O Homem que Virou Suco

O Homem que Virou Suco, de João Batista de Andrade, teve sua restauração concluída em 2006. Rodado originalmente em 16mm, o filme foi ampliado para 35mm, gerando a única matriz de imagem existente, pois os originais de câmera não foram localizados. As dificuldades para uma preservação adequada, além dos problemas de natureza fotográfica resultantes do processo de ampliação, comprometeram a qualidade da imagem da matriz.

Durante o processo de restauração, a matriz existente foi duplicada fotograficamente por processo especial, o que eliminou a maior parte dos defeitos encontrados. Os demais foram eliminados através de aperfeiçoamento
digital. O tratamento digitalizado aplicado à matriz sonora possibilitou a gravação de novo negativo, livre das imperfeições existentes.

O trabalho foi realizado em 2005 e 2006 pela equipe liderada por Francisco Sérgio Moreira. Contou com a supervisão de Carlos Augusto Brandão e Myrna Silveira Brandão, do Centro de Pesquisadores do Cinema Brasileiro, e com a avaliação final do diretor do filme.

2 Comentários

  1. José Alves disse:

    Excelente filme que marcou meu início de carreira como engenheiro civil. O filme é bem real e retrata o que o nordestino enfrentava em busca de melhores condições de vida. Dor sofrimento, angústia e poucas alegrias. Os anos se passaram e a realidade mudou bastante, principalmente sobre as condições nos canteiros de obra. Podemos deparar com a segunda geração daqueles que ajudaram a construir o nosso país.
    Tive oportunidade de assistí-lo na TV Brasil (antiga TV-E) Canal 2 (RJ) na 6ª feira 5/10.
    Parabéns a toda equipe pelo excelente trabalho.

  2. Claudio Manoel Carneiro de Souza disse:

    Sou estudante de Graduação de História da Universidade do Estado do Rio de Janeiro – UERJ, e o filme “O homem que virou suco”, fará parte de uma das análises da minha monografia. Diante disso, eu gostaria de saber de que forma eu posso pesquisar sobre este filme? Desde já agradeço.

Deixe sua Opinião

  • Please leave these two fields as-is:
  • Para proceder você precisa resolver essa simples conta, para nos ajudar na prevenção de SPAM.