Por Myrna Silveira Brandão
Desde a edição passada, o Festival de Cinema de Nova York apresenta uma Mostra intitulada “Revivals”, com filmes recém-restaurados que são relançados durante o evento.
A mostra se caracteriza por trazer de volta aos espectadores filmes recuperados, na forma de um retorno, um voltar à vida de forma nova e diferente.
Na edição 2014 (26.09 a 12.10), a “Revivals” terá como destaque uma retrospectiva de Joseph L. Mankiewicz, com clássicos de sua filmografia que inclui: A Malvada (1950), A Condensa Descalça (1954), Cinco Dedos (1952), O Fantasma Apaixonado (1947), Eles e Elas (1955), Quem é o Infiel? (1949) e Júlio Cezar (1953), entre outros.
Um dos mais conhecidos e, em boa hora restaurado, é A Malvada, grande atuação de Bette Davis no cinema. Ela interpreta Margo Channing – uma diva da Broadway, com 40 anos e dificuldades na carreira por não conseguir mais papéis de destaque – que se vê ameaçada por Eve Harrington (Anne Baxter) uma suposta fã que fará tudo para o tomar o seu lugar.
O Fantasma Apaixonado é outro título bastante aguardado. O filme não despertou muita atenção na época do seu lançamento, mas agora está sendo redescoberto.
A história se passa no século XIX e segue Lucy Muir (Gene Tierney), uma jovem inglesa que após ficar viúva, decide mudar-se juntamente com sua pequena filha Ann (Natalie Wood, com cinco anos, estreando no cinema) para uma antiga casa a beira mar.
Depois de instalada, percebe que sua nova residência é assombrada pelo fantasma de seu antigo dono, o Capitão da Marinha Daniel Gregg (Rex Harrison), que acaba se apaixonando por ela.
A fotografia de Charles Lang capta brilhantemente o clima da história, bem como a ótima trilha sonora de Bernard Hermann. O perfeito equilíbrio, tanto nas cenas cômicas quanto dramáticas é outro ponto alto do filme.
Mankiewicz, que começou escrevendo roteiros no fim da era muda e os produziu para a MGM em meados da década de 30, é agora lembrado pelos extraordinários filmes que escreveu e dirigiu entre 1946 e 1972.
Outro destaque da Revivals é uma sessão especial com Era uma Vez na América, do diretor italiano Sérgio Leone. O filme foi recentemente restaurado pela Cinemateca de Bolonha, numa versão que inclui 22 minutos de imagens, que nunca foram mostradas.
O clássico foi objeto de uma grande reconstituição procurando estar o mais próximo possível das intenções de Leone, que faleceu em 1989. A versão de 139 minutos, lançada originalmente nos Estados Unidos, era uma manta de retalhos: trocava a ordem das cenas e excluía diversas sequências importantes contendo flashbacks que tornavam difícil o entendimento pelos espectadores.
Bastante conhecido e uma das obras primas do cinema, o filme é a história de quatro amigos que crescem juntos, tornando-se gangster. Já na idade adulta, Noodles (Robert De Niro) tenta impedir Max (James Woods ), de assaltar o Federal Reserve Bank, mas o ambicioso amigo não recua. Noodles então o denuncia à polícia, o assalto fracassa, companheiros são mortos e ele foge de Nova York, suportando um sentimento de culpa durante 30 anos. Recebe uma misteriosa carta que o faz regressar, momento em que revisita suas memórias.
Ao fazer o anúncio da Mostra, Kent Jones, diretor do NYFF, ressaltou que é sempre importante revisitar filmes, em novos contextos.
“Para experimentar o cinema de Joseph L. Mankiewicz, dentro do que está acontecendo agora, é preciso vê-lo dentro de uma nova perspectiva, com toda sua complexidade, sua riqueza de detalhes, sua beleza extraordinária, seu bom humor árido, seu esplendor satírico e seu profundo entendimento da natureza humana”, atesta Jones em sua segunda edição à frente do evento, após substituir Richard Peña, que dirigiu o festival por 25 anos.
O NYFF, que está na sua 52ª edição se caracteriza por exibir uma seleção do que de melhor aconteceu no ano na área cinematográfica, mesclando essas sessões com clássicos do passado.