua versão digital recém-restaurada no festival  –  é um dos seis títulos e será o destaque da programação.

Os outros filmes que compõe a Mostra  são:

Os Russos estão Chegando”, longa semiautobiográfico de Heiner Carow (1968), ambientado nos dias finais da II Guerra Mundial e que está entre os que foram censurados na Alemanha Oriental por razões políticas. O filme não agradou ao regime alemão oriental e foi banido antes de ser completado.

Em 1987, foi reconstruído baseado numa cópia de trabalho bastante danificada, uma vez que apenas algumas sequências do negativo sobreviveram.

Agora, a tecnologia digital possibilitou que a DEFA Foundation, em cooperação com o Arquivo de Filmes da Alemanha Federal, produzisse  uma nova restauração do material, combinado com elementos e fontes diversas de qualidade ótica variável.

Outro título, o  americano “The Road Back”,  dirigido por James Whale em 1937, também faz referência a trechos da história alemã.

É baseado na novela do mesmo nome de Erich Maria Remarque sobre quatro soldados de infantaria alemães que tem dificuldade para retomar a vida civil.

Em 1939, depois de protestos da Alemanha, a Universal reeditou o filme sem consultar o diretor.

O festival mostrará  a reconstrução do original de 1937 de James Whale, preservada  pela Biblioteca do Congresso, em colaboração com a Film Foundation, de Martin Scorsese e a NBC Universal.

“É especialmente fascinante que dois filmes da Berlinale Classics sejam bastante próximos da censura do passado  na Alemanha”, declarou  Rainer Rother, curador da Retrospectiva e diretor artístico da Cinemateca Alemã.

Com a versão em restauração digital de “Early Summer”, a Berlinale Classics, mais uma vez está apresentando um trabalho do mestre japonês Yasujiro Ozu.

O filme de 1951 e um dos últimos trabalhos de Ozu, segue Norico, uma jovem mulher cuja família está fazendo todas as tentativas possíveis para que ela se case.  Noriko é interpretada pela atriz favorita de Ozu, Setsuko Hara, que morreu em setembro de 2015 com a idade de 95 anos.

O projeto em restauração digital 4K foi coordenado pelo antigo assistente de Ozu,  Takashi Kawamata e o fotógrafo Masashi Chikamori conhecido pelos seus trabalhos nos filmes de Yoji Yamada.

Também da Ásia, será mostrado o filme de Taiwan “Daughter of the Nile”, de Huo Hsiao-hsien, de 1987. É o primeiro filme do diretor focalizando uma protagonista mulher e também notável pelos cenários de Taipei nos anos 1980.

A restauração digital foi baseada no negativo original de 35mm e feita sob a direção do Instituto de Filme de Taiwan.

Outro restaurado digitalmente vindo dos EUA, é o clássico Fat City, de John Huston, de 1972 com a fotografia do  mestre Conrad Hall.

No longa, Jeff Bridges aparece nos seus primeiros papéis como o  talentoso boxeador Ernie. O tom melancólico do filme é marcado pelo sucesso de  “Help Me Make It Through the Night”, de Kris Kristofferson.

O filme foi restaurado de um negativo original de 35mm e digitalizado em 4K pela Sony Pictures, com a supervisão de Grover Crisp.

 

Deixe sua Opinião

  • Please leave these two fields as-is:
  • Para proceder você precisa resolver essa simples conta, para nos ajudar na prevenção de SPAM.