Rico Ri à Toa

Primeiro trabalho de Roberto Farias, além de ser título integrante de uma fase importante da história do Cinema Brasileiro, o filme é um exemplo de resgate de memória cultural através do registro de imagens e traços da época como arquitetura, vestimenta, carros, gírias, costumes, jargões e inúmeras canções.

O filme não foi lançado em dvd e não tinha cópia adequada em 35mm para sua difusão. A restauração do filme e sua volta aos espectadores traz também a possibilidade de um maior reconhecimento ao protagonista, o excelente comediante Zé Trindade. Segundo consta, apenas dois filmes do ator (em matriz de preservação) ainda existem: O Massagista de Madame e Rico Ri à toa, agora restaurado com patrocínio da Petrobras, incentivado pelo MinC, e apoio da Labocine.

O trabalho de restauração foi realizado entre janeiro de 2008 e setembro de 2010, pela equipe da Labocine liderada por Francisco Sérgio Moreira. Contou com a supervisão de Carlos Augusto Brandão e Myrna Silveira Brandão, do Centro de Pesquisadores do Cinema Brasileiro, e com a avaliação final do diretor Roberto Farias e do produtor Riva Farias. Dali resultaram um novo master restaurado (IP), IN novo de som e imagem e cópia em 35mm.

Um comentário

  1. Jose Ribeiro de Souza-Colecionador disse:

    Gostaria de saber se já foi restaurado o filme Masagista de Madame, quero citar mais 3 filmes com Zé Trindade: Aguenta o Rojao e O Batedor de Carteira e Espirito de Porco.

Deixe sua Opinião

  • Please leave these two fields as-is:
  • Para proceder você precisa resolver essa simples conta, para nos ajudar na prevenção de SPAM.