A Hora da Estrela

Poster de A Hora da Estrela

Poster de A Hora da Estrela

Baseado no romance de Clarice Lispector, o filme dirigido por Suzana Amaral e produzido pela Raiz conta a história de Macabéa, uma imigrante nordestina semi-analfabeta, que trabalha numa pequena firma e mora numa humilde pensão.

Fiel ao romance de Lispector, o filme retrata uma das personagens mais comoventes da filmografia brasileira, bem como expõe a solidão das grandes metrópoles e os aspectos perversos a que muitas vezes são submetidas pessoas ingênuas e sonhadoras.

A Hora da Estrela deu o Urso de Prata de melhor atriz para Marcélia Cartaxo, no Festival de Berlim de 1986 e foi o melhor filme no Festival de Brasília (1985), de Havana (1986) e em Aveiros, Portugal (1988).

O filme foi restaurado em 2009 pelo Centro de Pesquisadores do Cinema Brasileiro, em projeto patrocinado pela Petrobras, incentivado pelo Minc, através da Lei Rouanet e apoiado pela Labocine do Brasil. A restauração foi realizada na LaboCine por equipe coordenada pelo restaurador Francisco Moreira.

Um comentário

  1. Hans Spelzon disse:

    Olá,

    Existe algum material mais detalhado sobre o processo de restauração de “A Hora da Estrela”. Pode ser uma entrevista ou artigo. Sou aluno da UFF e gostaria de usá-lo em uma pesquisa.

    Agradeço.

    Abs,

    Hans

Deixe sua Opinião

  • Please leave these two fields as-is:
  • Para proceder você precisa resolver essa simples conta, para nos ajudar na prevenção de SPAM.