NYFF mostra clássicos restaurados de Mankiewicz e Leone

Por Myrna Silveira Brandão

Desde a edição passada, o Festival de Cinema de Nova York apresenta uma Mostra intitulada “Revivals”, com filmes recém-restaurados que são relançados durante o evento.

A mostra se caracteriza por trazer de volta aos espectadores filmes recuperados, na forma de um retorno, um voltar à vida de forma nova e diferente.

Na edição 2014  (26.09 a 12.10), a “Revivals” terá como destaque  uma retrospectiva de Joseph L. Mankiewicz, com clássicos de sua filmografia que inclui: A Malvada (1950), A Condensa Descalça (1954), Cinco Dedos (1952),  O Fantasma Apaixonado (1947), Eles e Elas (1955), Quem é o Infiel? (1949) e  Júlio Cezar (1953), entre outros.

Um dos mais conhecidos e, em boa hora restaurado,  é A Malvada, grande atuação de Bette Davis no cinema. Ela interpreta Margo Channing –  uma diva da Broadway, com 40 anos e dificuldades na carreira por não conseguir mais papéis de destaque – que se vê ameaçada por  Eve Harrington (Anne Baxter) uma suposta fã que fará tudo para o tomar o seu lugar.

O Fantasma Apaixonado é outro título bastante aguardado. O filme não despertou muita atenção na época do seu lançamento, mas agora está sendo redescoberto.

A história se passa no século XIX e segue Lucy Muir (Gene Tierney), uma jovem inglesa que após ficar viúva, decide mudar-se juntamente com sua pequena filha Ann (Natalie Wood, com cinco anos, estreando no cinema) para uma antiga casa a beira mar.

Depois de instalada, percebe que sua nova residência é assombrada pelo fantasma de seu antigo dono, o Capitão da Marinha Daniel Gregg (Rex Harrison), que acaba se apaixonando por ela.

A fotografia de Charles Lang capta brilhantemente o clima da história, bem como a ótima trilha sonora de Bernard Hermann.  O perfeito equilíbrio, tanto nas cenas cômicas quanto dramáticas é outro ponto alto do filme.

Mankiewicz, que começou escrevendo roteiros no fim da era muda e os produziu para a MGM em meados da década de 30, é agora lembrado pelos extraordinários filmes que escreveu e dirigiu entre 1946 e 1972.

Outro destaque da Revivals é uma sessão especial com Era uma Vez na América, do diretor italiano Sérgio Leone. O filme foi recentemente restaurado pela Cinemateca de Bolonha, numa versão que inclui 22 minutos de imagens, que nunca foram mostradas.

O clássico foi objeto de uma grande reconstituição procurando estar o mais próximo possível das intenções de Leone, que faleceu em 1989.  A versão de 139 minutos, lançada originalmente nos Estados Unidos, era uma manta de retalhos: trocava a ordem das cenas e excluía diversas sequências importantes contendo flashbacks que tornavam difícil o entendimento pelos espectadores.

Bastante conhecido e uma das obras primas do cinema, o filme é a história de quatro amigos que crescem juntos, tornando-se gangster. Já na idade adulta, Noodles (Robert De Niro) tenta impedir Max (James Woods ), de assaltar o Federal Reserve Bank, mas o ambicioso amigo não recua.  Noodles então o denuncia à polícia, o assalto fracassa, companheiros são mortos e ele foge de Nova York, suportando um sentimento de culpa durante 30 anos. Recebe uma misteriosa carta que o faz regressar, momento em que revisita suas memórias.

Ao fazer o anúncio da Mostra, Kent Jones, diretor do NYFF, ressaltou que é  sempre importante revisitar filmes, em novos contextos.

“Para experimentar o cinema de Joseph L. Mankiewicz,  dentro do que está acontecendo agora, é preciso vê-lo dentro de uma nova perspectiva,  com toda sua complexidade, sua riqueza de detalhes, sua beleza extraordinária, seu bom humor árido, seu esplendor satírico e seu profundo entendimento da natureza humana”, atesta Jones em sua segunda edição à frente do evento, após substituir Richard Peña, que dirigiu o festival por 25 anos.

O NYFF, que está na sua 52ª edição se caracteriza por exibir uma seleção do que de melhor aconteceu no ano na área cinematográfica, mesclando essas sessões com clássicos do passado.

Deixe sua Opinião

  • Please leave these two fields as-is:
  • Para proceder você precisa resolver essa simples conta, para nos ajudar na prevenção de SPAM.