O País de São Saruê

O País de São Saruê, de Vladimir Carvalho, foi restaurado em 2004. Filmado em 16mm e posteriormente ampliado para 35mm, o original de 16mm encontra-se desaparecido. A restauração foi feita a partir do internegativo 35mm existente.O tratamento aplicado ao original sonoro gerou um novo negativo de som reequalizado e remixado.

Dentro dos limites técnicos possíveis de uma restauração ótica, a duplicação da matriz de imagem procurou eliminar as imperfeições causadas pela manipulação e preservação inadequadas. Devido à precariedade dos materiais disponíveis, algumas poucas cenas não puderam reaver o seu estado original. A restauração ótica, no entanto, além de impedir a perda da obra, permitirá que numa etapa posterior os danos venham a ser minimizados através de um aperfeiçoamento digital.

O trabalho de restauração contou com a supervisão do diretor do filme e de Carlos Augusto Brandão e Myrna Brandão, do CPCB. Na marcação de luz e na avaliação final de som e imagem, participou o cineasta Walter Carvalho, assistente de direção do filme.

Deixe sua Opinião

  • Please leave these two fields as-is:
  • Para proceder você precisa resolver essa simples conta, para nos ajudar na prevenção de SPAM.