Versão restaurada de O Gabinete do Dr. Caligari terá première em Berlim

por Carlos Augusto Brandão

A 64ª edição do Festival de Berlim – que acontecerá de 06 a 16 de 2014 – terá na sua tradicional mostra destinada a homenagens e retrospectivas, a premiere mundial da versão restaurada do clássico O Gabinete do Dr. Caligari, de Robert Wiene. O filme, que teve seu lançamento em Berlim em 26 de fevereiro de 1920, será exibido 94 anos depois no escopo da Berlinale Clássicos, em sua nova versão  restaurada digitalmente.

O Gabinete do Dr. Caligari não é apenas um clássico do cinema mudo: obra expressionista de grande significado na história do cinema,  tem também influenciado muitos diretores de gerações que a seguiram.

A exibição da Berlinale, no dia 09.02.14, será acompanhada por um concerto executado pela Orquestra Berliner Philharmonie. A sessão é organizada pelo Festival em cooperação com a Cinemateca Alemã, o Museu Friedrich Murnau e a Berliner Philharmoniker.

A restauração foi realizada pelo Museu Murnau, em colaboração com Bundesarchi-Filmarchiv e L’Immagine Ritrovata – Film Restoration & Conservation, de Bolonha.

2 Comentários

  1. Isabel Regina Augusto disse:

    Uau !!!! Seria um sonho poder assistir este espetáculo!

  2. vintage dress disse:

    Music began actively playing when I opened this webpage, so annoying!

Deixe sua Opinião

  • Please leave these two fields as-is:
  • Para proceder você precisa resolver essa simples conta, para nos ajudar na prevenção de SPAM.