Clássicos do Cinema Mundial

 

Myrna Silveira Brandão

A tradicional Fórum  do Festival de Berlim optou por celebrar sua 50ª edição em 2020, exibindo  os filmes que integraram a Mostra no ano em que foi fundada.

Divulgar agora a  relação com os filmes que foram mostrados é importante também para dar conhecimento da restauração de vários títulos da cinematografia mundial e  que constituem a peça central do arquivo de filmes independentes do Arsenal – Instititue for Film and Video Art, que é a única coleção do gênero no mundo.

Para os organizadores, trazer o programa de 1971 de volta à tela grande foi  uma forma de lembrar  uma época tão marcante na sociedade quanto na cultura.

A relação entre os filmes, bem como  seu contexto histórico e  nossos dias atuais foi  o assunto de um dos painéis do programa.

Quando Ulrich, Rika Gregor e seus colegas fundaram o Fórum Internacional do Novo Cinema, estavam visualizando as  muitas inovações da cinematografia da época  e a necessidade de manter viva a história do cinema.

Os filmes feitos em países que ainda não tinham surgido  no mapa mundial do cinema celebraram suas estreias em Berlim, assim como foram apresentados muitos trabalhos experimentais.

A programação foi constituída de verdadeiras obras primas do  cinema mundial como “Reconstruction”, de Theo Angelopoulos (1970) – Grécia;  “The Ceremony”,  de Nagisa Oshima (1971) – Japão; e Obsessão,  de Luchino Visconti (1943) – Itália, que é considerado precursor  do movimento italiano do Neo realismo.

 

Relação  dos filmes restaurados que constaram da Mostra

 

Reconstruction, de Theo Angelopoulos (1970) – Grécia

Angela Davis: Portrait of a Revolutionary, de Yolande du Luart (1971) – EUA / França

El Cuarto Poder, de Helena Lumbreras e Mariano Lisa (1971) – Espanha

The Passengers, de Annie Tresgot (1971) –  Algeria

Eldriged Cleaver, Black Panther (1970), de William Klein – Algeria /França

The Ceremony,  de Nagisa Oshima (1971) – Japão

The Great Chicago Conspiracy Circus (1970) – Canadá

The Big Mess, de Alexander Kluge (1971) – República Federal da Alemanha

I-Outside-Objects, de Klaus Bessau (1970-1971) – República Federal da Alemanha – curta-metragem

Mare’s Tail, de David Larcher (1969_ – UK

My Neighbours, de Mel Hondo (1971) – França

Monanganbee, de Sarah Maldoror (1969) – Algeria

Les mots ont un sens, de Chris Marrker (1970) – França

The Murder of Fred Hampton, de Howard Alk (1970) – EUA

It is not the Homossexual who is Perverse, but the Society in which he lives), de Rosa von Praunheim (1971) – Alemanha

Obssession, de Luchino Visconti (1943) – Itália

Ostia, de Sergio Citti (1970) – Itália

End of the Dialogue, de Antonia Caccia, Chris Curling, Simon Louvish, Nana Mahomo, Vus Make, Rakhetla Tsehlana (1970)  – África do Sul

A Bonus for Irene, de Helke Sander (1971) – República Federal da Alemanha

Ramparts of Clay, de Jean-Louis Bertucelloi (1970) – França / Algeria

Something Self Explanatory, de Harun Farocki e Hartmut Bitomsky (1971) – República Federal da Alemanha

Happiness, de Alexandr Medvedkin (1935)  – URSS

Sochaux: 11 Juin 68, de Bruno Mel, Groupe Medvedkine de Sochaux (1970) – França

Soleil Ô, de Med Hondo (1967) – França / Mauritania

Les trois-quarts de la vie, de Groupe Medvedkine de Sochaux (1970) – França – curta-metragem

W.R. – The Mysteries of Organism, de Dusan Makavejev (1971) – Yugoslavia

The Woman’s Film, de Newsreel Group (Judy Smith, Louise Alaimo, Ellen Sorin (1970) – EUA

Eyes do not want to close at all times or perhaps one day Rome will permit herself to choose in her turn (Othon), de Jean-Marie Strau e Danièle Huillet – República Federal da Alemanha

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